2025
Bases Moleculares e Celulares do Exercício
Nome: Bases Moleculares e Celulares do Exercício
Cód.: CMS14965L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Ciências Biomédicas
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
O principal objetivo desta unidade curricular é dotar os alunos de um conjunto de conhecimentos básicos necessários à interpretação de funções fisiológicas de diferentes células, tecidos e órgãos essenciais à vida humana. Em particular, que seja possível através da linguagem das interações moleculares, responder aos como(s) e porquê(s) que emergem da observação e experimentação em ciências da atividade física e desportiva.
Nesta UC, os alunos deverão participar ativamente no processo ensino-aprendizagem, desenvolvendo capacidades de estudo autónomo, de discussão em grupo para resolução de problemas, de comunicação oral e escrita.
No final da UC, o aluno deverá ser capaz de descrever a estrutura e função das principais biomoléculas, conhecer os processos celulares de transferência de energia, as principais vias metabólicas e os processos regulatórios subjacentes, particularmente em diferentes situações de atividade física ou desportiva.
Nesta UC, os alunos deverão participar ativamente no processo ensino-aprendizagem, desenvolvendo capacidades de estudo autónomo, de discussão em grupo para resolução de problemas, de comunicação oral e escrita.
No final da UC, o aluno deverá ser capaz de descrever a estrutura e função das principais biomoléculas, conhecer os processos celulares de transferência de energia, as principais vias metabólicas e os processos regulatórios subjacentes, particularmente em diferentes situações de atividade física ou desportiva.
Conteúdos Programáticos
1. Estrutura celular, organização em tecidos e órgãos, e o ser humano no seu conjunto.
2. A importância da água e dos iões inorgânicos nos sistemas biológicos.
3. Características estruturais e funcionais das biomoléculas.
4. A membrana plasmática: estrutura e propriedades de semi-permeabilidade. Difusão e transporte ativo.
5. Do gene à proteína replicação, transcrição e tradução.
6. Enzimas: atividade, propriedades e regulação.
7. Bioenergética: transformações energéticas em reações e vias bioquímicas.
8. Níveis de regulação de uma via bioquímica.
9. Metabolismo de glúcidos, lípidos e proteínas.
10. Aspetos de regulação particulares em tecido muscular esquelético, cardíaco, hepático, adiposo e cerebral.
11. Integração do metabolismo tendo em conta diversas situações de atividade física, exercício e condição de saúde.
2. A importância da água e dos iões inorgânicos nos sistemas biológicos.
3. Características estruturais e funcionais das biomoléculas.
4. A membrana plasmática: estrutura e propriedades de semi-permeabilidade. Difusão e transporte ativo.
5. Do gene à proteína replicação, transcrição e tradução.
6. Enzimas: atividade, propriedades e regulação.
7. Bioenergética: transformações energéticas em reações e vias bioquímicas.
8. Níveis de regulação de uma via bioquímica.
9. Metabolismo de glúcidos, lípidos e proteínas.
10. Aspetos de regulação particulares em tecido muscular esquelético, cardíaco, hepático, adiposo e cerebral.
11. Integração do metabolismo tendo em conta diversas situações de atividade física, exercício e condição de saúde.
Métodos de Ensino
As aulas TP (
Avaliação
O sistema de avaliação tem em conta o trabalho realizado e o aproveitamento obtido nas várias componentes da disciplina (TP e PL). Prevê a modalidade de avaliação contínua (AC) e avaliação final (AF).
Avaliação da PL:
Face à sua natureza, é avaliada preferencialmente em regime de AC, por integração dos resultados da avaliação quantitativa, com base na assiduidade, interesse e desempenho nas aulas laboratoriais, elaboração de relatórios e na resolução de questões orais e/ou escritas. No caso de reprovação no regime de avaliação contínua, a PL é avaliada por AF com um exame laboratorial e um teste escrito. A classificação final da PL tem que ser ≥ 9,5.
Avaliação da TP:
O regime de AC tem em conta todos os instrumentos de avaliação usados nas aulas (TPA- 30%), bem como 2 testes escritos (TPT1 + TPT2: 40%),
Em regime de AF é por exame final.
A classificação final da componente TP tem que ser ≥ 9,5.
Nota final (NF):
AC - NF = PL*0,3 + TPA*0,3 +TPT1*0,2 + TPT2*0,2
AF - NF=PL*0,3 + TP*0,7
Avaliação da PL:
Face à sua natureza, é avaliada preferencialmente em regime de AC, por integração dos resultados da avaliação quantitativa, com base na assiduidade, interesse e desempenho nas aulas laboratoriais, elaboração de relatórios e na resolução de questões orais e/ou escritas. No caso de reprovação no regime de avaliação contínua, a PL é avaliada por AF com um exame laboratorial e um teste escrito. A classificação final da PL tem que ser ≥ 9,5.
Avaliação da TP:
O regime de AC tem em conta todos os instrumentos de avaliação usados nas aulas (TPA- 30%), bem como 2 testes escritos (TPT1 + TPT2: 40%),
Em regime de AF é por exame final.
A classificação final da componente TP tem que ser ≥ 9,5.
Nota final (NF):
AC - NF = PL*0,3 + TPA*0,3 +TPT1*0,2 + TPT2*0,2
AF - NF=PL*0,3 + TP*0,7
Bibliografia
Mougios, V. (2019). Exercise Biochemistry, 2nd ed., Human Kinetics, Champaign, IL.
Newsholme, E.A. & Leech, T.R. (2012). Functional Biochemistry in Health and Disease, 2nd ed., Wiley-Blackwell, Oxford.
Devlin, T.M. (2006). Textbook of Biochemistry with clinical correlations, 4th edition. Wiley-Liss Publication, New York.
McKee, T & McKee, J. R. (2019). Biochemistry: The Molecular Basis of Life, 7th ed., McGraw-Hill, New York.
Quintas A., Freire, A. P., Halpern, M. J. (2008). Bioquímica - Organização Molecular da Vida, Edições Lidel, Lisboa.
Voet, D., Voet, J. G & Pratt, C.W. (2016). Fundamentals of Biochemistry, 7th ed. John Wiley & Sons, Inc., New York.
Simões, J.A.M., Castanho, M.A.B., Lampreia, I.M.S., Santos, F.J.V., Castro, Norberto, C.A. (2008). Guia do laboratório de Química e Bioquímica, 3ª Ed., Lidel, Lisboa.
Newsholme, E.A. & Leech, T.R. (2012). Functional Biochemistry in Health and Disease, 2nd ed., Wiley-Blackwell, Oxford.
Devlin, T.M. (2006). Textbook of Biochemistry with clinical correlations, 4th edition. Wiley-Liss Publication, New York.
McKee, T & McKee, J. R. (2019). Biochemistry: The Molecular Basis of Life, 7th ed., McGraw-Hill, New York.
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