2024

Psicologia da Saúde

Nome: Psicologia da Saúde
Cód.: PSI11125L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

No final desta unidade curricular, o discente deverá estar habilitado a:
- delimitar o campo teórico e de intervenção da psicologia da saúde
- compreender a evolução (e seus determinantes contextuais) do conceito de saúde e de doença, devendo ser capaz de articular estes conceitos com o paradigma biopsicossocial;
- reconhecer as principais controvérsias atuais na área da psicologia da saúde;
- conhecer os principais modelos preditivos do comportamento de saúde e de doença (incluindo modelos de auto-regulação);
- conhecer os principais modelos de mudança comportamental em situações de risco para a saúde.

Conteúdos Programáticos

1. Psicologia da saúde: objecto de estudo e principais modelos de cognição social dos comportamentos de saúde e de doença
1.1. Evolução dos conceitos de saúde e doença
1.2. O paradigma biopsicossocial
1.3. Comportamentos de saúde e de doença e seus determinantes
1.4. Determinantes da adesão terapêutica
1.5. Modelo de crenças de saúde
1.6. Modelo de comportamento planeado
1.7. Modelo de auto-regulação de Leventhal
2. Temas essenciais da psicologia da saúde
2.1. Stress
2.2. Comportamentos aditivos: tabagismo e alcoolismo
2.3. Dor crónica
2.4. Obesidade e desordens alimentares
2.5. Doença cardiovascular
2.6. Doença oncológica

Métodos de Ensino

AVALIAÇÃO CONTÍNUA
2 trabalhos de grupo
T1 Trabalho de grupo que consiste na apresentação de 1 artigo científico sobre uma temática relacionada com a psicologia da saúde. Esse artigo deverá ser apresentado em aula
T2 - grupo/júri que se encarrega de apresentar novas ideias, sugestões de investigação e pesquisa bibliográfica sobre outros aspetos não referidos no artigo apresentado. Este trabalho será também apresentado por escrito.
Cada grupo terá de estar nas duas situações de apresentação e júri.
Participação num trabalho de investigação PI
ponderação:
Avaliação continua = (25%)T1+(50%)T2 +(25%)PI
Todos os trabalhos terão de ser entregues por escrito. O trabalho de júri e de investigação terá um máximo de 10 páginas a dois espaços, em formato de artigo científico.

AVALIAÇÃO POR EXAME
A avaliação por Exame (incluindo exame de recurso e exame de época especial) será realizada através de:
Prova escrita sobre as temáticas estudadas e parte pratica sobre uma proposta de investigação.

Bibliografia

Blatt, S. J., & Blass, R. B. (1996). Relatedness and self-definition: A dialectic model of personality development. In G. G. Noam & K. W. Fischer (Eds.), Development and vulnerabilities in close relationships (pp. 309Ŕ338). Hillsdale, NJ: Erlbaum.
Bion, W. R. (1962). A Theory of Thinking. Int. J. Psycho-Anal, 43, 306-310. Coderch, J. (2010). La practica de la psicoterapia relacional. El modelo interactivo en el campo de la psicoanálisis. Madrid: Ágora Relacional
Fonagy, P.; Gergely, G.; Jurist, E. & Target, M. (2004). Affect Regulation, Mentalization, and the development of the Self. New York: Other Press.
Greenberg, J. & Mitchell, S. (2003). Relação de objecto na teoria psicanalítica. Lisboa: Climepsi Ed.
Maslow, A. (1968). Toward a psychology of being. New York, NY: Wiley.
Rogers, C. (1951). On becoming a person. Boston, MAR: Houghton Mifflin.

Equipa Docente (2023/2024 )