2025

História da Atividade Física e do Desporto

Nome: História da Atividade Física e do Desporto
Cód.: HIS14921L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: História, Motricidade Humana

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1. Identificar os principais acontecimentos históricos ao longo do tempo;
2. Conhecer a diversidade das práticas das atividades físicas ao longo do tempo;
3. Conhecer os principais fatores e personalidades, que contribuíram para a evolução das práticas das atividades físicas;
4. Conhecer os fenómenos associados à génese, formação e consolidação da atividade física e da prática desportiva em diferentes épocas e lugares;
5. Apreender e interpretar o processo evolutivo da atividade desportiva;
6. Conhecer e interpretar a atividade desportiva, nas suas variáveis, na atualidade;
7. Conhecer e interpretar as várias dimensões da atividade física;
8. Desenvolver um pensamento crítico sobre os conteúdos lecionados;

Competências a desenvolver:
1.Investigação sobre a história das atividades físicas, ao longo dos tempos;
2.Reflexão crítica sobre os conhecimentos adquiridos relativamente à história da atividade física e do desporto.

Conteúdos Programáticos

Introdução: desporto, atividade física, história e ciências sociais
a) A atividade física e o desporto no Mundo Greco-Latino
b) A atividade física e o desporto na Idade Média
c) A atividade física e o desporto na Idade Moderna
d) A atividade física e o desporto na Época Contemporânea
e) A atividade física e o desporto na Segunda Metade do século XX e na atualidade
f) A atividade física nas suas várias dimensões
g) Linhas gerais do desenvolvimento da prática desportiva em Portugal
h) Atividade física quotidiana versus desporto de alta competição
i) O desporto e a política ou a política e o desporto nas sociedades contemporâneas globalizadas.

Métodos de Ensino

O processo de ensino/aprendizagem referente a esta UC compreende sessões de exposição pelo docente, de trabalho em grupo, de orientação pessoal de tipo tutorial e de avaliação. No total, este processo engloba quinze sessões de trabalho teórico-prático, em aulas com a duração de 90 minutos. Apesar da componente predominantemente teórica desta UC, é proposta a realização de trabalhos em grupo, nomeadamente através da leitura de bibliografia temática e sua posterior apresentação oral e escrita.
As sessões de orientação do tipo tutorial compreendem sessões individuais ou em grupo, previamente marcadas com o docente, para esclarecimento de dúvidas relativas aos conteúdos lecionados, orientação do estudo ou outras necessidades manifestadas pelos alunos

Avaliação

a) A avaliação contínua engloba as seguintes provas de avaliação:
1. Realização de uma frequência – avaliação individual (a obtenção de uma nota inferior a 8 valores na frequência remete o avaliado diretamente para o regime de avaliação final). A prova de frequência equivale a 50% da nota final da avaliação contínua.
2. Trabalho de grupo sobre temas do Programa, com apresentação oral e escrita. Este trabalho equivale a 50% da avaliação final contínua.
b) A avaliação final consiste na realização de um exame escrito.

Bibliografia

ABAR-ON, Tamir, The World through Soccer. The Cultural Impact of a Global Sport. Lanham, Maryland e Plymouth, 2014.
COELHO, J. N. & PINHEIRO, F.. A Paixão do Povo – História do Futebol em Portugal. Porto, 2002.
EDELMAN, Robert & WILSON, Wayne (ed), The Oxford Handbook of Sports History. Oxford, 2017.
ELIAS, Norbert & DUNNING, Eric. A busca da excitação. Desporto e lazer no processo civilizacional. Lisboa, 2019.
GIULIANOTTI, Richard (ed.), Routledge Handbook of the Sociology of Sports. Londres e Nova Iorque, 2015.
MCCOMB, David Glendinning. Sports in world history. Nova Iorque, 2004.
NEVES, José & DOMINGOS, Nuno (coord.), Uma História do Desporto em Portugal, 3 vols., Vila do Conde, 2011.
POPE, S. W. & NAURIGHT, John (ed.), Routledge Companion to Sports History. Oxon e Nova Iorque, 2010.
TOMLINSON, Alan & Christopher Young (ed.), National Identity and Global Sports Events: Culture, Politics, and Spectacle in the Olympics and the Football World Cup. Albany, 2006.