2026

Projeto de Execução

Nome: Projeto de Execução
Cód.: ARQ15505I
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Arquitectura

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Esta UC prático-laboratorial tem por objectivo a pormenorização de projectos de arquitectura, sintetizando abordagens e conhecimentos recolhidos de todas as UC precedentes, especialmente os domínios de Projecto, Construção e Tecnologia. A unidade curricular e? orientada para a consolidação do entendimento do projeto de execução como processo de conhecimento, investigação e coordenação de diferentes especialidades e a representação gráfica de soluções construtivas. Está interligada com os conteúdos lecionados nas UC Projecto Avançado I-III e Arquitectura e Tecnologia I-IV.
Objetivos específicos:
1. Consolidação da questão da investigação avançada em arquitetura;
2. Consolidar e operacionalizar as questões da física da construção;
3. Gestão do processo de articulação com as especialidades. Integrar e coordenar áreas de saber num todo coerente;
4. Representação gráfica de soluções construtivas. Dominar os instrumentos de projeto e a sua comunicação.

Conteúdos Programáticos

Os conteúdos programáticos da UC concretizam-se através de:
1. Articulação com as especialidades;
2. Integração e coordenação de áreas de saberes diferentes num todo coerente;
3. Códigos de representação gráfica de soluções construtivas;
4. Domínio dos instrumentos de projeto e a sua comunicação.

Métodos de Ensino

Aulas de prática laboratorial, metodologias ativas de aprendizagem, co-docência. Abordagem dialógica baseada na exposição de conteúdos, debates, discussões em grupo, workshops curtos, focados na resolução de problemas construtivos e tecnológicos na conceção colaborativa de projetos de execução. Além de Problem/Project Based Learning, será incorporada o Studio Based Learning, em projetos em contexto real. Uso de recursos digitais: utilização de moodle e zoom para organizar materiais e facilitar a aprendizagem e a comunicação. Emprego de softwares de CAD/BIM e de simulação 3D. Competências transversais: habilidades de comunicação, trabalho em equipa e resolução de problemas. Acompanhamento, individual e em grupo, estimulando a aprendizagem colaborativa. Autoavaliação e avaliação por pares. O desenho e as maquetes como instrumentos de ensaio e experimentação conceptual.

Avaliação

Avaliação contínua e formativa, incentivando a autorreflexão e a melhoria. Baseada em apresentações de projetos, exposições orais, maquetes, recensões, participação em aulas, workshops, visitas de estudo e conferências. Os critérios comunicados no início do semestre, assegurando transparência e compreensão dos alunos. Os estudantes serão incentivados a participar na autoavaliação, na avaliação entre pares, e na definição dos momentos e critérios de avaliação, promovendo sua autonomia e reflexão crítica.

Classificação final = (0,50 x nAI) + (0,50 x AF), com nota mínima de 10 valores.

A frequência nas aulas é obrigatória (75% das aulas).

Em que:
N ? número de avaliações intercalares;
AI ? a combinar com os alunos nos primeiros 15 dias do semestre;
AF ? exame de época normal ou exame de recurso.

Bibliografia

AALTO, Alvar, The architectural drawings of Alvar Aalto, 1917-1939. New York, London : Garland Publishing, 1994
GROPIUS, Walter, The Walter Gropius archive. New York [etc.] : Garland Publishing : Harvard University Art Museums, 1990-1991
Söffker, G.H. and Deplazes, A. (2022), Constructing Architecture: Materials, Processes, Structures, Birkhäuser Basel.
Zimmermann, A. (2009), Constructing Landscape: Materials, Techniques, Structural Components, Birkhäuser.
Van Der Rohe, Mies, The Mies van der Rohe Archive. New York; London: Garland Publishing, 1986-1992.
Le Corbusier, Le Corbusier plans. Paris: Codex Images International, 2005-2007, 4 vols.
Allen, E (2008, ed. inglesa original 1980), Cómo funciona un edifício . Princípios elementales, G.Gili, Barcelona.