2025

Nutrição e Dietética Desportiva

Nome: Nutrição e Dietética Desportiva
Cód.: DES14947L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Motricidade Humana

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1.- Distinguir a definição de alimento, nutrição, nutriente e metabolismo energético.
2.- Identificar os objetivos e finalidade da nutrição, e as recomendações e orientações para uma alimentação saudável.
3.- Calcular o gasto energético de um atleta para um determinado exercício físico
4.- Quantificar a ingestão calórica de um atleta.
5.- Reconhecer a classificação, função, digestão, absorção, metabolismo e recomendações dos macronutrientes e micronutrientes.
6.- Programar a dieta no período de treino, antes da competição, durante a competição e de recuperação.

Conteúdos Programáticos

1-Nutrição Humana: definição de alimento, nutrição, e nutriente, objetivos da nutrição, nutrição e saúde. 2- Metabolismo energético: definição, fontes de energia, reservas de energia, cadeias bioquímicas, equilíbrio energético, e quantificar o gasto energético. 3-Hidratos de carbono e fibras: classificação, função, digestão e absorção, índice glicémico, metabolismo da glucose, recomendações. Fibras solúveis e insolúveis, efeitos e recomendações. 4- Proteínas: aminoácidos, proteína animal vs. vegetal, classificação, função, digestão e absorção, metabolismo e recomendações 5- Lípidos: classificação, funções, digestão e absorção, transporte, metabolismo, e recomendações. 6- Vitaminas e minerais: definição, classificação, funções, recomendações diárias, deficiência e toxicidade. 7- Hidratação: funções da água no corpo, perdas de água, recomendações para a ingestão de água, e bebidas comerciais. 8- Dieta no período de treino, competição e pré́-competição e dieta de recuperação.

Métodos de Ensino

Defende-se um ensino centrado na aprendizagem do estudante e uma aprendizagem centrada no desenvolvimento de competências. Na componente teórica será realizada uma abordagem dos conteúdos mediante a apresentação participativa dos alunos. Na componente teórico-prática, os alunos aplicam a teoria aprendida nas aulas teóricas para calcular ou estimar o gasto e necessidades energéticas de várias modalidades desportivas. Nestas aulas, os alunos também devem participar ativamente na preparação e execução dos trabalhos, na discussão das atividades em grupo e na realização das tarefas de investigação. O uso de recurso digitais como ferramentas promotoras de aprendizagem será importante para realizar a procura de literatura científica e posterior discussão nas aulas. Também serão usados recursos digitais para gestão da comunicação, através da plataforma Moodle, utilizada para a organização e disponibilização dos materiais relativos ao processo de ensino e aprendizagem.



Avaliação

A avaliação será centrada na autorregulação das aprendizagens dos alunos, onde recebem feedback do seu desempenho, em diferentes momentos ao longo das aulas, desenvolvendo a capacidade de autorregulação para melhorar o trabalho. Na avaliação contínua, serão admitidos os alunos que tiverem o 75% de presenças efetivas e participativas nas aulas teórico-práticas (TP). O aluno deverá ter classificação superior ou igual a 10 valores em todos os trabalhos práticos (40%) e frequências realizadas (60%). Os alunos que tiverem o 75% das presenças, mas com nota inferior a 10 valores em qualquer um dos trabalhos práticos e/ou frequências teóricas, serão admitidos a exame final e deverão realizar uma prova teórica escrita (60%) e entregar um relatório prático (40%). Os alunos que obtiverem nota inferior a 10 valores no processo de avaliação contínua ou por exame final devem realizar o exame de recurso (prova teórica escrita - 60% - e relatório prático - 40% -.

Bibliografia

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