2024

Comunicação e Estudos Visuais II

Nome: Comunicação e Estudos Visuais II
Cód.: VIS12764L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Arte Multimédia, Artes Plásticas

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A cadeira tem como objectivo principal introduzir o pensamento sobre a imagem na diversidade da sua natureza,
construção, organização, função e também no seu significado e funcionamento, no domínio quer da criação
artística quer da sociedade. Pretende dar a conhecer os processos da cultura e da comunicação visual enquanto
fenómenos de construção, apreensão, organização, representação e significação de sentidos e conteúdos da
produção humana, do conhecimento, e da sociedade.
Os alunos devem identificar a comunicação e os estudos visuais enquanto campos de conhecimento e prática
disciplinar, tendo presente diferentes correntes teóricas e estéticas e conhecer conceitos-noções de Imagem,
Visibilidade, Representação Visual, Experiência Visual, Perceção Visual, Figurável, Imaginário. Este conhecimento
visa, principalmente, a aquisição de ferramentas práticas que possibilitem aos alunos o exercício fundamentado
de análise, interpretação, composição e construção de objectos visuais diferenciados.

Conteúdos Programáticos

Comunicação e cultura visual - Um vasto campo de Teorias da Imagem.
O que é uma imagem?
Mensagens e contextos visuais: enquadramento histórico e cultural. Régis Debray e uma História do Olhar e da
Imagem.
Conceitos de linguagem, signo, ícone, sinal e símbolo. A imagem como «signo selvagem»
Elementos básicos da Comunicação Visual. Wassily Kandinsky e uma «ciência» da arte abstrata
«Gramáticas» para pensar regimes de visibilidade: polissemias e poliformas da imagem, extensão e significado
visual, e Níveis de Iconicidade.
Processos de reconhecimento visual, Teoria da Gestalt e interpretação compositiva.
A Cor - sistema e significado da Cor em Paul Klee.
Pensamento Visual, Construção Visual e Perceção Visual: «Modos de ver» de John Berg
Ferramentas de análise da imagem e sua significação: crítica das metodologias visuais segundo Gillian Rose.
Condições, efeitos e funcionamento social das imagens na contemporaneidade: intervisualidade, «regimes
escópicos» e iconologia crítica.

Métodos de Ensino

Sessões expositivas de apresentação de conteúdos, teorias e problemáticas a respeito dos conteúdos constantes
no programa, com utilização de materiais e suportes diversos de apoio.
Sessões de apresentação e de discussão e debate com os alunos de textos fundamentais a respeito dos
conteúdos constantes no programa. Será proposta aos alunos a realização de exercícios de leitura e análise crítica
de diversas propostas e objectos visuais, tanto artísticos como não-artísticos.
Durante o semestre existirão provas de avaliação contínua e uma prova final. A avaliação final será realizada após
o termo das aulas, em data a informar. A avaliação contínua contempla:
- Uma frequência, no fim do semestre.
- Trabalhos de leitura e análise visual no decurso das aulas
- Um trabalho individual de resumo/ficha de leitura e comentário de um texto escolhido pelo docente
- Um trabalho de reflexão e análise crítica de materiais e conteúdos visuais escolhidos pelo docente.
Sessões expositivas de apresentação de conteúdos, teorias e problemáticas a respeito dos conteúdos constantes
no programa, com utilização de materiais e suportes diversos de apoio.
Sessões de apresentação e de discussão e debate com os alunos de textos fundamentais a respeito dos
conteúdos constantes no programa. Será proposta aos alunos a realização de exercícios de leitura e análise crítica
de diversas propostas e objectos visuais, tanto artísticos como não-artísticos.
Os alunos têm duas modalidades de avaliação: a avaliação contínua e o exame final. A primeira contempla:
- Uma frequência, no fim do semestre.
- Trabalhos de leitura e análise visual no decurso das aulas
- Um trabalho individual de resumo/ficha de leitura e comentário de um texto escolhido pelo docente
- Um trabalho de reflexão e análise crítica de materiais e conteúdos visuais escolhidos pelo docente.

As percentagens de cálculo da avaliação organizam-se da seguinte forma: 50% frequências; 30% trabalhos; 20%
assiduidade e participação.

Bibliografia

Arnheim, Rudolf (1969). Visual thinking. California: University of California Press.
Arnheim, R. (1998). Arte e percepçãoo visual. S. Paulo: PTL.
Berger, John (1972). Modos de Ver. Lisboa, Edições 70, 1996.
Debray, Règis (1992). Vie et mort de l'image: Une histoire du regard en Occident. Paris: Gallimard.
Dondis, Donis (2007) A Sintaxe da Linguagem Visual. Caráter e conteúdo do Alfabetismo Visual. São Paulo:
Martins Fontes.
Herman, A. (2017). Visual intelligence. Boston: Eamon Dolan Mariner.
Gil, José (1996) A imagem-nua e as pequenas percepções. Lisboa: Relógio d'Agua.
Joly, Martine (1994). Introdução à análise da imagem. Lisboa: Edições 70, 1999.
Kandinsky, Wassily (1926). Ponto, linha, piano. Lisboa: Edições 70, 1987.
Mirzoeff, Nicholas (ed.) (1998). The Visual Cultural Reader. New York: Routledge, 2001.
Rose, Gillian (2001). Visual Methodologies: An Introduction to the Interpretation of Visual Materials. London,
Thousand Oaks: Sage.

Equipa Docente (2023/2024 )