2024

Enoturismo e Turismo Gastronómico

Nome: Enoturismo e Turismo Gastronómico
Cód.: SOC13837L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Turismo

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

A Unidade Curricular de Enoturismo e Turismo Gastronóimico promove a aprendizagem de ferramentas para a concepção de projetos inovadores e criativos nas duas áreas.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Proporcionar aos alunos conhecimentos teórico-práticos sobre a importância do enoturismo e do turismo gastronómico para a valorização dos territórios e o desenvolvimento do turismo nua região. A unidade curricular tem como objectivos específicos: Compreender o fenómeno da gastronomia e da vinha e do vinho nas sociedades e no desenvolvimento de uma região; fornecer instrumentos metodológicos para o planeamento e organização de projectos na área do enoturismo e do turismo gastronómico; facultar ferramentas para os alunos identificarem a problemática da oferta e da procura em enoturismo e em turismo gastronómico.

Conteúdos Programáticos

Módulo I- Enoturismo
1-Enoturismo: Conceitos
2- Enoturismo e desenvolvimento turístico
3- Rotas dos vinhos
3.1- Património vitivinícola e turismo
4- A procura em enoturismo
4.1-Tipologias do enoturista
4.2-Motivação e experiência em enoturismo
5-Projeto em enoturismo

Módulo II – Turismo gastronómico
1-Turismo gastronómico: conceitos
2- Gastronomia, cultura e desenvolvimento turístico
3-Festivais gastronómicos
4-Turismo criativo e gastronomia
4-A procura em turismo gastronómico
4.1- Tipologias do turista gastronómico
4.2-motivações e experiência em turismo gastronómico
5-Projecto em turismo gastronómico.

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino basear-se-ão em aulas teórico-práticas, não só utilizando o método expositivo e de explicação para transmissão dos conhecimentos essenciais, mas também fomentando o diálogo, o debate e a reflexão. Serão realizados exercícios práticos sobre as diferentes temáticas relacionadas com o enoturismo e a gastronomia. Serão realizadas visitas técnico-científicas a adegas, confrarias, etc. Os alunos irão desenvolver um projeto nas referidas áreas. Para articular a ligação da teoria com a prática, alguns especialistas ligados à área dos vinhos, do enoturismo e da gastronomia serão convidados a dar palestras. A aprovação na disciplina é obtida com a classificação mínima de 10 valores em qualquer modalidade de avaliação, de acordo com as normas em vigor na Universidade de Évora para o presente ano lectivo.
Avaliação Contínua - 1 prova individual escrita (40%) + Projeto (40%) + Exercícios nas aulas (20%)
Avaliação por Exame - 1 prova individual escrita (60%) + Projeto (40%

Bibliografia

- Dixit, S. (2019). The Routledge Handbook of Gastronomic Tourism. London and New York: Routledge.
- Croce, E. e Perri, G. (2016). Food and Wine Tourism- Integrating food, travel and terroir. (2ª ed). Wallingford: CABI.
-Hall, C. e Gössling, S. (2016). Food tourism and regional development: networks, products and trajectories. London and New York: Routeledge.
-Harvey, M. e White, L. (2014). Wine and Identity: branding, heritage, terroir. London and New York: Routeledge
-Sigala, m. e Robinson, R. ( 2019). Wine tourism destination management and marketing: theory and cases. Australia: Palgrave Macmillan.
- Timothy, D. (2016). Heritage Cuisnines: traditins, identities and tourism. London and New York: Routeledge.
- Yeoman, I . et al (2015). The Future of food tourism: foodies, experiences, exclusivity, visions and political capital. Toronto: Channel View Publications