2024

História da Arte Contemporânea – Séc. XXI

Nome: História da Arte Contemporânea – Séc. XXI
Cód.: HIS12755L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: História da Arte

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Compreender historicamente a arte contemporânea desde as vanguardas do primeiro quartel do século XX até à
atualidade, a partir dos movimentos, das tendências, das obras e dos autores que marcaram a criação artística
no período considerado, de uma perspectiva internacional e nacional. Pretende-se que os discentes sejam capazes
de contextualizar os factos artísticos e os seus protagonistas nas respectivas circunstâncias históricas, de
caracterizar a sua diversidade e as suas especificidades, de identificar os mecanismos de concepção, produção,
difusão e exibição das obras, e de analisar a sua recepção e o seu impacte na cultura artística contemporânea e
nas noções atuais de arte. A perspectiva histórica da arte contemporânea deverá promover o desenvolvimento
de competências metodológicas, críticas e analíticas.

Conteúdos Programáticos

- As Vanguardas como introdução à arte contemporânea: Fauvismo, Die Brücke, Der Blaue Reiter e Abstraccionismo.
Cubismo, Futurismo, Construtivismo, a Pintura Metafísica, Dadaísmo e Surrealismo. De Stijl e Bauhaus.
- Entre o Informalismo e a Ação. Action Painting. Happening. Performance
- O Regresso à figuração. Neo-Realismo. Pop Art. Híper-Realismo. Nova-Figuração.
- A nova abstracção. Expressionismo Abstracto. Abstraccionismo pós-pictórico. Op Art. Arte Cinética. Minimal Art
e Pós-Minimalismo.
- Arte Conceptual. Body Art. Land Art. Arte Póvera.
- Fotografia, Vídeo e Híper-realismo.
- Pós-Modernismo e desconstrução.
- Globalização e Pós-Colonialismo: Arte, Política e Identidade.
- Pós-identidade e pós-colonial.
- Expandindo os limites da percepção: Arte relacional, arte digital e New Media Art.
- Instituições, Mercados, Media e Crítica.

Métodos de Ensino

Leccionação expositiva de conteúdos fundamentais, com recurso a meios auxiliares de ensino, conducentes ao
confronto com as realizações artísticas. Acompanhamento orientado do progresso de aprendizagem e de expressão
de conhecimentos. Sessões de apresentaçãoo e discussão com os alunos de obras e textos fundamentais
a respeito dos conteúdos constantes no programa. Visitas de estudo.
O aluno pode optar entre a avaliação contínua e por exame. O processo contínuo inclui 2 frequências (35% +
35%) e pequeno trabalho crítico (teórico ou prático, 30%).
Exame e Exame de Recurso (100%).

Bibliografia

AA.VV. (2004). Art since 1900: Modernism, Antimodernism, Postmodernism. London: Thames Hudson.
Aracil, A., Rodríguez, D. (1988). ll Siglo XX. Entre la muerte del Arte y el Arte Moderno. Madrid: Ediciones Istmo.
Argan, G. C. (1992). Arte Moderna. Do Iluminismo aos movimentos contemporâneos. São Paulo: Companhia das
Letras.
Belting, H. (2003). Art History After Modernism. Chicago: The University of Chicago Press.
Brown, K. (2016). Interactive Contemporary Art. London: I B Tauris.
Danto, A. C. (2014). After the end of art. Contemporary art and the pale of History. New Jersey: Princeton University
Press.
Harris, J. (2011). Globalization and Contemporary Art. Chichester: John Wiley And Sons.
Kuspit, D. (2004).The End of Art. Cambridge University Press.
Lippard, L. (1997). Six years: the dematerialization of the art object. Berkeley, Los Angeles, Oxford: University of
California Press.
Smith, T. (2011). Contemporary art. London: Laurence King.

Equipa Docente (2023/2024 )