2024

Desenho I

Nome: Desenho I
Cód.: VIS12746L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Artes Plásticas

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

. Desenvolvimento da capacidade de análise e de síntese através da observação, interpretação e registo gráfico
de modelos conceptuais e materiais.
. Desenvolvimento da capacidade operativa através da exploração dos comportamentos e potencialidades dos
diferentes suportes e registos, bem como da experimentação de distintos modos de representar, criar e descobrir.
. Desenvolvimento das capacidades de materialização das ideias e do espírito crítico.
. Desenvolvimento da autonomia reflexiva, técnica e criativa do aluno.
. Estudo dos objetos e consciencialização sobre a dimensão ética e crítica do artista e da sua produção artística.

Conteúdos Programáticos

. Meios: os suportes e os instrumentos.
. Elementos da linguagem gráfica: ponto, linha, plano, textura, valores cromáticos e lumínicos, espaço positivo/
espaço negativo, estrutura, forma, traçados ordenadores, linhas estruturais básicas, eixos principais e secundários,
linhas implícitas e explícitas.
. Meios conceptuais: os sentidos, a memória e a imaginação.
. Modos operativos da linguagem gráfica: colocação, transparência, sobreposição, rotação, simplificação por
nivelamento e por acentuação, ritmo, deslocação, perspectiva, claro/escuro.

Métodos de Ensino

O programa consiste em exercícios, exposições teóricas dos conteúdos e visitas de estudo. A avaliação é contínua tendo em conta: assiduidade; empenho; criatividade; evolução, e; domínio de conhecimentos. Terão lugar provas de avaliação contínua e uma final avaliada por um júri composto pelo docente da disciplina e docentes do curso.

Na ÉPOCA NORMAL os alunos podem optar pelos regimes de Avaliação Contínua ou Avaliação Final. As ÉPOCAS DE RECURSO, ESPECIAL e EXTRAORDINÁRIA guiam-se pelo regime de Avaliação Final.

1. AVALIAÇÃO CONTÍNUA:
a) Participação nas aulas: 20%;
b) Trabalho desenvolvido nas aulas com o acompanhamento do docente e submetido, pelo menos, a uma avaliação periódica: 40 %;
c) Apresentação e defesa do trabalho realizado nas aulas: 40%.
– Classificação Final: soma de a), b) e c).

2. AVALIAÇÃO FINAL:
a) Trabalho desenvolvido nas aulas com o acompanhamento do docente: 40%;
b) Prova sobre os conteúdos da disciplina: 60%.
– Classificação Final: soma de a) e b).

Bibliografia

Betti, C., Sale, T. (1981). Drawing: A Contemporary Approach. USA: Harcourt Brace College Publishers.
Dexter, E. (org.) (2005). Vitamin D new perspectives in drawing. London: Phaidon Press.
Edwards, B. (1992). Drawing on the Right Side of the Brain, London: Souvenir Press.
Kovats, T. (ed) (2007). The Drawing Book, a survey of drawing: the primary means of expression. London: Black
Dog Publishing.
Molina, J. J. G. (org.) (1995). Las Lecciones del Dibujo. Madrid: Ediciones Cátedra.
Nicolaides, K. (1969). The Natural Way to Draw. Boston: Houghton Mifflin.
Bell, J. (2019). Ways of Drawing: Artists' Perspectives and Practices. London: Thames & Hudson.

Equipa Docente (2023/2024 )