2025
Didática da Atividade Física
Nome: Didática da Atividade Física
Cód.: PED14902L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Ciências da Educação
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
1.Compreender a complexidade e a multidimensionalidade do processo de ensino e aprendizagem na área da atividade física e desportiva(AFD)
2.Conhecer os fatores caraterizadores de um ensino de qualidade em AFD
3.Compreender os objetivos e as funções das fases da ação pedagógica em AFD, conseguindo desenvolver e implementar, em colaboração, ações adequadas e pertinentes nas fases de planificação, intervenção e avaliação pedagógica
4.Saber relacionar as decisões de planeamento e de avaliação da ação pedagógica e das aprendizagens
5.Conceber planos de aula pertinentes e adequados em relação a contextos de prática diversificados e com níveis de desempenho motor diferenciados
6.Dominar estratégias de intervenção pedagógica nas várias dimensões do ensino das AFD, conseguindo ajustá-las à especificidade de vários contextos de prática
7.Elaborar análises e reflexões fundamentadas sobre as decisões e comportamentos de ensino associados ao sucesso pedagógico em AFD, discutindo-as com os colegas
2.Conhecer os fatores caraterizadores de um ensino de qualidade em AFD
3.Compreender os objetivos e as funções das fases da ação pedagógica em AFD, conseguindo desenvolver e implementar, em colaboração, ações adequadas e pertinentes nas fases de planificação, intervenção e avaliação pedagógica
4.Saber relacionar as decisões de planeamento e de avaliação da ação pedagógica e das aprendizagens
5.Conceber planos de aula pertinentes e adequados em relação a contextos de prática diversificados e com níveis de desempenho motor diferenciados
6.Dominar estratégias de intervenção pedagógica nas várias dimensões do ensino das AFD, conseguindo ajustá-las à especificidade de vários contextos de prática
7.Elaborar análises e reflexões fundamentadas sobre as decisões e comportamentos de ensino associados ao sucesso pedagógico em AFD, discutindo-as com os colegas
Conteúdos Programáticos
I.Análise do processo ensino-aprendizagem em AFD
Modelos de ensino em AFD
Princípios e objetivos da ação educativa
A ciclicidade e interações entre as fases da ação pedagógica
A multidimensionalidade da qualidade do ensino e o sucesso nas aprendizagens
A inclusão e a diferenciação do ensino
II. Planeamento e avaliação do ensino e das aprendizagens
Fontes estruturantes do planeamento. Relação entre as decisões de planeamento e de avaliação.
Estrutura da aula/sessão
Componentes e tipologia das tarefas motoras. A sua variabilidade e hierarquização da complexidade.
Decisões estratégicas na organização da ação pedagógica
A avaliação diagnóstica, formativa e sumativa. Critérios e indicadores de avaliação.
Instrumentos reguladores da ação pedagógica
III.Intervenção Pedagógica em AFD
Estilos de ensino e sua relação com os objetivos educativos
Princípios e estratégias de intervenção pedagógica nas várias dimensões do ensino
A gestão da aula/sessão de AFD
A observação e o feedback pedagógico
Modelos de ensino em AFD
Princípios e objetivos da ação educativa
A ciclicidade e interações entre as fases da ação pedagógica
A multidimensionalidade da qualidade do ensino e o sucesso nas aprendizagens
A inclusão e a diferenciação do ensino
II. Planeamento e avaliação do ensino e das aprendizagens
Fontes estruturantes do planeamento. Relação entre as decisões de planeamento e de avaliação.
Estrutura da aula/sessão
Componentes e tipologia das tarefas motoras. A sua variabilidade e hierarquização da complexidade.
Decisões estratégicas na organização da ação pedagógica
A avaliação diagnóstica, formativa e sumativa. Critérios e indicadores de avaliação.
Instrumentos reguladores da ação pedagógica
III.Intervenção Pedagógica em AFD
Estilos de ensino e sua relação com os objetivos educativos
Princípios e estratégias de intervenção pedagógica nas várias dimensões do ensino
A gestão da aula/sessão de AFD
A observação e o feedback pedagógico
Métodos de Ensino
Exposição oral da problemática e questões subjacentes aos pressupostos teóricos, seguida de análise de textos apoio e discussão em grupo. Sínteses conclusivas pelo docente e/ou estudantes
Pesquisa individual/grupo (bases bibliográficas/internet/outros recursos), autónoma ou orientada, seguida de apresentação das principais aprendizagens
Planeamento de intervenções práticas com(na) turma, decorrente de tarefas propostas pelo docente.
Análise e discussão das intervenções práticas (gestão do tempo,feedback,estratégias) usando recursos audiovisuais
Durante o semestre: realização de trabalho de grupo, com AFD escolhidas pelo estudantes, incorporando progressivamente os conteúdos lecionados- pesquisa, planeamento de aula, intervenção/dinamização na turma com registo audiovisual, relatório de autoavaliação e heteroavaliação, com critérios acordados previamente.
Utilização do Moodle como ferramenta de gestão da comunicação, dos recursos, propostas de aprendizagem e avaliação formativa
Pesquisa individual/grupo (bases bibliográficas/internet/outros recursos), autónoma ou orientada, seguida de apresentação das principais aprendizagens
Planeamento de intervenções práticas com(na) turma, decorrente de tarefas propostas pelo docente.
Análise e discussão das intervenções práticas (gestão do tempo,feedback,estratégias) usando recursos audiovisuais
Durante o semestre: realização de trabalho de grupo, com AFD escolhidas pelo estudantes, incorporando progressivamente os conteúdos lecionados- pesquisa, planeamento de aula, intervenção/dinamização na turma com registo audiovisual, relatório de autoavaliação e heteroavaliação, com critérios acordados previamente.
Utilização do Moodle como ferramenta de gestão da comunicação, dos recursos, propostas de aprendizagem e avaliação formativa
Avaliação
A avaliação contínua é o regime aconselhado e considera as seguintes componentes:
AC1. 40%. Trabalhos teórico-práticos, individuais/grupo, realizados e discutidos nas aulas ou decorrentes dos conteúdos das aulas (40%)
AC2. 50% . Trabalho em grupo: planificação, intervenção/dinamização na turma e posterior análise critica fundamentada de uma aula/sessão de AFD. Os critérios de avaliação serão discutidos com os estudantes.
AC3- Análise crítica de um trabalho AC2 elaborado por um outro grupo da turma- 10 %
A avaliação final (épocas normal, recurso e especial) é composta por duas componentes:
AF1 60%- Prova escrita.
AF2 40%- O mesmo trabalho considerado em AC2. Esta componente de avaliação é comum ao regime de avaliação contínua. (c.f. Regulamento Académico da UÉ) devendo a componente da apresentação prática realizar-se durante o período de aulas.
A aprovação requer a obtenção de uma classificação final mínima de 10 valores.
AC1. 40%. Trabalhos teórico-práticos, individuais/grupo, realizados e discutidos nas aulas ou decorrentes dos conteúdos das aulas (40%)
AC2. 50% . Trabalho em grupo: planificação, intervenção/dinamização na turma e posterior análise critica fundamentada de uma aula/sessão de AFD. Os critérios de avaliação serão discutidos com os estudantes.
AC3- Análise crítica de um trabalho AC2 elaborado por um outro grupo da turma- 10 %
A avaliação final (épocas normal, recurso e especial) é composta por duas componentes:
AF1 60%- Prova escrita.
AF2 40%- O mesmo trabalho considerado em AC2. Esta componente de avaliação é comum ao regime de avaliação contínua. (c.f. Regulamento Académico da UÉ) devendo a componente da apresentação prática realizar-se durante o período de aulas.
A aprovação requer a obtenção de uma classificação final mínima de 10 valores.
Bibliografia
Ennis, C. (Ed.) (2017). Routledge Handbook of Physical Education pedagogies. Taylor & Francis
Martins, J., Gomes, L., & Carreiro da Costa, F. (2017). Técnicas de ensino para uma educação física de qualidade. In R. Catunda & A. Marques (Eds.), Educação física escolar: Referenciais para um ensino de qualidade (pp. 53-82). Casa da Educação Física.
Martins, M., Costa, J., Onofre, M. (2020). Os estilos de ensino em Educação Física: Entre a teoria e a prática. Edições FMH.
Rosado, A. & Mesquita, I.(2009). Pedagogia do Desporto. Ed.FMH
Siedentop, D. (1991). Aprender a enseñar la educación física. INDE Pub.
Sociedade Portuguesa de Educação Física (2019). Avaliação em Educação Física: Perspetivas e desenvolvimento. Omniserviços.
Martins, J., Gomes, L., & Carreiro da Costa, F. (2017). Técnicas de ensino para uma educação física de qualidade. In R. Catunda & A. Marques (Eds.), Educação física escolar: Referenciais para um ensino de qualidade (pp. 53-82). Casa da Educação Física.
Martins, M., Costa, J., Onofre, M. (2020). Os estilos de ensino em Educação Física: Entre a teoria e a prática. Edições FMH.
Rosado, A. & Mesquita, I.(2009). Pedagogia do Desporto. Ed.FMH
Siedentop, D. (1991). Aprender a enseñar la educación física. INDE Pub.
Sociedade Portuguesa de Educação Física (2019). Avaliação em Educação Física: Perspetivas e desenvolvimento. Omniserviços.