2024

Economia do Turismo

Nome: Economia do Turismo
Cód.: ECN13847L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Economia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

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Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A unidade curricular “Economia do Turismo”, lecionada aos alunos do primeiro ano da licenciatura em Turismo, é uma disciplina introdutória que pretende dar ênfase aos princípios, conceitos e modelos elementares da teoria económica, numa perspetiva de aplicação ao sector do Turismo. A disciplina fornece conhecimentos fundamentais de Economia e instrumentos analíticos que permitirão aos estudantes analisar a realidade, os fenómenos e os problemas concretos da vida quotidiana e profissional, de acordo com os princípios fundamentais da teoria económica. Visa igualmente estimular os estudantes para a identificação e a apresentação de soluções para os problemas reais, devidamente fundamentadas na teoria económica, nomeadamente no sector em que irão desenvolver a sua atividade profissional.

Conteúdos Programáticos

1. A CIÊNCIA ECONÓMICA E O TURISMO

2. O SERVIÇO PRESTADO NO SETOR TURISMO
2.1. Conceito de “Produto”
2.2. Produtos Homogéneos e Diferenciados
2.3. Turismo e Bens compósitos

3. PROCURA E DECISÃO DO CONSUMIDOR
3.1. Elementos Básicos da Procura
3.2. Elasticidade da Procura
3.3. Processo de Decisão do Consumidor

4. ESPECIFICIDADES DA PROCURA TURÍSTICA

5. OFERTA E DECISÃO DO PRODUTOR
5.1. Elementos Básicos da Oferta
5.2. Elasticidade da Oferta
5.3. Processo de Decisão do Produtor

6. ESPECIFICIDADES DA OFERTA TURÍSTICA
6.1. Atividades Económicas Envolvidas
6.2. Elasticidade da Oferta: A Resposta à Procura e os Problemas de Capacidade

7. O FUNCIONAMENTO DOS MERCADOS E A INTERVENÇÃO DO ESTADO
7.1. Estruturas de Mercado
7.2. Falhas de Mercado
7.3. O Papel do Estado

8. O FUNCIONAMENTO DO MERCADO TURÍSTICO
8.1. O Mercado Relevante
8.2. Estruturas do Mercado Turístico
8.3. Bens Públicos e Turismo

9. TURISMO: EFEITOS ECONÓMICOS

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino e aprendizagem incluem aulas teórico-práticas (exposição teórica do programa, realização de exercícios práticos, discussão de exemplos reais de empresas e mercados) e ainda o estudo empírico, à luz da teoria económica, de produtos turísticos escolhidos pel@s estudantes, com amplo suporte em recursos digitais.
Estas metodologias seguem de perto o modelo pedagógico da UE:
- A realização do estudo empírico por parte d@s estudantes (organizad@s em pequenos grupos), permite o desenvolvimento de competências disciplinares e transversais (como p. e. o trabalho colaborativo), proporcionando um ensino centrado na aprendizagem do estudante.
- O acompanhamento contínuo da docente permite alinhar o percurso do trabalho com os conteúdos programáticos da UC e contribui para o desenvolvimento de competências de autorregulação das aprendizagens d@s estudantes.
- A realização do trabalho estimula a relação com a comunidade, em particular com as empresas turísticas da região.

Avaliação

A) Regime de avaliação contínua:
• Três provas escritas com uma ponderação total de 75% (25% cada prova) na nota final;
• Trabalho de grupo (cada grupo deve ter, no máximo, 3 alunos), com uma ponderação de 25% na nota final.
O trabalho de grupo incide sobre um produto turístico (ou um território) à escolha d@s alun@s e deve contemplar a caracterização do produto, assim como da procura e oferta do mesmo; a identificação do mercado relevante e da respetiva estrutura de mercado; e ainda uma breve análise dos impactos do produto turístico no desenvolvimento económico e social da região. A apresentação oral deve ter um suporte gráfico (slides ou outros materiais) que também será avaliado.


B) Regime de avaliação final / exame:
• Uma prova de exame individual, cuja classificação corresponde à nota final. Para @s alun@s que realizam trabalho, o exame tem uma ponderação de 75% na nota final e o trabalho os restantes 25%.

Bibliografia

Cunha, L. (2013). Economia e Política do Turismo. LIDEL, 3ª edição, Lisboa
Donald E.; Lundberg, D. et al. (1995). Tourism Economics. John Wiley & Sons, NY.
Horner, S. & Swarbrooke, J. (2016). Consumer Behaviour in Tourism. Routledge, 3rd Ed., New York.
Mankiw, N. G. (2017). Principles of Economics. South-Western College Pub, 8th Ed.
Mason, P. (2016). Tourism Impacts, Planning and Management. Routledge, 3rd Ed., Oxon.
Matias, A. (2007). Economia do Turismo: teoria e prática. Instituto Piaget, Lisboa.
Ratten, V.; Braga, V.; Alvarez-Garcia, J. & Rio-Rama, M. (2020). Tourism Innovation: Technology, Sustainability and Creativity. Routledge.
Samuelson, A. e Nordhaus, W.V (2012). Economia. McGraw-Hill Portugal, 19ª edição, Lisboa.
Sinclair, M. e Stabler, M.(2002). The Economics of Tourism. Routledge, New York.
Siu, Ricardo C. S. (2020). Economic Principles for the Hospitality Industry. Routledge.
Tribe, John (2020). The Economics of Recreation, Leisure and Tourism. Routledge, 6th Ed., NY.

Equipa Docente (2023/2024 )