2025

Reeducação Postural

Nome: Reeducação Postural
Cód.: DES14918L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Motricidade Humana

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1.Conhecer a anatomia fundamental da estabilidade postural
2.Conhecer os movimentos articulares
3.Compreender a teoria do equilíbrio muscular
4.Aplicar as formas de estimulação da força e de flexibilidade para promover o equilíbrio muscular.
5.Analisar a postura ideal em posições e atividades do quotidiano
6.Reconhecer a importância da estabilidade e posição neutra das cinturas pélvica e escapular
7.Compreender os tipos de respiração e sua função
8.Identificar patologias da coluna vertebral e os desalinhamentos dos membros inferiores
9.Conhecer métodos de avaliação postural
10.Investigar sobre técnicas de reeducação postural (RP)
Competências
1.Domínio e aquisição de um alinhamento postural e padrões de movimento corretos e sua transferência para as atividades de vida diária e futura atividade profissional
2.Correção e autocorreção dos principais desalinhamentos no outro e no próprio
3.Conceção de intervenções de RP e sua operacionalização junto de populações específicas

Conteúdos Programáticos

1. Anatomia básica e principais mecanismos associados à postura
1.1. Coluna vertebral e cinturas escapular e pélvica
1.2. Movimentos articulares do esqueletos axial e apendicular
1.3. Equilíbrio muscular – tonificação versus alongamento
1.4. Tipos de contração muscular e sua estimulação
1.5. Tipos de flexibilidade e sua estimulação
2. Alinhamento postural
2.1. Postura ideal (planos frontal e sagital; posições e atividades do quotidiano)
2.2. Estabilidade e posição neutra das cinturas pélvica e escapular
2.3. Tipos de respiração e a sua função
2.2. Patologias do alinhamento postural (coluna vertebral e membros inferiores)
2.3. Métodos de avaliação postural
3. Reeducação Postural
3.1. Vivência prática de sessões de reeducação postural
3.2. Investigação científica em reeducação postural
3.3. Planeamento e condução de sessões de reeducação postural, sempre
que possível na comunidade

Métodos de Ensino

Será privilegiada a metodologia de aprendizagem centrado o aluno, para desenvolver competências de intervenção e de investigação em RP. Serão realizados em grupo, trabalhos de aplicação de conteúdos e sessões de reeducação postural, promovendo autonomia, crítica construtiva, partilha, respeito, comunicação, entre outras, e permitindo avaliações autorreguladoras das aprendizagens.
Os trabalhos requerem o uso de recursos digitais, designadamente fotografia, filmagem e softwares de avaliação postural, como formas de motivação e de promoção da aprendizagem. Também será contemplada a pesquisa de artigos científicos, de modo promover a articulação entre a investigação e o ensino. Nas sessões de RP, estão previstas duas sessões. A primeira, de menor duração, dirigida aos colegas e a segunda, de maior duração, aberta à comunidade. Pretende-se que a primeira permita fornecer um feedback da prestação de alunos, de modo que estes possam gerir o seu processo de aprendizagem para o sucesso.

Avaliação

A avaliação contínua engloba os seguintes momentos de avaliação:
1.Avaliação teórica, através de frequência (50%);
2.Avaliação teórico-prática, que incide sobre a realização de trabalhos e o planeamento e condução de duas sessões de RP (50%).

Avaliação final compreende uma avaliação teórica, através de um exame escrito e uma avaliação prática (50%), que consiste no planeamento (fundamentado cientificamente) e na condução de uma sessão de RP (50%).

Bibliografia

Ferreira, E. A. G., Duarte, M., Maldonado, E. P., Burke, T. N., & Marques, A. P. (2010). Postural assessment software (PAS/SAPO): validation and reliabiliy. Clinics, 65(7), 675-681.

Kendall, F. & McCreary E. (1983). Muscles: testing and function. Williams & Wilkins.

Ribeiro, A. F. M., Bergmann, A., Lemos, T., Pacheco, A. G., Russo, M. M., de Oliveira, L. A. S., & de Carvalho Rodrigues, E. (2017). Reference values for human posture measurements based on computerized photogrammetry: a systematic review. Journal of manipulative and physiological therapeutics, 40(3), 156-168.

Smrcina, Z., Woelfel, S., & Burcal, C. (2022). A systematic review of the effectiveness of core stability exercises in patients with non-specific low back pain. International journal of sports physical therapy, 17(5), 766.