2025
História da Atividade Física e do Desporto
Nome: História da Atividade Física e do Desporto
Cód.: HIS14921L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
História, Motricidade Humana
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
1. Identificar os principais acontecimentos históricos ao longo do tempo;
2. Conhecer a diversidade das práticas das atividades físicas ao longo do tempo;
3. Conhecer os principais fatores e personalidades, que contribuíram para a evolução das práticas das atividades físicas;
4. Conhecer os fenómenos associados à génese, formação e consolidação da atividade física e da prática desportiva em diferentes épocas e lugares;
5. Apreender e interpretar o processo evolutivo da atividade desportiva;
6. Conhecer e interpretar a atividade desportiva, nas suas variáveis, na atualidade;
7. Conhecer e interpretar as várias dimensões da atividade física;
8. Desenvolver um pensamento crítico sobre os conteúdos lecionados;
Competências a desenvolver:
1.Investigação sobre a história das atividades físicas, ao longo dos tempos;
2.Reflexão crítica sobre os conhecimentos adquiridos relativamente à história da atividade física e do desporto.
2. Conhecer a diversidade das práticas das atividades físicas ao longo do tempo;
3. Conhecer os principais fatores e personalidades, que contribuíram para a evolução das práticas das atividades físicas;
4. Conhecer os fenómenos associados à génese, formação e consolidação da atividade física e da prática desportiva em diferentes épocas e lugares;
5. Apreender e interpretar o processo evolutivo da atividade desportiva;
6. Conhecer e interpretar a atividade desportiva, nas suas variáveis, na atualidade;
7. Conhecer e interpretar as várias dimensões da atividade física;
8. Desenvolver um pensamento crítico sobre os conteúdos lecionados;
Competências a desenvolver:
1.Investigação sobre a história das atividades físicas, ao longo dos tempos;
2.Reflexão crítica sobre os conhecimentos adquiridos relativamente à história da atividade física e do desporto.
Conteúdos Programáticos
Introdução: desporto, atividade física, história e ciências sociais
a) A atividade física e o desporto no Mundo Greco-Latino
b) A atividade física e o desporto na Idade Média
c) A atividade física e o desporto na Idade Moderna
d) A atividade física e o desporto na Época Contemporânea
e) A atividade física e o desporto na Segunda Metade do século XX e na atualidade
f) A atividade física nas suas várias dimensões
g) Linhas gerais do desenvolvimento da prática desportiva em Portugal
h) Atividade física quotidiana versus desporto de alta competição
i) O desporto e a política ou a política e o desporto nas sociedades contemporâneas globalizadas.
a) A atividade física e o desporto no Mundo Greco-Latino
b) A atividade física e o desporto na Idade Média
c) A atividade física e o desporto na Idade Moderna
d) A atividade física e o desporto na Época Contemporânea
e) A atividade física e o desporto na Segunda Metade do século XX e na atualidade
f) A atividade física nas suas várias dimensões
g) Linhas gerais do desenvolvimento da prática desportiva em Portugal
h) Atividade física quotidiana versus desporto de alta competição
i) O desporto e a política ou a política e o desporto nas sociedades contemporâneas globalizadas.
Métodos de Ensino
O processo de ensino/aprendizagem referente a esta UC compreende sessões de exposição pelo docente, de trabalho em grupo, de orientação pessoal de tipo tutorial e de avaliação. No total, este processo engloba quinze sessões de trabalho teórico-prático, em aulas com a duração de 90 minutos. Apesar da componente predominantemente teórica desta UC, é proposta a realização de trabalhos em grupo, nomeadamente através da leitura de bibliografia temática e sua posterior apresentação oral e escrita.
As sessões de orientação do tipo tutorial compreendem sessões individuais ou em grupo, previamente marcadas com o docente, para esclarecimento de dúvidas relativas aos conteúdos lecionados, orientação do estudo ou outras necessidades manifestadas pelos alunos
As sessões de orientação do tipo tutorial compreendem sessões individuais ou em grupo, previamente marcadas com o docente, para esclarecimento de dúvidas relativas aos conteúdos lecionados, orientação do estudo ou outras necessidades manifestadas pelos alunos
Avaliação
a) A avaliação contínua engloba as seguintes provas de avaliação:
1. Realização de uma frequência avaliação individual (a obtenção de uma nota inferior a 8 valores na frequência remete o avaliado diretamente para o regime de avaliação final). A prova de frequência equivale a 50% da nota final da avaliação contínua.
2. Trabalho de grupo sobre temas do Programa, com apresentação oral e escrita. Este trabalho equivale a 50% da avaliação final contínua.
b) A avaliação final consiste na realização de um exame escrito.
1. Realização de uma frequência avaliação individual (a obtenção de uma nota inferior a 8 valores na frequência remete o avaliado diretamente para o regime de avaliação final). A prova de frequência equivale a 50% da nota final da avaliação contínua.
2. Trabalho de grupo sobre temas do Programa, com apresentação oral e escrita. Este trabalho equivale a 50% da avaliação final contínua.
b) A avaliação final consiste na realização de um exame escrito.
Bibliografia
ABAR-ON, Tamir, The World through Soccer. The Cultural Impact of a Global Sport. Lanham, Maryland e Plymouth, 2014.
COELHO, J. N. & PINHEIRO, F.. A Paixão do Povo História do Futebol em Portugal. Porto, 2002.
EDELMAN, Robert & WILSON, Wayne (ed), The Oxford Handbook of Sports History. Oxford, 2017.
ELIAS, Norbert & DUNNING, Eric. A busca da excitação. Desporto e lazer no processo civilizacional. Lisboa, 2019.
GIULIANOTTI, Richard (ed.), Routledge Handbook of the Sociology of Sports. Londres e Nova Iorque, 2015.
MCCOMB, David Glendinning. Sports in world history. Nova Iorque, 2004.
NEVES, José & DOMINGOS, Nuno (coord.), Uma História do Desporto em Portugal, 3 vols., Vila do Conde, 2011.
POPE, S. W. & NAURIGHT, John (ed.), Routledge Companion to Sports History. Oxon e Nova Iorque, 2010.
TOMLINSON, Alan & Christopher Young (ed.), National Identity and Global Sports Events: Culture, Politics, and Spectacle in the Olympics and the Football World Cup. Albany, 2006.
COELHO, J. N. & PINHEIRO, F.. A Paixão do Povo História do Futebol em Portugal. Porto, 2002.
EDELMAN, Robert & WILSON, Wayne (ed), The Oxford Handbook of Sports History. Oxford, 2017.
ELIAS, Norbert & DUNNING, Eric. A busca da excitação. Desporto e lazer no processo civilizacional. Lisboa, 2019.
GIULIANOTTI, Richard (ed.), Routledge Handbook of the Sociology of Sports. Londres e Nova Iorque, 2015.
MCCOMB, David Glendinning. Sports in world history. Nova Iorque, 2004.
NEVES, José & DOMINGOS, Nuno (coord.), Uma História do Desporto em Portugal, 3 vols., Vila do Conde, 2011.
POPE, S. W. & NAURIGHT, John (ed.), Routledge Companion to Sports History. Oxon e Nova Iorque, 2010.
TOMLINSON, Alan & Christopher Young (ed.), National Identity and Global Sports Events: Culture, Politics, and Spectacle in the Olympics and the Football World Cup. Albany, 2006.