2025
Introdução à Química do Ambiente
Nome: Introdução à Química do Ambiente
Cód.: QUI13531L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Química
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
O objectivo geral desta unidade curricular é o de fornecer aos alunos uma abordagem introdutória dos processos químicos que ocorrem na atmosfera, nos meios aquáticos e nos solos. no final, os alunos deverão ser capazes de conhecer e compreender os conceitos e princípios da química da atmosfera; conhecer e compreender o papel central que a química da água desempenha na explicação e interpretação de fenómenos em múltiplas áreas científicas e tecnológicas; adquirir conhecimentos genéricos de geoquímica bem como avaliar o tipo e a dinâmica dos principais poluentes presentes nos solos; aplicar os conhecimentos à resolução de problemas de modo a preservar, promover e valorizar os recursos naturais.
Conteúdos Programáticos
Química da atmosfera Composição química, estrutura e função; introdução às reacções fotoquímicas; acção antropogénica e seus efeitos; qualidade do ar.
Química da água Propriedades físicas e químicas da água; origens e utilização das águas doces naturais; controlo de qualidade da água; introdução aos equilíbrios químicos em águas naturais; interacção atmosfera água sedimentos.
Química do solo Geoquímica de superfície; composição dos solos; reacção dos solos; crescimento das plantas e elementos vegetais; poluição dos solos.
Química da água Propriedades físicas e químicas da água; origens e utilização das águas doces naturais; controlo de qualidade da água; introdução aos equilíbrios químicos em águas naturais; interacção atmosfera água sedimentos.
Química do solo Geoquímica de superfície; composição dos solos; reacção dos solos; crescimento das plantas e elementos vegetais; poluição dos solos.
Métodos de Ensino
O ensino/aprendizagem baseia-se no trabalho individual dos alunos, apoiado em bibliografia recomendada pelo docente e em notas colhidas pelos alunos quer durante as horas de contacto quer na pesquisa realizada individualmente. As horas de contacto teóricas, dedicadas à estruturação da matéria, à definição de conceitos e à orientação do processo de aprendizagem, não são puramente expositivas, sendo ilustradas com a resolução de problemas e com a apresentação de estudos de caso. As horas de contacto teórico-práticas funcionam de forma articulada e em complementaridade com as horas de contacto teóricas, recorrendo a actividades que concretizem exemplos práticos dos temas desenvolvidos nas aulas teóricas.
A avaliação decorrerá em exame final mediante prova escrita (com opção por provas de frequência), 60%, e trabalhos escritos, 40%.
A avaliação decorrerá em exame final mediante prova escrita (com opção por provas de frequência), 60%, e trabalhos escritos, 40%.
Bibliografia
Baird, C. & Cann, M. (2012) Environmental Chemistry 5ª ed., W. H. Freeman and Company, Nova Iorque.
Girard, J.E. (2013) Principles of Environmental Chemistry 3ª ed., Jones and Bartlett Publishers, Sudbury.
Manahan, S. (2017) Environmental Chemistry 10ª ed., CRC Press, Boca Raton.
vanLoon G.W. & Duffy, S.J. (2018) Environmental Chemistry: A Global Perspective 4ª ed., Oxford University Press, Nova Iorque
Girard, J.E. (2013) Principles of Environmental Chemistry 3ª ed., Jones and Bartlett Publishers, Sudbury.
Manahan, S. (2017) Environmental Chemistry 10ª ed., CRC Press, Boca Raton.
vanLoon G.W. & Duffy, S.J. (2018) Environmental Chemistry: A Global Perspective 4ª ed., Oxford University Press, Nova Iorque