2024

Psicologia do Desenvolvimento do Adulto e do Idoso

Nome: Psicologia do Desenvolvimento do Adulto e do Idoso
Cód.: PSI13098L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1. Conceptualizar o desenvolvimento, enquanto processo de transformação que ocorre ao longo de todo o ciclo vital.
2. Compreender os processos de desenvolvimento humano, de forma a ser capaz dos descrever e explicar.
3. Conhecer as transformações desenvolvimentais que ocorrem ao longo da idade adulta e velhice, através da reflexão em torno das teorias do desenvolvimento e do contacto com essas 2 etapas do ciclo de vida.
4. Relacionar as diferentes trajetórias desenvolvimentais com os fatores que influenciam a sua construção e com os contextos em que ocorrem.
5. Conceptualizar as relações entre desenvolvimento e bem-estar.

Conteúdos Programáticos

Em torno do conceito de desenvolvimento (Desenvolvimento ao longo do ciclo de vida/Desenvolvimento e contextos/Desenvolvimento e construção de trajetórias de vida/Desenvolvimento e bem estar/Questões metodológicas no estudo do desenvolvimento)
A adultez e a Velhice
O conceito de adultez e de velhice
O envelhecimento no contexto do desenvolvimento
Diferentes etapas e os processo de transição
As transformações físicas e a vivência do corpo
O desenvolvimento cognitivo
O desenvolvimento psicossocial (Erikson,Neugarten, Havighurst, Levinson, Baltes e McAdams) e os seus contextos (as relações amorosas e a conjugalidade /A parentalidade e as relações intergeracionais na família/As relações de amizade e as redes sociais/O trabalho, a reforma e a organização dos tempos livres).
Dos riscos do envelhecimento ao envelhecimento bem sucedido.
A última etapa do desenvolvimento: entre a revisão de vida e o enfrentar a morte pessoal

Métodos de Ensino

Nas aulas teóricas apresentam-se os quadros teóricos, utilizando-se o questionamento e a discussão crítica. Procura-se orientar o estudo autónomo dos alunos e que este parta da exploração dum conjunto de questões levantadas nas aulas. Nas aulas práticas utilizam-se metodologias mais participativas, que promovam competências para investigar e pensar sobre diferentes aspectos do desenvolvimento.
AVALIAÇÃO CONTÍNUA.Um trabalho de grupo sobre o Desenvolvimento e bem-estar com 2 etapas: uma conceptual (exploração bibliográfica do conceito de bem-estar associado ao desenvolvimento/recolha através de um questionário das representações de bem-estar na adultez e velhice) e uma de estudo de caso (entrevista a um adulto ou idoso), para caracterizar o seu desenvolvimento e bem-estar). (50%).Duas provas escritas (50%).
AVALIAÇÃO POR EXAME .Prova escrita e realização dum trabalho individual sobre o Desenvolvimento e bem-estar nestas duas fases do ciclo de vida(50%).

Avaliação

REGIME DE AVALIAÇÃO CONTÍNUA (pressupõe a participação mínima em 75% das aulas lecionadas)
Inclui duas componentes de avaliação, não podendo os alunos ter uma nota inferior a 9,5 em nenhuma das duas componentes. COMPONENTE 1 (50%) - prova escrita . COMPONENTE 2 (50%)- trabalho de grupo sobre o desenvolvimento e bem-estar ao longo da idade adulta, sua apresentação e discussão (75%) e participação num programa de promoção de competências e do desenvolvimento pessoal para estudantes universitários (25%). Para os estudantes, com regimes especiais, que não possam ter a assiduidade às aulas e queiram integrar o regime de avaliação contínua esta componente 2 passa a ser um trabalho individual, dentro da temática do trabalho de grupo, sem apresentação na aula. A classificação desta trabalho será a classificação final da componente 2. REGIME DE AVALIAÇÃO POR EXAME FINAL Prova escrita de avaliação , composta por duas partes, uma das quais de natureza mais prática. Esta parte da prova escrita

Bibliografia

Arnett, J. J. (2014). Emerging adulthood: The winding road from the late teens through the twenties (2nd Ed.). Oxford University Press.
Baltes, P. B., Lindenberger, U., & Staudinger, U. M. (2006). Life span theory in developmental psychology. In W. Damon & R. M. Lerner (Eds.), Handbook of child psychology: Vol. 1. (pp. 569–664). New York: Wiley.
Fonseca, A. M. (2004). Desenvolvimento humano e envelhecimento. Lisboa: Climepsi Editores.
Marchand, H. (2001). Temas de desenvolvimento psicológico do adulto e do idoso. Coimbra: Quarteto.
Marchand, H. (2005). A idade da sabedoria – Maturidade e envelhecimento. Porto: Ambar.
Papalia, D. E., Feldman, R. D., & Martorell, G. (2013). Desenvolvimento humano (12ª Ed.). Porto Alegre: McGraw-Hill.
Paúl, C. & Ribeiro, O. (Eds) (2012). Envelhecimento ativo. Lidel. Porto
Keyes, C; Shmotkin, D e Ryff, C ( 2002). Optimizing Well-Being: The Empirical Encounter of Two Traditions, Journal of Pers, and Social Psychol 82 (6),1007-1022.