2024

Psicogerontologia

Nome: Psicogerontologia
Cód.: PSI13100L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Compreender o processo de desenvolvimento e as transformações que ocorrem ao longo da idade adulta e velhice;

Identificar os vários contextos e domínios de aplicação da psicogerontologia, focados nos idosos e/ou pessoas que com eles interagem;

Identificar os processos, determinantes e consequências das representações sobre o adulto e do idoso. Estas representações são intra e inter-individuais.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução
1.1. Antecedentes históricos da psicogerontologia;
1.2 A psicogerontologia enquanto disciplina científica: nível de explicação, domínios e objeto de estudo;
2. O adulto e o idoso;
2.1. Perspetivas clássicas
2.2. Perspetivas de desenvolvimento do ciclo de vida;
2.3. Abordagens empíricas;
2.4. Outros modelos do desenvolvimento no adulto e no idoso: Neugarten, Havighurst;
2.5. Abordagens do envelhecimento enquanto processo adaptativo: o modelo SOC
3. Representações do adulto e do idoso;
3.1. Idadismo, estereótipos e crenças sociais;
3.2. Relações intragrupos, intergrupos e apoio social;
4. Métodos e temas de investigação;
4.1. Considerações metodológicas e éticas no estudo do idoso;
4.2. Conceção da investigação
4.3. Sucesso no envelhecimento: funcionalidade, bem-estar subjetivo, autoestima e sabedoria;
4.4. Depressão e ansiedade face à morte em idosos;
4.5. Processamento da informação visual em idosos
4.6. Adesão à prescrição medicamentosa;
4.7. HIV e envelhecimento

Métodos de Ensino

Na parte teórica predominam técnicas expositivas com discussões orientadas. Na componente prática prevê-se a inclusão de exemplos demonstrativos e a discussão dos trabalhos dos alunos.
Os alunos em avaliação contínua devem realizar elaborar proposta de um projeto de investigação empírica em psicogerontologia (peso de 60%) bem como apresentar oralmente um instrumento/prova de avaliação psicológica adaptado para a população idosa (peso 40%)

Bibliografia

Baltes, P. B., & Baltes, M. M. (Eds.). (1990). Successful aging: Perspectives from the behavioral sciences. New York: Cambridge University Press.
Baltes, P.B. & Mayer, K.U. (1999). Berlin Aging Study – Aging from 70 to 100. Cambridge University Press. Dacey, J.S. & Travers, J.F. (2002). Human development across the lifespan. 5th ed., New York: McGraw-Hill.
Birren, J. & Schaie, K.W. (2001).Handbook of the Psychology of Aging, 5th ed. London: Academic Press.
Coleman, P. & O’Hanlon, A. (2004). Ageing and Development (Texts in Developmental Psychology). New York: Oxford University Press.
Diniz, A. M., & Amado, N. (in press). Procedures for successful data collection through psychological tests in the elderly. Psicologia: Reflexão e Crítica.
Klein, W. C. & Bloom, M. (1997). Successful aging, 3ªed., New York: Plenum Press.
Fernández-ballesteros, R. (ed.). (2000). Gerontologia Social. Madrid: Ed. Pirámide

Equipa Docente (2022/2023 )