2025
Introdução à Química Verde
Nome: Introdução à Química Verde
Cód.: QUI13546L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Química
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
A UC pretende que os alunos adquiram conhecimentos e competências que lhe permitam identificar, selecionar e implementar metodologias com uma componente tendencialmente crescente em química verde e consonantes com os objetivos do desenvolvimento sustentável.
Conteúdos Programáticos
Introdução. Importância da Química e do seu impacto na Sociedade Moderna: Vantagens versus Desvantagens.
Agenda 2030 para Desenvolvimento Sustentável. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e principais metas.
Química e Desenvolvimento Sustentável.
Historial e Evolução da Química Verde.
Os 12 Princípios da Química Verde.
Avaliação do Grau de Verdura Química: As Métricas da Química Verde.
Análise do Ciclo de Vida.
A Química Verde em diferentes vertentes da Química. Casos de sucesso e de falsa Química Verde.
A Química Verde na vida quotidiana. Casos reais.
Os segundos 12 Princípios da Química Verde.
Seminários / Palestras sobre temas atuais no âmbito da Química Verde realizados por especialistas convidados.
Agenda 2030 para Desenvolvimento Sustentável. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e principais metas.
Química e Desenvolvimento Sustentável.
Historial e Evolução da Química Verde.
Os 12 Princípios da Química Verde.
Avaliação do Grau de Verdura Química: As Métricas da Química Verde.
Análise do Ciclo de Vida.
A Química Verde em diferentes vertentes da Química. Casos de sucesso e de falsa Química Verde.
A Química Verde na vida quotidiana. Casos reais.
Os segundos 12 Princípios da Química Verde.
Seminários / Palestras sobre temas atuais no âmbito da Química Verde realizados por especialistas convidados.
Métodos de Ensino
O ensino assenta em aulas teóricas e frequência de seminários.
Pretende-se que o processo de ensino/aprendizagem seja alicerçado no trabalho individual e em equipa do aluno. Serão criadas sinergias na aprendizagem a partir da pesquisa realizada pelos alunos em bibliografia existente e em sítios da internet, e, pela sua participação em seminários pertinentes para os assuntos em estudo. Serão usadas diversas ferramentas de ensino que visam potenciar a transformação digital, promovendo a consolidação de conhecimentos e desenvolvimento de competências. Estas ferramentas envolvem a utilização da plataforma LMS da UE (moodle) e de um blogue, a utilização de meios adequados na lecionação de aulas bem como na discussão de questões realizadas durante as aulas. A avaliação consiste na realização de uma atividade na plataforma moodle, 30%, na apresentação oral de um caso de sucesso em QV, 20% e na elaboração e apresentação de uma monografia sobre um dos tópicos focados,50%.
Pretende-se que o processo de ensino/aprendizagem seja alicerçado no trabalho individual e em equipa do aluno. Serão criadas sinergias na aprendizagem a partir da pesquisa realizada pelos alunos em bibliografia existente e em sítios da internet, e, pela sua participação em seminários pertinentes para os assuntos em estudo. Serão usadas diversas ferramentas de ensino que visam potenciar a transformação digital, promovendo a consolidação de conhecimentos e desenvolvimento de competências. Estas ferramentas envolvem a utilização da plataforma LMS da UE (moodle) e de um blogue, a utilização de meios adequados na lecionação de aulas bem como na discussão de questões realizadas durante as aulas. A avaliação consiste na realização de uma atividade na plataforma moodle, 30%, na apresentação oral de um caso de sucesso em QV, 20% e na elaboração e apresentação de uma monografia sobre um dos tópicos focados,50%.
Bibliografia
Anastas, P., Warner, J. (1998). Green Chemistry - Theory and Practice. Oxford University Press Oxford.
Clark, J., Macquarrie, D. (edts) (2002). Handbook of Green Chemistry and Technology. Blackwell Science Ltd. Oxford.
EPA United States Environmental Protection Agency | Green Chemistry. Acedido em 06, 10, 2019, em: https://www.epa.gov/greenchemistry
ACS American Chemical Society |Green Chemistry. Acedido em 06, 10, 2019, em: https://www.acs.org/content/acs/en/greenchemistry.html
ACS Green Chemistry Institute. Acedido em 06, 10, 2019, em: https://www.acs.org/content/acs/en/greenchemistry/about.html
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Acedido em 06, 10, 2019, em:
https://www.ods.pt/ods/
Relatório nacional sobre a implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável Portugal.Acedido em 06, 10, 2019, em: https://sustainabledevelopment.un.org/content/documents/15771Portugal2017_PT_REV_FINAL_28_06_2017.pdf
Clark, J., Macquarrie, D. (edts) (2002). Handbook of Green Chemistry and Technology. Blackwell Science Ltd. Oxford.
EPA United States Environmental Protection Agency | Green Chemistry. Acedido em 06, 10, 2019, em: https://www.epa.gov/greenchemistry
ACS American Chemical Society |Green Chemistry. Acedido em 06, 10, 2019, em: https://www.acs.org/content/acs/en/greenchemistry.html
ACS Green Chemistry Institute. Acedido em 06, 10, 2019, em: https://www.acs.org/content/acs/en/greenchemistry/about.html
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Acedido em 06, 10, 2019, em:
https://www.ods.pt/ods/
Relatório nacional sobre a implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável Portugal.Acedido em 06, 10, 2019, em: https://sustainabledevelopment.un.org/content/documents/15771Portugal2017_PT_REV_FINAL_28_06_2017.pdf
Equipa Docente (2023/2024 )
- Paula Cristina Gonçalves Pereira Galacho [responsável]