2024

Psicologia da Memória e da Linguagem

Nome: Psicologia da Memória e da Linguagem
Cód.: PSI11118L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objectivos gerais



  • Incentivar o interesse pela abordagem analítica no estudo dos processos mentais;

  • Fomentar nos estudantes o gosto pela investigação científica;

  • Desenvolver a reflexão crítica e metodológica;

  • Adquirir competências básicas de investigação experimental;


 


 


Objectivos específicos



  • Reconhecer a importância do estudo da      memória e da linguagem para a compreensão do ser humano e para os      diferentes domínios de aplicação da psicologia;

  • Conhecer a      arquitetura do sistema de memória humano e os seus processos, demonstrando      conhecimento sobre os principais modelos teóricos e evidências      experimentais;

  • Conhecer e compreender a especificidade      dos processos de tratamento da linguagem oral e da linguagem escrita;

  • Aplicar na prática os conhecimentos      teóricos adquiridos, a partir de três pontos principais: a) o      funcionamento destes processos na vida quotidiana; b) populações com perturbações      da memória e da linguagem; c) investigação.

Conteúdos Programáticos

I – Memória


1. O que é a memória?


2. Estrutura da memória


2.1.    Modelo Multi-Armazéns


2.1.1.  Memórias Sensoriais: Visual e Auditiva


2.1.2.  Memória a Curto Prazo


2.1.3.  Memória a Longo Prazo


2.2.    Modelo de Armazém Unitário


3. Memória de Trabalho


4. Sistemas de Memória a Longo Prazo


5. Aprendizagem, organização e esquecimento


6. Memória no quotidiano


 


II – Linguagem


1. O que é a linguagem?


2. A aquisição da linguagem


3. A linguagem falada


3.1.    O estímulo fala


3.2.    A perceção da fala


3.3.    O reconhecimento de palavras


3.4.    Modelos de compreensão e de produção da fala


4. A linguagem escrita


4.1.    Identificação de Palavras Escritas


4.1.1. Aprendizagem da Leitura


4.2.    Escrita de palavras


 

Métodos de Ensino

Nas sessões teórica-práticas apresentam-se e expõem-se os conteúdos programáticos e exercitam-se as competências necessárias à realização do trabalho prático, que implicará a apresentação e discussão de artigos por pequenos grupos de alunos, a recolha e análise de dados e a redação de um relatório de investigação.


As sessões de orientação tutorial destinam-se à supervisão do trabalho e ao esclarecimento de dúvidas.

Avaliação

A avaliação segue as normas em vigor na Universidade de Évora, de acordo com o estipulado no Regulamento Escolar Interno.


 


Regime de Avaliação Contínua


A avaliação contínua tem 3 componentes principais:



  • 1 prova de avaliação escrita, a realizar no fim do semestre, sobre toda a matéria leccionada nas aulas teóricas e nas aulas práticas, para demonstração da aprendizagem global;

  • 1 trabalho de grupo;

    • 2 elementos por grupo;

    • 3 componentes de avaliação:

      • Apresentação de um artigorelacionado com a investigação – a realizar  aula prática (6 valores):

        • O tempo de exposição não poderá exceder os 30 mins;

        • Como suporte à apresentação sugere-se a utilização de acetatos ou diapositivos (em Powerpoint) – 15/20

        • Critérios de avaliação:

          • 1. Estrutura e organização; 2. Rigor e clareza na exposição do enquadramento teórico do artigo, na identificação dos objectivos e das hipóteses, na descrição do método; na apresentação dos principais resultados, e respectivas conclusões; 3. Cumprimento do tempo disponível;





      • Realização de trabalho experimental (6 valores):

        • Recolha de dados (3 valores) – data de entrega: 13 de novembro

        • Análise de dados (3 valores)



      • Relatório de Investigação (8 valores):

        • Data limite de entrega: 12 de janeiro de 2015

        • Formatação:

          • Fonte: Times New Roman; Tamanho: 12; Espaçamento: 1½ (à excepção da secção Referências Bibliográficas, cujo espaçamento é simples); Margens: 2,5 (Superior, inferior, esquerda, direita) Alinhamento: Justificado;



        • Limite de páginas:  15.

        • Deve ter por base a bibliografia geral da disciplina complementadas pelas referências bibliográficas específicas, indicadas pela docente da disciplina;

        • Critérios de Avaliação:

          • 1. Resumo; 2. Introdução: enquadramento teórico; definição do objectivo/operacionalização do problema; definição de hipóteses; 3. Metodologia: amostra, material e procedimento; 6. Resultados 7. Discussão; 8. Referências bibliográficas e cumprimento das normas da American Psychologycal Association (APA).









  • presença em pelo menos 75% das aulas (ver 1. e 2., do art.º 6.º do  REI).


 


A nota final é a média ponderada das notas obtidas no teste escrito (60%) e no trabalho prático (40%), sendo a nota no TP a soma das notas obtidas nos três componentes de avaliação.


 


Regime de Avaliação Mista


 


O regime de avaliação mista implica:



  • 1 prova de avaliação escrita/exame, a realizar no fim do semestre, sobre toda a matéria leccionada nas aulas teóricas e nas aulas práticas, para demonstração da aprendizagem global;

  • um trabalho prático individual;

    • Resposta a 2 questões colocadas pela docente, sobre o tema do trabalho de investigação a ser desenvolvido no âmbito da disciplina;

      • as respostas às questões colocadas não poderão exceder 4 páginas A4 por questão, impressas com letra tamanho 12 a um espaço e meio entre linhas, mais a bibliografia consultada;

      • devem ter por base a bibliografia geral da disciplina e ser complementados pelas referências bibliográficas específicas, indicadas pela docente da disciplina;

      • data limite de entrega: 7 de janeiro de 2015;

      • 10 valores por questão;

      • Critérios de avaliação: 1. Resposta à directa e objectiva à questão; 2. Justificação da resposta; 3. Organização e estrutura; 4. Lista de referências bibliográficas; 5. Cumprimento das normas da American Psychologycal Association (APA); 6. Respeito pelo limite de páginas;

      • presença em pelo menos 75% das aulas (ver 1. e 2., do art.º 6.º do  REI);






 


A nota final é a média ponderada das notas obtidas na prova escrita/exame (80%) e no trabalho prático individual (20%).


                                


Datas das provas escritas/exames



  • Teste Escrito – 11 de dezembro de 2015 (no horário da aula)

  • Exame Final –  9 de Janeiro (das 10h00 às 12h00)

  • Exame de Recurso  - 27 de Janeiro (das 11h00 às 13h00)


 


Para aprovação na cadeira será exigida em todo e qualquer momento de avaliação uma nota mínima de 9,0 valores e uma média entre a componente teórica e a componente prática igual ou superior a 10 valores; os arredondamentos à unidade serão feitos apenas na ponderação da classificação final.


 


Alunos Trabalhadores Estudantes – a realização de um dos dois trabalhos práticos é obrigatória, estando estes alunos dispensados das presenças obrigatórias.


 


O não cumprimento de qualquer uma das condições acima referidas implicará a reprovação na cadeira.


 

Bibliografia

BIBLIOGRAFIA GERAL


 


BADDELEY, A. D. (2013) – Essentials of human memory (Classic Edition). U.K.: Psychology Press.


 


BADDELEY, A. D., EYSENCK, M. W. & ANDERSON, M. C. (2009) Memory. U.K.: Psychology Press.


 


DEHAENE, S. (2009). Reading in the Brain. Vicking Books.


 


EYSENCK, M. W. & KEANE, M. T. (2010) – Cognitive Psychology. A Student’s Handbook, 6th Ed. U.K.: Psychology Press.


 


HARLEY, T. (2007) – The Psychology of language: From data to theory, 3rd Ed.. U.K.: Psychology Press.


 


KANDEL, E. R. & SQUIRE, L. R. (2002). Memória: Da mente às moléculas. Lisboa: Porto Editora.


 


MALUF, M. R., & CARDOSO-MARTINS, C. (2013). Alfabetização no Século XXI: Como se aprende a ler e a escrever. Brasil: Penso Editora.


ISBN: 978-85-65848-70-1


 


MORAIS, J. (1997) – A Arte de Ler. A Psicologia Cognitiva da Leitura. Lisboa: Edições Cosmos, Colecção Ciências Cognitivas. Título da edição original: L’Art de Lire.


 


SNOWLING, E., HULME, C. & SEIDENBERG, M. (2005). The science of reading: A handbook. U.K.: Blackwell Publishing.


 


WARD, J. (2006). The student’s guide to Cognitive Neuroscience. U.K.: Psychology Press.


 


Será recomendada bibliografia específica para o trabalho prático


 


 


MATERIAL EXTRA


Ao longo do semestre serão aconselhadas referências bibliográficas específicas para cada tema.


 


Nas aulas teóricas serão apresentados slides disponibilizados on-line via Moodle. Os handouts não contém todos os conteúdos abordados em cada aula, mas serão úteis para acompanhar a exposição da matéria e para tomar apontamentos.


 


Existem recursos na net de grande utilidade. Alguns exemplos:


Equipa Docente (2023/2024 )