2024

Psicologia da Gravidez e da Parentalidade

Nome: Psicologia da Gravidez e da Parentalidade
Cód.: PSI11120L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

- Adquirir conhecimentos das várias perspectivas teóricas, modelos e dimensões sobre a gravidez e a parentalidade.
- Compreender a interdependência entre as vários dimensões que afectam a gravidez e a parentalidade.
- Compreender o impacto dos diferentes contextos na vivência da parentalidade.
- Refletir sobre o impacto dos estilos, estratégias e práticas parentais e da sua complexidade e multideterminação.
- Refletir sobre o papel do psicólogo no contexto da gravidez e parentalidade.
- Desenvolver competências de análise, reflexão e discussão crítica e fundamentada das temáticas teoricamente exploradas.

Conteúdos Programáticos

1. A TRANSIÇÃO PARA A PARENTALIDADE
O tempo da espera (O desejo de ter filhos /Transformações psicológicas da gravidez/A vinculação pré-natal)
O tempo do encontro com o bebé real
A transição para a parentalidade em situações de risco(gravidez de risco e prematuridade/Perturbações psicopatológicas e perdas e lutos durante a gravidez e puerpério/gravidez na adolescência e situações de risco relacional–HIV; toxicodependência ; reprodução assistida; deficiência)

2. A PARENTALIDADE
Dimensões e determinantes da parentalidade
A coparentalidade
A competência parental e os estilos parentais
A parentalidade positiva e parentalidade de risco
Contextos da parentalidade ( conjugalidade e família/Monoparentalidade , parentalidade em famílias reconstruídas e homoparentalidade/adopção )

3. AVALIAR E INTERVIR NA PARENTALIDADE (O papel do psicólogo e dos outros técnicos, na promoção das relação precoces /Programas para pais e futuros pais /Intervenções nos diferentes sistemas ecológicos)

Métodos de Ensino

Para promover a aquisição de conhecimentos é disponibilizado um conjunto de textos fundamentais. O enquadramento das temáticas é feito pelas docentes utilizando métodos expositivos, sendo usado o questionamento e a discussão crítica.
Os estudantes, em pequenos grupos, têm de aprofundar um tema, apresentando-o à turma, para discussão e reflexão crítica. Os alunos são orientados em pequenos grupos na construção destes trabalhos.
De modo mais indireto, as metodologias propostas permitem o desenvolvimento de competências de pesquisa, participação ativa e trabalho em grupo.

Regime de avaliação contínua:
trabalho de grupo de investigação teórica(50%)
prova escrita constituída por 10 questões, que serão dadas ao longo do semestre.Das 10 respostas entregues, são avaliadas 4 (2 escolhidas pelo próprio e 2 escolhidas pelas docentes).(50%)

Regime avaliação por exame :
trabalho individual sobre um dos temas do programa (50%)
prova escrita, sobre todos os conteúdos trabalhados nesta disciplina. (50%)

Bibliografia

Bayle, F e Martinet, S(2008). Perturbações da parentalidade. Lisboa:Climepsi Ed.
Belsky, J.e Jaffee,S.(2006).The multiple determinants of parenting. In D.Cicchetti,D.Cohen(eds). Developmental Psychopathology, (pp.38-77). N Y: John Wiley & Sons
Bornstein, M.(Ed). (2002). Handbook of Parenting . London: Lawrence Erlbaum associates, Publishers.
Canavarro, C.(2005). Psicologia da gravidez e da maternidade. Coimbra: Quarteto Editora.
Leal, I. (2005). Psicologia da gravidez e da parentalidade. Lisboa:Fim de Século
Luster,T.eOkagaki,L.(2005).Parenting.An ecological perspective.London: Lawrence Erbaum Assoc.
Franco,V. (2015).Paixão-dor-paixão: pathos, luto e melancolia no nascimento da criança com deficiência Rev. Latinoam. Psicopat. Fund., São Paulo, 18(2), 204-220
Pereira,D.eAlarcão,M.(2014).Parentalidade Minimamente Adequada:Contributos para a operacionalização do conceito. Análise Psicológica, 2(32),157-171

Equipa Docente (2023/2024 )