2025

Introdução às Neurociências

Nome: Introdução às Neurociências
Cód.: DES14926L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Motricidade Humana

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Conhecimentos
Dominar a terminologia ligada aos processos neurofisiológicos e à anatomia e morfologia das estruturas do SN.
Compreender a organização do SN.
Dominar os processos de codificação da informação sensorial, da sua transmissão para o SNC, do seu processamento e da condução da resposta para a contração – movimento.
Identificar estruturas e sistemas envolvidos no controlo do movimento, cognição e emoção; descrever o seu funcionamento e as suas principais inter-relações com a motricidade expressa no comportamento humano.
Aptidões
Interpretar e explicar comportamentos motores, cognitivos e emocionais típicos e atípicos.
Saber pesquisar fontes científicas de conhecimento online na área das neurociências.
Conceber documentos fundamentados na evidência científica.
Aplicar instrumentos e interpretar os resultados de mensuração.
Competências
Desenvolver autonomia na construção do conhecimento e um espírito critico e colaborativo.
Demonstrar competências comunicacionais.

Conteúdos Programáticos

1. Princípios organizativos e organização anatómica-morfológica e funcional do sistema nervoso (micro e macro)
2. Morfologia e processos fisiológicos de funcionamento das células nervosas.
3. O estímulo nervoso.
4. Receção, transdução, condução e percepção dos estímulos. As vias sensoriais.
5. Processamento e transmissão da informação para a realização motora. As vias motoras.
6. Constituintes particulares do SNC e a sua função na interpretação dos estímulos internos e do meio ambiente.
7. Constituintes particulares do SNC e sua função na produção do comportamento.
7.1. Estruturação, planeamento e controlo da motricidade.
7.2. Estruturação, planeamento e controlo do comportamento cognitivo. As funções corticais superiores.
7.3. Ativação, (des)controlo e expressão da emoção no comportamento
8. Cognição corporalizada
9. Instrumentos e protocolos de avaliação usados nas neurociências.
10. Pesquiza científica nas neurociências.
11. Elaboração de recursos com base científica.

Métodos de Ensino

As metodologias valorizam atividades T com reflexão e discussão, favorecendo a pesquiza e análise crítica de recursos didáticos físicos e digitais - disponibilizados aos alunos fisicamente ou online – e de documentos científicos pesquisados pelos mesmos. Para a criação de um conhecimento solido, será também utilizada a exposição. Os alunos serão estimulados a explorarem ferramentas digitais enquanto realizam atividades PL individuais e em equipa (e.g., encontrar e aplicar protocolos de avaliação com recolha e análise de resultados), capacitando-os a assumir um papel ativo na sua formação.
Será incentivada a criação de um plano de aprendizagem por cada aluno, preferencialmente com ciclos semanais, a fim de o aluno integrar também aprendizagens de organização.
Estas metodologias de ensino estruturam-se para promover ativamente a aprendizagem centrada no estudante, incentivando-o a aprender autonomamente, colaborar para a construção do conhecimento e a desenvolver o pensamento crítico.

Avaliação

A avaliação formativa é realizada através da avaliação da participação ativa dos alunos na exploração dos recursos digitais e nas reflexões e discussões. A avaliação sumativa, compreenderá a realização de dois teste escritos (35% + 35% =70%) e a realização e apresentação de um trabalho (30%).

Avaliação em época normal e final pressupões a realização de um exame escrito.

Bibliografia

Afifi, A. & Bergman (2005) Neuroanatomia Funcional, 2 th Edition, McGraw-Hill. New York.
Bear, M., Connors, W., Paradiso, M. (2017) Neurociências, desvendando o sistema nervoso. 4ª Edição, Artmed. Porto Alegre.
Guyton, A. & Hall, J. (2002). Tratado de Fisiologia Médica. 10a Edição, Guanabara Koogan SA.
Lent, R. (2004) Cem Bilhões de Neurónios. Conceitos Fundamentais de Neurociência. Atheneu, Rio de Janeiro.
McMorris, T. (2016) Exercise-cognition interactions. Neurosciences perspectives. Amsterdan Elsevier Academic Press
Pereira, C. (2020). Livro de apoio aos trabalhos de aula de introdução às neurociências e questões para a orientação do estudo. Universidade de Évora.
Fontes científicas de conhecimento da área das Neurociências a serem pesquisados na B-on e outros motores de busca.