2025
Saúde e Condição Física
Nome: Saúde e Condição Física
Cód.: DES14901L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Motricidade Humana
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
1. Explicar a fisiopatologia das doenças crónicas comuns e as suas ligações com a inatividade física
2. Descrever os benefícios e riscos associados às diferentes formas e intensidades de exercício
3. Resumir os princípios para avaliação e prescrição de exercícios para populações saudáveis, pessoas com doenças e idosos
4. Diferencie entre avaliações preliminares de saúde e procedimentos de estratificação de risco
5. Utilizar ferramentas de avaliação para avaliar a condição física e funcional de diversas populações
6. Projetar programas de exercícios físicos eficazes e seguros para indivíduos saudáveis, portadores de doenças e idosos
7. Avaliar casos clínicos e prescrever programas de exercícios personalizados com base nas necessidades e condições médicas individuais.
2. Descrever os benefícios e riscos associados às diferentes formas e intensidades de exercício
3. Resumir os princípios para avaliação e prescrição de exercícios para populações saudáveis, pessoas com doenças e idosos
4. Diferencie entre avaliações preliminares de saúde e procedimentos de estratificação de risco
5. Utilizar ferramentas de avaliação para avaliar a condição física e funcional de diversas populações
6. Projetar programas de exercícios físicos eficazes e seguros para indivíduos saudáveis, portadores de doenças e idosos
7. Avaliar casos clínicos e prescrever programas de exercícios personalizados com base nas necessidades e condições médicas individuais.
Conteúdos Programáticos
1. Fisiopatologia das Doenças Crónicas
2. Benefícios e Riscos Associados ao Exercício Físico
3. Avaliações Preliminares de Saúde e Estratificação do Risco
4. Princípios para a Avaliação e Prescrição do Exercício
a. População saudável
b. População com patologias
c. População idosa
5. Avaliação da Condição Física e Funcional
a. População saudável
b. População com patologias
c. População idosa
6. Desenho de Programas de Exercício Físico
a. População saudável
b. População com patologias
c. População idosa
7. Prescrição do Exercício para Casos Clínicos
2. Benefícios e Riscos Associados ao Exercício Físico
3. Avaliações Preliminares de Saúde e Estratificação do Risco
4. Princípios para a Avaliação e Prescrição do Exercício
a. População saudável
b. População com patologias
c. População idosa
5. Avaliação da Condição Física e Funcional
a. População saudável
b. População com patologias
c. População idosa
6. Desenho de Programas de Exercício Físico
a. População saudável
b. População com patologias
c. População idosa
7. Prescrição do Exercício para Casos Clínicos
Métodos de Ensino
As metodologias de ensino desta unidade incluem:
1. Incentivo aos alunos a explorar questões de saúde em casos reais e a relação com o exercício, promovendo a aprendizagem ativa e competências de resolução de problemas
2. Promoção de um ambiente centrado no aluno, envolvendo-os em discussões sobre tópicos de saúde e condição física
3. Promoção do trabalho colaborativo em grupo, o pensamento crítico e a capacidade de comunicação em projetos de programas de exercícios, alinhando-se com o desenvolvimento de habilidades disciplinares e transversais
4. Integração do ensino e pesquisa, atribuindo projetos que exigem que os alunos aprofundem pesquisas atuais sobre o exercício, saúde e doenças crónicas
5. Oportunidades para os alunos interagirem com especialistas médicos, promovendo a internacionalização das experiências de formação
6. Envolvimento dos estudantes em iniciativas de saúde comunitária, incentivando a aplicação de conhecimentos e competências em cenários de pacientes simulados.
1. Incentivo aos alunos a explorar questões de saúde em casos reais e a relação com o exercício, promovendo a aprendizagem ativa e competências de resolução de problemas
2. Promoção de um ambiente centrado no aluno, envolvendo-os em discussões sobre tópicos de saúde e condição física
3. Promoção do trabalho colaborativo em grupo, o pensamento crítico e a capacidade de comunicação em projetos de programas de exercícios, alinhando-se com o desenvolvimento de habilidades disciplinares e transversais
4. Integração do ensino e pesquisa, atribuindo projetos que exigem que os alunos aprofundem pesquisas atuais sobre o exercício, saúde e doenças crónicas
5. Oportunidades para os alunos interagirem com especialistas médicos, promovendo a internacionalização das experiências de formação
6. Envolvimento dos estudantes em iniciativas de saúde comunitária, incentivando a aplicação de conhecimentos e competências em cenários de pacientes simulados.
Avaliação
Para aprovar na avaliação contínua o aluno deverá obter uma classificação final igual ou superior a 9,5 valores na soma ponderada das tarefas de avaliação propostas. A avaliação contínua compreende 3 avaliações teórico-práticas em grupos de trabalho, com a apresentação do caso clínico ou cliente saudável, a estratificação do risco, as avaliações preliminares e o desenho da prescrição para fase inicial do programa de exercício (objetivos de aprendizagem 3, 4, 5, 6 e 7 - cotação de 20% cada momento). A avaliação contínua conta ainda com duas provas escritas individuais sobre os processos fisiopatológicos e os construtos teóricos para a prescrição do exercício (objetivos de aprendizagem 1, 2 e 3 - cotação de 20%). A avaliação por exame e recurso inclui a realização de uma prova escrita individual sobre os processos fisiopatológicos, os construtos teóricos para a prescrição do exercício e o desenho da fase inicial de um programa de exercício para o caso clínico ou cliente hipotético.
Bibliografia
Goncalves, C., Raimundo, A., Abreu, A., & Bravo, J. (2021). Exercise intensity in patients with cardiovascular diseases: Systematic review with meta-analysis. International journal of environmental research and public health, 18(7), 3574.
Liguori, G., & American College of Sports Medicine. (2020). ACSM's guidelines for exercise testing and prescription. Lippincott Williams & Wilkins.
Heyward, V. H., & Gibson, A. (2014). Advanced Fitness Assessment and Exercise Prescription 7th Edition. Human Kinetics.
Moore, G., Durstine, J. L., Painter, P., & American College of Sports Medicine. (2016). Acsm's exercise management for persons with chronic diseases and disabilities, 4E. Human Kinetics.
Liguori, G., & American College of Sports Medicine. (2020). ACSM's guidelines for exercise testing and prescription. Lippincott Williams & Wilkins.
Heyward, V. H., & Gibson, A. (2014). Advanced Fitness Assessment and Exercise Prescription 7th Edition. Human Kinetics.
Moore, G., Durstine, J. L., Painter, P., & American College of Sports Medicine. (2016). Acsm's exercise management for persons with chronic diseases and disabilities, 4E. Human Kinetics.