2025

Psicologia da Atividade Física

Nome: Psicologia da Atividade Física
Cód.: PSI14905L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A-Conhecer:
1.Conceptualização teórica da Psicologia da Atividade Física (AF)
2.Trabalho do psicólogo em contextos de AF, Exercicio e Desporto
3.Relação entre fatores psicológicos subjacentes à prática de AF, exercício e desporto
4.Potencialidades do treino de competências psicológicas
5.Relações interpessoais e prática de AF, exercício e desporto
6.Relações entre estilos de vida ativa, saúde mental, bem-estar e qualidade de vida
7.Especificidades da Psicologia no Desporto e no Exercício Físico
8. E compreender AF como fator de Inclusão Social e Escolar
9. As etapas do Desenvolvimento ao longo da vida e relação com a AF, Exercício e Desporto

B-Competências transversais
1.Introdutórias à investigação
2.Digitais, pela utilização de recursos adequados à aprendizagem
3.De comunicação, oralidade, expressão
4.De trabalho colaborativo
5.De reflexão, de pensamento crítico
6.Respeito por opiniões divergentes
7.Atualização e formação continua
8.Reconhecer ODS e aplicação na prática profissional

Conteúdos Programáticos

1.Introdução à Psicologia da Atividade Física (PAF)
1.1.História e conceitos teóricos
2.PAF: um espaço interdisciplinar
2.1.Áreas em diálogo: Psicologia, Desporto, Saúde
2.2.Funções do psicólogo
2.3.Modelos de intervenção
3. Fatores Psicológicos subjacentes à Prática
3.1. Relação entre domínios sócio-afetivo, cognitivo, comportamental
3.2. Contributos da neuropsicologia
4. Treino de Competências Psicológicas
4.1. Cognitivas, Motivacionais, Emocionais
4.2. Treino modelado
5. Relações Interpessoais e Prática de AF, Exercício e Desporto
5.1. Prática como promotora de relações interpessoais
5.2. Liderança e dinâmica de grupos
6. Estilos de Vida Ativa, Saúde mental e Qualidade de vida
6.1. Vida ativa e atividade cerebral
6.2. Saúde mental, bem-estar e qualidade de vida
6.3. Ambientes saudáveis
7. Psicologia e Desempenho Desportivo e do Exercício
7.1.Especificidades da alta performance
7.2.Problemáticas associadas
8.Atividade Física e Inclusão
9.Atividade Física e Desenvolvimento

Métodos de Ensino

Aulas teóricas com cariz expositivo fomentando a participação ativa do aluno, através de brainstorming, questionamento, partilha de exemplos da sua experiência relevantes à compreensão dos conteúdos. Poderão ser utilizados recursos audiovisuais e digitais, ser solicitado a leitura de documentos previamente às aulas para melhor entendimento dos conteúdos.
Aulas práticas, metodologias ativas e centradas no aluno: aprendizagem baseada em problemas; aprendizagem entre pares ou grupos; aprendizagem através de discussão de casos práticos; realização de atividades práticas.

Avaliação

Avaliação contínua obriga a 75% de presenças nas aulas teórico-práticas, realização de 1 prova escrita (40%), 1 tarefa individual (20%), 2 tarefas práticas em pequenos grupos em sala de aula (5% + 5%) e a realização de um trabalho de grupo (30%) para entregar e para apresentar e discutir em sala de aula sobre uma das temáticas da UC.
Avaliação por exame final: a realização de um trabalho individual sobre um dos conteúdos programáticos da disciplina (30%) com apresentação do trabalho (10%) e realização de uma prova escrita individual (60%).
É exigida a nota minima 9.5 em todos os elementos da avaliação.

Bibliografia

Almeida, P. et al. (2021). Equipas de Alto Desempenho. Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Biddle, S., & Mutrie, N. (2008). Psychology of physical activity: determinants, well-being, and interventions. Routledge.
Lochbaum, M. et al. (2022). Sport psychology and performance meta-analyses: A systematic review of the literature. PLoSONE 17(2): e0263408.
Santos, J., & Leal, F. (2022). Motivos para a desistência da prática de atividade física, exercício físico e desporto. In P. Teques (Org.), Jornadas de psicologia do desporto. ISMAI.
Serpa, S. (2017). Mente, Desporto e Performance: o Fator Psi. Visão e Contextos.
Tenenbaum, G., & Eklund, R. (2020). Handbook of Sport Psychology (4th Ed.). John Wiley & Sons, Inc.
Veiga, G. et al. (2023). OUT to IN: a body-oriented intervention to promote preschoolers’ self-regulation and relationship skills in the outdoors. Frontiers in Psychology.
Weinberg, R., & Gould, D. (2019). Foundations of Sport and Exercise Psychology (7ed.), Human Kinetics.