2025
Planeamento de Produto
Nome: Planeamento de Produto
Cód.: GES13087L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Gestão
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Esta unidade curricular tem como objetivo fornecer aos alunos conhecimentos e competências nas áreas da conceção e gestão de produtos e serviços, nomeadamente de serviços de enoturismo. Para além disso, pretende-se fazer a integração de conhecimentos apreendidos nas unidades curriculares de Enogestão e de Marketing de Vinhos de modo a estimular o espírito crítico e o empreendedorismo nos alunos.
Conteúdos Programáticos
Parte 1 Conceitos de conceção de produto e processo
Alinhamento da estratégia corporativa com as operações de produto
Qualidade de produto e processo
Aspetos críticos da gestão da qualidade
Processos de controle estatístico
Conceção de novos produtos e serviços
Conceção de produtos e serviços associados ao enoturismo
Gestão de fluxos e de capacidade
Gant, CPM, PERT, lei de Little
Conceção de layouts
Parte 2 Planeamento de novos produtos
Conceitos de empreendedorismo e inovação
Desenvolvimento de modelos de negócio para novos produtos
Métodos e técnicas de geração de ideias
Canvas business model
Plano de negócio para novos produtos
Estratégia e descrição do produto
Plano de marketing
Plano de produção
Plano financeiro
Indicadores de viabilidade
Alinhamento da estratégia corporativa com as operações de produto
Qualidade de produto e processo
Aspetos críticos da gestão da qualidade
Processos de controle estatístico
Conceção de novos produtos e serviços
Conceção de produtos e serviços associados ao enoturismo
Gestão de fluxos e de capacidade
Gant, CPM, PERT, lei de Little
Conceção de layouts
Parte 2 Planeamento de novos produtos
Conceitos de empreendedorismo e inovação
Desenvolvimento de modelos de negócio para novos produtos
Métodos e técnicas de geração de ideias
Canvas business model
Plano de negócio para novos produtos
Estratégia e descrição do produto
Plano de marketing
Plano de produção
Plano financeiro
Indicadores de viabilidade
Métodos de Ensino
O curso será ministrado em aulas tórico práticas semanais. Nestas aulas será feita a apresentação dos conceitos, sempre enquadrados nas temáticas do setor do vinho. Para além disso, serão discutidos casos práticos.
Avaliação inclui uma prova escrita, que visa a avaliação de conhecimentos sobre todos os tópicos lecionados, e a realização de um trabalho de grupo que consiste no desenvolvimento de um plano de negócios.
Avaliação inclui uma prova escrita, que visa a avaliação de conhecimentos sobre todos os tópicos lecionados, e a realização de um trabalho de grupo que consiste no desenvolvimento de um plano de negócios.
Bibliografia
Barringer, B. R. and Ireland, R. D.; 2008, Entrepreneurship Successfully Launching New Ventures (Second Edition); Pearson International Edition.
Batalha, Mário O. (2009), Gestão Agro-industrial, Volume 1 3ª Edição, Editora Atlas, Brasil.
Fragoso, Rui (2015) Capítulo XII A Produção e as Operações. Carlos Marques (Ed.), Gestão Introdução e Desenvolvimento, Edições Sílabo, Lisboa
Russell, R.S, and Taylor, B.W. (2006) Operations Management. Jonh Wiley and Sons.
Batalha, Mário O. (2009), Gestão Agro-industrial, Volume 1 3ª Edição, Editora Atlas, Brasil.
Fragoso, Rui (2015) Capítulo XII A Produção e as Operações. Carlos Marques (Ed.), Gestão Introdução e Desenvolvimento, Edições Sílabo, Lisboa
Russell, R.S, and Taylor, B.W. (2006) Operations Management. Jonh Wiley and Sons.