2025
Química Orgânica II
Nome: Química Orgânica II
Cód.: QUI11967L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Química
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
O objetivo deste programa é fornecer ao aluno fundamentos sólidos em química orgânica contemporânea
e, em particular a sua ligação à indústria química atual e áreas afins. Pretende-se fornecer uma base forte
relativamente a estrutura química, incluindo aspetos de estereoquímica, os mecanismos e a reatividade de
compostos carbonílicos e na determinação da estrutura de moléculas orgânicas usando métodos
espectroscópicos modernos, como por exemplo, RMN.
Especificamente, pretende-se que o aluno ficar competente na:
determinação das estruturas moleculares de alguns compostos simples, usando métodos
espectroscópicos e espectrométricos, como RMN e espectrometria de massa.
aplicação das reações principais de química dos compostos carbonílicos na síntese orgânica, incluindo,
uma melhor compreensão sobre o papel importante dos compostos carbonílicos nas vias biossintéticas
importantes.
e, em particular a sua ligação à indústria química atual e áreas afins. Pretende-se fornecer uma base forte
relativamente a estrutura química, incluindo aspetos de estereoquímica, os mecanismos e a reatividade de
compostos carbonílicos e na determinação da estrutura de moléculas orgânicas usando métodos
espectroscópicos modernos, como por exemplo, RMN.
Especificamente, pretende-se que o aluno ficar competente na:
determinação das estruturas moleculares de alguns compostos simples, usando métodos
espectroscópicos e espectrométricos, como RMN e espectrometria de massa.
aplicação das reações principais de química dos compostos carbonílicos na síntese orgânica, incluindo,
uma melhor compreensão sobre o papel importante dos compostos carbonílicos nas vias biossintéticas
importantes.
Conteúdos Programáticos
Compostos carbonílicos. Aldeídos e cetonas, estrutura eletrónica e comportamento. Reações: Adição
Nucleófila reacção de Wittig, a condensação aldólica e a sua importância em biossíntese. A condensação
aldólica. Compostos -dicarbonilos e carbonilos -insaturados, e a síntese do ácido malónico e a
síntese de acetoacetato e a addição de Michael.
Esteroquímica - conceitos fundamentais. Compostos sem quirilidade central.
A importância destes compostos em química medicinal e na indústria química.
MÉTODOS ESPECTROSCÓPICOS EM QUÍMICA ORGÂNICA. Espectroscopia de Ressonância Magnética
Nuclear (RMN) de 1H e 13C, Infra-vermelho, Espectroscopia de UV/VIS, Espectrometria de Massa.
Nucleófila reacção de Wittig, a condensação aldólica e a sua importância em biossíntese. A condensação
aldólica. Compostos -dicarbonilos e carbonilos -insaturados, e a síntese do ácido malónico e a
síntese de acetoacetato e a addição de Michael.
Esteroquímica - conceitos fundamentais. Compostos sem quirilidade central.
A importância destes compostos em química medicinal e na indústria química.
MÉTODOS ESPECTROSCÓPICOS EM QUÍMICA ORGÂNICA. Espectroscopia de Ressonância Magnética
Nuclear (RMN) de 1H e 13C, Infra-vermelho, Espectroscopia de UV/VIS, Espectrometria de Massa.
Métodos de Ensino
Ao longo da unidade curricular são utilizadas diferentes ferramentas de ensino. Para além das aulas
presenciais, o aluno é ainda motivado a resolver vários exercícios ao longo do semestre. É ainda usada a
plataforma de e-learning da Universidade para divulgação do material usado nas aulas. Pretende-se ainda
que os alunos compareçam em vários seminários proferidos por especialistas nesta área durante o
semestre, para aprofundar os seus conhecimentos. A avaliação é baseada na apreciação dos conceitos
adquiridos e da capacidade de os utilizar em situações concretas. O aluno faz um exame final no fim do
semestre que representa a parte mais importante da avaliação (80% da nota final), e faz vários
trabalhos/exercícios que são avaliados (20% da nota final).
presenciais, o aluno é ainda motivado a resolver vários exercícios ao longo do semestre. É ainda usada a
plataforma de e-learning da Universidade para divulgação do material usado nas aulas. Pretende-se ainda
que os alunos compareçam em vários seminários proferidos por especialistas nesta área durante o
semestre, para aprofundar os seus conhecimentos. A avaliação é baseada na apreciação dos conceitos
adquiridos e da capacidade de os utilizar em situações concretas. O aluno faz um exame final no fim do
semestre que representa a parte mais importante da avaliação (80% da nota final), e faz vários
trabalhos/exercícios que são avaliados (20% da nota final).
Bibliografia
Spectrometric Identification of Organic Compounds, R.M. Silverstein e F.X. Webster, 6th edition, Wiley,
1998.
Organic Chemistry, Clayden, Greeves, Warren and Wothers, Oxford University Press (OUP), 2001.
Essentials of Organic Chemistry, P.M. Dewick, Wiley, 2006.
1998.
Organic Chemistry, Clayden, Greeves, Warren and Wothers, Oxford University Press (OUP), 2001.
Essentials of Organic Chemistry, P.M. Dewick, Wiley, 2006.