2024
Psicologia da Família
Nome: Psicologia da Família
Cód.: PSI11119L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Psicologia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
- Conhecer teorias e modelos epistemológicos subjacentes à psicologia da família
- Identificar e sistematiza o quadro de referência teórico da psicologia da família
- Compreender a família numa perspetiva sistémica
- Compreender e contextualiza a importância da família e da psicologia da família
- Compreender e conceptualiza os processos familiares tanto em termos grupais como individuais
- Refletir criticamente sobre diversas questões cujo denominador comum é a família.
- Observar e analisar situações no contexto familiar
- Caracterizar diferentes processos de intervenção familiar
- Identificar e sistematiza o quadro de referência teórico da psicologia da família
- Compreender a família numa perspetiva sistémica
- Compreender e contextualiza a importância da família e da psicologia da família
- Compreender e conceptualiza os processos familiares tanto em termos grupais como individuais
- Refletir criticamente sobre diversas questões cujo denominador comum é a família.
- Observar e analisar situações no contexto familiar
- Caracterizar diferentes processos de intervenção familiar
Conteúdos Programáticos
1. Enquadramento teórico: Bases epistemológicas
1.1. Teoria Geral dos Sistemas e cibernética
1.2. Noções sistémicas fundamentais
1.3. Mudança e evolução nos sistemas
1.4. A Pragmática da Comunicação Humana
2. A família numa perspetiva sistémica
2.1. Desenvolvimento familiar e Ciclo Vital da família
2.2. Avaliação do funcionamento Familiar
2.3. Intervenção com Famílias
1.1. Teoria Geral dos Sistemas e cibernética
1.2. Noções sistémicas fundamentais
1.3. Mudança e evolução nos sistemas
1.4. A Pragmática da Comunicação Humana
2. A família numa perspetiva sistémica
2.1. Desenvolvimento familiar e Ciclo Vital da família
2.2. Avaliação do funcionamento Familiar
2.3. Intervenção com Famílias
Métodos de Ensino
Aulas teóricas: preferencialmente expositivas.
Aulas práticas: com dinâmicas de grupo, trabalhos de reflexão de situações práticas e integração dos conteúdos expostos nas aulas teóricas.
Orientação tutorial: acompanhamento dos alunos e apoio ao trabalho autónomo.
Avaliação contínua:
a) trabalho escrito individual/ pares, de reflexão e integração dos conteúdos expostos nas aulas teóricas, visionamento e discussão de um filme (10%);
b) trabalho em grupo (2 a 3 alunos) a apresentar nas aulas práticas: Nos trabalhos a apresentar, os alunos deverão considerar os conteúdos da unidade curricular psicologia da família e aspetos relevantes no âmbito do estudo da família (25%); c) Realização de uma prova de frequência (65%).
Exame: prova escrita teórica (55%); b) prova escrita prática/trabalho (45%).
As aulas teóricas e práticas são obrigatórias (mínimo de presenças de 75%).
Aulas práticas: com dinâmicas de grupo, trabalhos de reflexão de situações práticas e integração dos conteúdos expostos nas aulas teóricas.
Orientação tutorial: acompanhamento dos alunos e apoio ao trabalho autónomo.
Avaliação contínua:
a) trabalho escrito individual/ pares, de reflexão e integração dos conteúdos expostos nas aulas teóricas, visionamento e discussão de um filme (10%);
b) trabalho em grupo (2 a 3 alunos) a apresentar nas aulas práticas: Nos trabalhos a apresentar, os alunos deverão considerar os conteúdos da unidade curricular psicologia da família e aspetos relevantes no âmbito do estudo da família (25%); c) Realização de uma prova de frequência (65%).
Exame: prova escrita teórica (55%); b) prova escrita prática/trabalho (45%).
As aulas teóricas e práticas são obrigatórias (mínimo de presenças de 75%).
Bibliografia
Alarcão, M.M. (2006) (des)Equilíbrios familiares. Coimbra, Quarteto Editora.
Barker, P. (2000) Fundamentos da terapia familiar. Lisboa, Climepsi Editores.
Butler, J. F. (2008): The Family Diagram and Genogram: Comparisons and Contrasts, The American Journal of Family Therapy, 36:3, 169-180.
Laftman, S. (2010). Family structure and childrens living conditions: A comparative study of 24 countries. Child Ind Res, 3, 127-147
Relvas, A. P. & Alarção M.M. (2002) Novas formas de família. Coimbra, Quarteto
Editora.
Watzlawick, P.; Beavin, J. & Jackson, D. (1993) Pragmática da comunicação humana: um estudo dos padrões, patologias e paradoxos da interacção. 9ª ed.. S. Paulo, Editora Cultrix.
Barker, P. (2000) Fundamentos da terapia familiar. Lisboa, Climepsi Editores.
Butler, J. F. (2008): The Family Diagram and Genogram: Comparisons and Contrasts, The American Journal of Family Therapy, 36:3, 169-180.
Laftman, S. (2010). Family structure and childrens living conditions: A comparative study of 24 countries. Child Ind Res, 3, 127-147
Relvas, A. P. & Alarção M.M. (2002) Novas formas de família. Coimbra, Quarteto
Editora.
Watzlawick, P.; Beavin, J. & Jackson, D. (1993) Pragmática da comunicação humana: um estudo dos padrões, patologias e paradoxos da interacção. 9ª ed.. S. Paulo, Editora Cultrix.
Equipa Docente (2023/2024 )
- Heldemerina Chimuma Domingos Samutelela Pires [responsável]