2025
Física 2
Nome: Física 2
Cód.: FIS13596L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Física
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Os alunos de Física 2 já tiveram Física 1, onde abordaram fenómenos e conceitos físicos indispensáveis para a compreensão do progresso científico e tecnológico atual, relacionando a Física com outras Ciências (como a Química). Aprofundam-se e complementam-se os domínios referidos, a partir dos conhecimentos anteriores.
Propõe-se ainda um período em que, opcionalmente, os alunos escolham tomar contacto com alguns dos domínios mais atuais da Física.
Os alunos devem desenvolver mecanismos de raciocínio, aplicando competências matemáticas elementares, e evoluir na experimentação em laboratório.
No final o aluno deve:
Nos problemas colocados, o aluno deve ser capaz de identificar o caminho e ferramentas (matemáticas e leis físicas) da sua resolução, e executá-la.
Deve ser capaz de mudar de referenciais e de unidades de medida
No laboratório, deve saber cumprir guiões simples de experiências, fazer os cálculos/gráficos necessários, estimando os erros, e escrevendo um relatório sucinto.
Propõe-se ainda um período em que, opcionalmente, os alunos escolham tomar contacto com alguns dos domínios mais atuais da Física.
Os alunos devem desenvolver mecanismos de raciocínio, aplicando competências matemáticas elementares, e evoluir na experimentação em laboratório.
No final o aluno deve:
Nos problemas colocados, o aluno deve ser capaz de identificar o caminho e ferramentas (matemáticas e leis físicas) da sua resolução, e executá-la.
Deve ser capaz de mudar de referenciais e de unidades de medida
No laboratório, deve saber cumprir guiões simples de experiências, fazer os cálculos/gráficos necessários, estimando os erros, e escrevendo um relatório sucinto.
Conteúdos Programáticos
I. Complementos de Mecânica, Oscilações e Ondas
Revisão sumária da Mecânica.
A gravitação universal.
O movimento periódico. O movimento harmónico simples. Oscilações forçadas e a ressonância.
Osciladores acoplados. Modos normais.
Ondas progressivas. O efeito Doppler.
Sobreposição e interferência. Ondas estacionárias em cordas, colunas de ar e em membranas.
II. Eletromagnetismo
Revisão da eletricidade e dos circuitos DC.
O campo magnético e a força de Lorentz.
Fontes do campo magnético. Magnetismo na matéria.
Indução eletromagnética. A lei de Faraday.
Circuitos de corrente alternada.
As equações de Maxwell.
Ondas eletromagnéticas. Polarização.
III. Tópicos optativos em Física Moderna e Contemporânea
Revisão sumária da Mecânica.
A gravitação universal.
O movimento periódico. O movimento harmónico simples. Oscilações forçadas e a ressonância.
Osciladores acoplados. Modos normais.
Ondas progressivas. O efeito Doppler.
Sobreposição e interferência. Ondas estacionárias em cordas, colunas de ar e em membranas.
II. Eletromagnetismo
Revisão da eletricidade e dos circuitos DC.
O campo magnético e a força de Lorentz.
Fontes do campo magnético. Magnetismo na matéria.
Indução eletromagnética. A lei de Faraday.
Circuitos de corrente alternada.
As equações de Maxwell.
Ondas eletromagnéticas. Polarização.
III. Tópicos optativos em Física Moderna e Contemporânea
Métodos de Ensino
Exposição dos conteúdos programáticos nas aulas de contacto com os alunos (por vezes usando projeções). Resolução de exercícios. Trabalhos experimentais no laboratório.
Método de avaliação:
A classificação final da UC é calculada como a média ponderada da nota da parte teórica (com um peso de tipicamente 70%) e da nota da parte prática (com um peso de tipicamente 30%). Para a avaliação da parte teórica há a possibilidade de exames de frequência durante o semestre, e um exame final. Para a avaliação da parte prática há a possibilidade de resolução avaliada de problemas pelos alunos ou de resolução de alguns mini-testes durante as aulas; também contribui a avaliação dos relatórios dos trabalhos de laboratório efetuados pelos alunos. A nota mínima das partes teóricas e práticas é 8,0 valores, a média final terá de ser superior a 9,5 valores para obter aprovação.
Método de avaliação:
A classificação final da UC é calculada como a média ponderada da nota da parte teórica (com um peso de tipicamente 70%) e da nota da parte prática (com um peso de tipicamente 30%). Para a avaliação da parte teórica há a possibilidade de exames de frequência durante o semestre, e um exame final. Para a avaliação da parte prática há a possibilidade de resolução avaliada de problemas pelos alunos ou de resolução de alguns mini-testes durante as aulas; também contribui a avaliação dos relatórios dos trabalhos de laboratório efetuados pelos alunos. A nota mínima das partes teóricas e práticas é 8,0 valores, a média final terá de ser superior a 9,5 valores para obter aprovação.
Bibliografia
R.FEYNMAN+al., Lectures on Physics, Ed. Addison-Wesley
P.TIPLER+G.MOSCA, Physics for Scientists and Engineers, Ed. Freeman
J.DIAS DE DEUS+OUTROS, Introdução à Física, Livraria Escolar Editora
R.SERWAY+al, Physics, Ed. Thomson Brooks/Cole
M.ALONSO+E.FINN, Física, Ed. Addison-Wesley
TERESA PEÑA+OUTROS, Núcleo, uma viagem ao coração da matéria (2007), Porto Editora
P.TIPLER+G.MOSCA, Physics for Scientists and Engineers, Ed. Freeman
J.DIAS DE DEUS+OUTROS, Introdução à Física, Livraria Escolar Editora
R.SERWAY+al, Physics, Ed. Thomson Brooks/Cole
M.ALONSO+E.FINN, Física, Ed. Addison-Wesley
TERESA PEÑA+OUTROS, Núcleo, uma viagem ao coração da matéria (2007), Porto Editora