Psicologia da Memória e da Linguagem
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Objectivos gerais
- Incentivar o interesse pela abordagem analítica no estudo dos processos mentais;
- Fomentar nos estudantes o gosto pela investigação científica;
- Desenvolver a reflexão crítica e metodológica;
- Adquirir competências básicas de investigação experimental;
Objectivos específicos
- Reconhecer a importância do estudo da memória e da linguagem para a compreensão do ser humano e para os diferentes domínios de aplicação da psicologia;
- Conhecer a arquitetura do sistema de memória humano e os seus processos, demonstrando conhecimento sobre os principais modelos teóricos e evidências experimentais;
- Conhecer e compreender a especificidade dos processos de tratamento da linguagem oral e da linguagem escrita;
- Aplicar na prática os conhecimentos teóricos adquiridos, a partir de três pontos principais: a) o funcionamento destes processos na vida quotidiana; b) populações com perturbações da memória e da linguagem; c) investigação.
Conteúdos Programáticos
I – Memória
1. O que é a memória?
2. Estrutura da memória
2.1. Modelo Multi-Armazéns
2.1.1. Memórias Sensoriais: Visual e Auditiva
2.1.2. Memória a Curto Prazo
2.1.3. Memória a Longo Prazo
2.2. Modelo de Armazém Unitário
3. Memória de Trabalho
4. Sistemas de Memória a Longo Prazo
5. Aprendizagem, organização e esquecimento
6. Memória no quotidiano
II – Linguagem
1. O que é a linguagem?
2. A aquisição da linguagem
3. A linguagem falada
3.1. O estímulo fala
3.2. A perceção da fala
3.3. O reconhecimento de palavras
3.4. Modelos de compreensão e de produção da fala
4. A linguagem escrita
4.1. Identificação de Palavras Escritas
4.1.1. Aprendizagem da Leitura
4.2. Escrita de palavras
Métodos de Ensino
Nas sessões teórica-práticas apresentam-se e expõem-se os conteúdos programáticos e exercitam-se as competências necessárias à realização do trabalho prático, que implicará a apresentação e discussão de artigos por pequenos grupos de alunos, a recolha e análise de dados e a redação de um relatório de investigação.
As sessões de orientação tutorial destinam-se à supervisão do trabalho e ao esclarecimento de dúvidas.
Avaliação
A avaliação segue as normas em vigor na Universidade de Évora, de acordo com o estipulado no Regulamento Escolar Interno.
Regime de Avaliação Contínua
A avaliação contínua tem 3 componentes principais:
- 1 prova de avaliação escrita, a realizar no fim do semestre, sobre toda a matéria leccionada nas aulas teóricas e nas aulas práticas, para demonstração da aprendizagem global;
- 1 trabalho de grupo;
- 2 elementos por grupo;
- 3 componentes de avaliação:
- Apresentação de um artigorelacionado com a investigação – a realizar aula prática (6 valores):
- O tempo de exposição não poderá exceder os 30 mins;
- Como suporte à apresentação sugere-se a utilização de acetatos ou diapositivos (em Powerpoint) – 15/20
- Critérios de avaliação:
- 1. Estrutura e organização; 2. Rigor e clareza na exposição do enquadramento teórico do artigo, na identificação dos objectivos e das hipóteses, na descrição do método; na apresentação dos principais resultados, e respectivas conclusões; 3. Cumprimento do tempo disponível;
- Realização de trabalho experimental (6 valores):
- Recolha de dados (3 valores) – data de entrega: 13 de novembro
- Análise de dados (3 valores)
- Relatório de Investigação (8 valores):
- Data limite de entrega: 12 de janeiro de 2015
- Formatação:
- Fonte: Times New Roman; Tamanho: 12; Espaçamento: 1½ (à excepção da secção Referências Bibliográficas, cujo espaçamento é simples); Margens: 2,5 (Superior, inferior, esquerda, direita) Alinhamento: Justificado;
- Limite de páginas: 15.
- Deve ter por base a bibliografia geral da disciplina complementadas pelas referências bibliográficas específicas, indicadas pela docente da disciplina;
- Critérios de Avaliação:
- 1. Resumo; 2. Introdução: enquadramento teórico; definição do objectivo/operacionalização do problema; definição de hipóteses; 3. Metodologia: amostra, material e procedimento; 6. Resultados 7. Discussão; 8. Referências bibliográficas e cumprimento das normas da American Psychologycal Association (APA).
- Apresentação de um artigorelacionado com a investigação – a realizar aula prática (6 valores):
- presença em pelo menos 75% das aulas (ver 1. e 2., do art.º 6.º do REI).
A nota final é a média ponderada das notas obtidas no teste escrito (60%) e no trabalho prático (40%), sendo a nota no TP a soma das notas obtidas nos três componentes de avaliação.
Regime de Avaliação Mista
O regime de avaliação mista implica:
- 1 prova de avaliação escrita/exame, a realizar no fim do semestre, sobre toda a matéria leccionada nas aulas teóricas e nas aulas práticas, para demonstração da aprendizagem global;
- um trabalho prático individual;
- Resposta a 2 questões colocadas pela docente, sobre o tema do trabalho de investigação a ser desenvolvido no âmbito da disciplina;
- as respostas às questões colocadas não poderão exceder 4 páginas A4 por questão, impressas com letra tamanho 12 a um espaço e meio entre linhas, mais a bibliografia consultada;
- devem ter por base a bibliografia geral da disciplina e ser complementados pelas referências bibliográficas específicas, indicadas pela docente da disciplina;
- data limite de entrega: 7 de janeiro de 2015;
- 10 valores por questão;
- Critérios de avaliação: 1. Resposta à directa e objectiva à questão; 2. Justificação da resposta; 3. Organização e estrutura; 4. Lista de referências bibliográficas; 5. Cumprimento das normas da American Psychologycal Association (APA); 6. Respeito pelo limite de páginas;
- presença em pelo menos 75% das aulas (ver 1. e 2., do art.º 6.º do REI);
- Resposta a 2 questões colocadas pela docente, sobre o tema do trabalho de investigação a ser desenvolvido no âmbito da disciplina;
A nota final é a média ponderada das notas obtidas na prova escrita/exame (80%) e no trabalho prático individual (20%).
Datas das provas escritas/exames
- Teste Escrito – 11 de dezembro de 2015 (no horário da aula)
- Exame Final – 9 de Janeiro (das 10h00 às 12h00)
- Exame de Recurso - 27 de Janeiro (das 11h00 às 13h00)
Para aprovação na cadeira será exigida em todo e qualquer momento de avaliação uma nota mínima de 9,0 valores e uma média entre a componente teórica e a componente prática igual ou superior a 10 valores; os arredondamentos à unidade serão feitos apenas na ponderação da classificação final.
Alunos Trabalhadores Estudantes – a realização de um dos dois trabalhos práticos é obrigatória, estando estes alunos dispensados das presenças obrigatórias.
O não cumprimento de qualquer uma das condições acima referidas implicará a reprovação na cadeira.
Bibliografia
BIBLIOGRAFIA GERAL
BADDELEY, A. D. (2013) – Essentials of human memory (Classic Edition). U.K.: Psychology Press.
BADDELEY, A. D., EYSENCK, M. W. & ANDERSON, M. C. (2009) Memory. U.K.: Psychology Press.
DEHAENE, S. (2009). Reading in the Brain. Vicking Books.
EYSENCK, M. W. & KEANE, M. T. (2010) – Cognitive Psychology. A Student’s Handbook, 6th Ed. U.K.: Psychology Press.
HARLEY, T. (2007) – The Psychology of language: From data to theory, 3rd Ed.. U.K.: Psychology Press.
KANDEL, E. R. & SQUIRE, L. R. (2002). Memória: Da mente às moléculas. Lisboa: Porto Editora.
MALUF, M. R., & CARDOSO-MARTINS, C. (2013). Alfabetização no Século XXI: Como se aprende a ler e a escrever. Brasil: Penso Editora.
ISBN: 978-85-65848-70-1
MORAIS, J. (1997) – A Arte de Ler. A Psicologia Cognitiva da Leitura. Lisboa: Edições Cosmos, Colecção Ciências Cognitivas. Título da edição original: L’Art de Lire.
SNOWLING, E., HULME, C. & SEIDENBERG, M. (2005). The science of reading: A handbook. U.K.: Blackwell Publishing.
WARD, J. (2006). The student’s guide to Cognitive Neuroscience. U.K.: Psychology Press.
Será recomendada bibliografia específica para o trabalho prático
MATERIAL EXTRA
Ao longo do semestre serão aconselhadas referências bibliográficas específicas para cada tema.
Nas aulas teóricas serão apresentados slides disponibilizados on-line via Moodle. Os handouts não contém todos os conteúdos abordados em cada aula, mas serão úteis para acompanhar a exposição da matéria e para tomar apontamentos.
Existem recursos na net de grande utilidade. Alguns exemplos:
- na B-on estão acessíveis várias revistas internacionais que cobrem os temas abordados nesta disciplina;
- A Universidade de Alberta tem disponível on-line um dicionário de Psicologia Cognitiva, ferramenta extremamente útil para o esclarecimento e compreensão de alguns conceito: www.bcp.psych.ualberta.ca
- Alguns sites divulgam publicações, eventos, projectos… - Exemplos: www.cognitivepsychologyarena.com; www.cognitiveneurosciencearena.com; www.memoryarena.com; www.psycholinguisticsarena.com
Equipa Docente (2023/2024 )
- Isabel Maria Cabrita de Araújo Leite dos Santos Silva [responsável]