2024

Psicologia e Questões de Género

Nome: Psicologia e Questões de Género
Cód.: PSI13142L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

- Distinguir conceitos de sexo e género, compreendendo os processos de diferenciação biológica entre os sexos e diferenciação social entre homens e mulheres.
- Compreender processos de categorização social de género.
- Compreender processos de formação e desenvolvimento de estereótipos de género.
- Compreender processos de desenvolvimento da identidade e dos papéis de género.
- Conhecer conceitos de orientação sexual
- Compreender processos de heterossexismo e discriminação face à orientação sexual.
- Compreender processos de desenvolvimento de identidades LGBTQI
- Compreender a importância da interseccionalidade nos estudos de género.
- Aprofundar conhecimentos que permitam uma análise cientificamente fundada das temáticas exploradas.
- Conhecer e analisar de modo crítico investigação relevante e atual sobre os tópicos estudados.
- Analisar, de modo crítico, fenómenos sociais de discriminação em função do género e/ou orientação sexual.

Conteúdos Programáticos

Introdução
1. Psicologia e Questões de Género: perspetivas e problematizações
2. A investigação psicológica em questões de género
Parte I. Género, Identidade e Estereótipos
1. Conceitos de Sexo e Género
2. Estereótipos de género, papéis de género e padrões de comportamento feminino e masculino
3. Desenvolvimento da Identidade de Género: teorias e modelos
4. O desenvolvimento moral de homens e mulheres
5. Género e interseccionalidades
Parte II. Género e orientação/ões sexual/ais
1. A(s) questão(ões) da Orientação Sexual — enquadramento e teorizações
2. Discriminação, preconceito e heterossexismo
3. Identidades LGBTQI
Parte IV. Sociedade e Questões de Género

Métodos de Ensino

Os conteúdos programáticos são abordados numa perspetiva de análise crítica das questões de género e suas relações com a investigação e intervenção psicológicas em diferentes contextos.
As aulas centram-se na exposição e análise crítica dos conteúdos programáticos e na análise, discussão e reflexão de situações práticas, tendo em conta a investigação psicológica e questões sociais atuais. A orientação tutorial pretende acompanhar e apoiar os trabalhos e responder aos interesses e necessidades dos/as estudantes.
A avaliação contínua consiste na realização de um trabalho de grupo escrito (65%) e com apresentação e discussão nas aulas (35%). Este trabalho consiste na análise e exploração aprofundada de uma temática dos conteúdos programáticos (que pode revestir a natureza de pesquisa bibliográfica e/ou uma proposta de intervenção). A avaliação por exame consiste numa prova escrita, sobre todas as matérias lecionadas.
As aulas são obrigatórias (mínimo de presenças de 75%).

Bibliografia

Blakemore, J. E. O., Berenbaum, S. A. & Liben, L. S. (2009). Gender development. New York: Psychology Press
Butler, J. (2017). Problemas de género. Lisboa: Orfeu Negro
Gilligan, C. (1997). Teoria psicológica e desenvolvimento da mulher. Lisboa: FCG
Helgeson, V. S. (2012). The psychology of gender (4th ed.). New Jersey: Pearson.
Magalhães, S. & Alvarez, T. (Org.) (2013). Romper as fronteiras. A interseccionalidade nas questões de género e feministas. V. F. Xira: APEM.
Nogueira, C. & Oliveira, J. M. (Org.) (2010). Estudo sobre a discriminação em função da orientação sexual e da identidade de género. Lisboa: Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género
Oliveira, J. M. & Amâncio, L. (Org.) (2017). Géneros e sexualidades: Interseções e tangentes. Lisboa: CIS-IUL
Rudman, L. A. & Glick, P. (2008). The social psychology of gender. New York, NY: The Guilford Press
Sanchez-Lopez, M. P. & Limiñana-Gras, R. M. (Eds.) (2017). The Psychology of Gender and Health. London: Academic Press

Equipa Docente (2023/2024 )