2025
Química Inorgânica I
Nome: Química Inorgânica I
Cód.: QUI11965L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Química
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Apresentação
Esta UC visa adquirir um conhecimento dos conceitos fundamentais em química inorgânica e contextualizar a importância no mundo atual, dentro dos objetivos gerais de um desenvolvimento sustentável.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Adquirir um conhecimento estruturado dos conceitos fundamentais em química inorgânica,
nomeadamente na compreensão da estrutura, propriedades físicas e químicas dos elementos e seus
compostos e suas relações periódicas. Contextualizar a importância da química inorgânica no mundo
actual. No final da actividade, os alunos deverão ter desenvolvido competências de forma a: a)
compreender as razões que levam à existência de uma química comum entre elementos e as suas
propriedades distintivas; b) usar os conhecimentos para prever o resultado de reacções e propriedades de
compostos desconhecidos; c) compreender a importância dos compostos inorgânicos no panorama da
química actual e na sociedade em geral; d) resolver problemas; e) recolher e interpretar de forma crítica
informação científica relevante sobre os temas tratados; f) apresentar, oralmente e/ou por escrito, trabalho
científico no âmbito dos conteúdos programáticos; g) trabalhar individualmente e em grupo.
nomeadamente na compreensão da estrutura, propriedades físicas e químicas dos elementos e seus
compostos e suas relações periódicas. Contextualizar a importância da química inorgânica no mundo
actual. No final da actividade, os alunos deverão ter desenvolvido competências de forma a: a)
compreender as razões que levam à existência de uma química comum entre elementos e as suas
propriedades distintivas; b) usar os conhecimentos para prever o resultado de reacções e propriedades de
compostos desconhecidos; c) compreender a importância dos compostos inorgânicos no panorama da
química actual e na sociedade em geral; d) resolver problemas; e) recolher e interpretar de forma crítica
informação científica relevante sobre os temas tratados; f) apresentar, oralmente e/ou por escrito, trabalho
científico no âmbito dos conteúdos programáticos; g) trabalhar individualmente e em grupo.
Conteúdos Programáticos
Introdução à química inorgânica: contextualização, classes de compostos inorgânicos, estruturas e
reacções inorgânicas. A Tabela Periódica, a química, a obtenção e aplicações dos elementos e seus
compostos. Introdução aos compostos de coordenação: estrutura, ligandos representativos, nomenclatura
e isomerismo. Estrutura electrónica e espectros electrónicos de complexos dos metais de transição.
Conceitos fundamentais sobre estrutura e ligação química de compostos organometálicos. Componente
prática: um bloco de trabalhos práticos está incluído na disciplina de Laboratórios Avançados de Química
I.
reacções inorgânicas. A Tabela Periódica, a química, a obtenção e aplicações dos elementos e seus
compostos. Introdução aos compostos de coordenação: estrutura, ligandos representativos, nomenclatura
e isomerismo. Estrutura electrónica e espectros electrónicos de complexos dos metais de transição.
Conceitos fundamentais sobre estrutura e ligação química de compostos organometálicos. Componente
prática: um bloco de trabalhos práticos está incluído na disciplina de Laboratórios Avançados de Química
I.
Métodos de Ensino
O processo de ensino/aprendizagem baseia-se no trabalho individual dos alunos, apoiado em bibliografia
recomendada e apontamentos recolhidos quer durante as aulas quer em pesquisa realizada
individualmente ou em grupo. Nas aulas teóricas (T) são apresentados conceitos e conhecimentos sobre
os conteúdos da disciplina seguindo uma metodologia de exposição interactiva. Nas aulas teórico-práticas
(TP) os alunos integram e aplicam conhecimentos através da resolução de problemas, recolha de
informação, análise, discussão e apresentação de um tema seleccionado no âmbito do programa. A
componente teórico-prática é alvo de avaliação contínua e tem em conta o desempenho na resolução de
problemas e o rigor, pertinência e clareza empregues na elaboração e apresentação do trabalho proposto.
A avaliação final será realizada através de duas provas de frequência ou, alternativamente, através de um
exame escrito consistindo na componente teórica (60%) a somar à componente de avaliação contínua
(40%).
recomendada e apontamentos recolhidos quer durante as aulas quer em pesquisa realizada
individualmente ou em grupo. Nas aulas teóricas (T) são apresentados conceitos e conhecimentos sobre
os conteúdos da disciplina seguindo uma metodologia de exposição interactiva. Nas aulas teórico-práticas
(TP) os alunos integram e aplicam conhecimentos através da resolução de problemas, recolha de
informação, análise, discussão e apresentação de um tema seleccionado no âmbito do programa. A
componente teórico-prática é alvo de avaliação contínua e tem em conta o desempenho na resolução de
problemas e o rigor, pertinência e clareza empregues na elaboração e apresentação do trabalho proposto.
A avaliação final será realizada através de duas provas de frequência ou, alternativamente, através de um
exame escrito consistindo na componente teórica (60%) a somar à componente de avaliação contínua
(40%).
Bibliografia
a) Shriver, D., Weller, M., Overton, T., Rourke, J., Armstrong, F. (2014) Inorganic Chemistry 6th ed., Macmillan Education (W. H. Freeman)
b) Henderson, W.; Mackay, Kenneth Malcolm; MacKay, R. A (2017) Introduction to Modern Inorganic Chemistry, 6th edition, CRC Press
c) House, J. E.; House, K. A. (2016) Descriptive Inorganic Chemistry, Academic Press
d) Miessler G., Fischer P., Tarr D. (2014) Inorganic Chemistry, Pearson
e) Housecroft, C.; Sharpe, A. G. (2012) Inorganic Chemistry, Prentice Hall
f) Lawrance, G. A. (2010) Introduction to Coordination Chemistry, Wiley
g) Shriver & Atkins, Inorganic Chemistry, 5th Edition, 2009, Oxford
h) Mingos, D. M. P. (1998) Essential Trends in Inorganic Chemistry, Oxford University Press
i) Greenwood, N. N.; Earnshaw, A. (1997) Chemistry of the Elements, 2nd Ed., Butterworth Heinemann
b) Henderson, W.; Mackay, Kenneth Malcolm; MacKay, R. A (2017) Introduction to Modern Inorganic Chemistry, 6th edition, CRC Press
c) House, J. E.; House, K. A. (2016) Descriptive Inorganic Chemistry, Academic Press
d) Miessler G., Fischer P., Tarr D. (2014) Inorganic Chemistry, Pearson
e) Housecroft, C.; Sharpe, A. G. (2012) Inorganic Chemistry, Prentice Hall
f) Lawrance, G. A. (2010) Introduction to Coordination Chemistry, Wiley
g) Shriver & Atkins, Inorganic Chemistry, 5th Edition, 2009, Oxford
h) Mingos, D. M. P. (1998) Essential Trends in Inorganic Chemistry, Oxford University Press
i) Greenwood, N. N.; Earnshaw, A. (1997) Chemistry of the Elements, 2nd Ed., Butterworth Heinemann