2024

Psicossociologia das Organizações

Nome: Psicossociologia das Organizações
Cód.: PSI11112L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

São objectivos de aprendizagem desta unidade curricular:


- Ampliar a compreensão dos aspectos psicossociológicos das organizações de trabalho;


- Promover o conhecimento e a compreensão do campo da Psicossociologia das Organizações;


- Ampliar o conhecimento das funções, tarefas e papéis dos psicólogos nas diversas organizações, e sua articulação com as outras actividades organizacionais, bem como sua integração na missão organizacional;


- Facilitar as atitudes positivas face ao trabalho de equipa e à cooperação em contextos organizacionais;


- Promover a predisposição para a integração do trabalho, enquanto actividade socialmente relevante, num itinerário de vida significativo.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução


1.1 Caracterização da Psicossociologia das Organizações


1.2 As organizações no mundo actual


 


2. A organização como máquina – a abordagem científica das organizações


2.1 A engenharia de tarefas e os perfis de funções


2.2 A adaptação dos trabalhadores ao trabalho


2.3. Recrutamento, seleção de pessoal e treino


 


3. A adaptação da organização aos trabalhadores – a Escola das Relações Humanas


3.1 A motivação para o trabalho e a satisfação organizacional


3.2. Stress no trabalho


3.3. A formação e a humanização do trabalho


 


4. A organização como sistema – a abordagem Sócio-técnica


4.1 A abordagem sistémica das organizações


4.2 A abordagem contingencial


4.3. Liderança e gestão


 


5. A organização como cultura


5.1 Cultura organizacional e identidade


5.2 Cultura organizacional, comunicação e liderança

Métodos de Ensino

Prevê-se a combinação de técnicas expositivas com técnicas de elaboração, nomeadamente trabalhos em grupo e exercícios individuais. Será favorecida a participação activa dos alunos nomeadamente através de discussões e debates.

Avaliação

A avaliação é realizada da seguinte forma:


a) Frequência de avaliação 1 (30%);


b) Frequência de avaliação 2 (30%);


c) Análise de 1 notícia publicada ao longo do ano lectivo, relacionável com os conteúdos da unidade curricular, apresentada oralmente (40%). Este trabalho é individual. A apresentação de cada notícia terá a participação expressa de três alunos não autores do trabalho em análise (animadores), devendo por isso, cada aluno que apresenta, assegurar a colaboração de três colegas como animadores dos trabalhos.


Os alunos que tenham uma classificação inferior a 7,5 valores em qualquer dos parâmetros deverão fazer exame final.


Em alternativa:



s nele consignadas.tabelecido no Regulamento Escolar Interno e salvo as devidas excepç



d) Exame final (100%). Esta modalidade obriga à frequência das aulas, teóricas e teórico-práticas, de acordo com o estabelecido no Regulamento Escolar Interno e salvo as exceções nele consignadas.

Bibliografia

Cunha, M. P., Rego, A., Cabral-Cardoso, C., Cunha, R. C., & Neves, P. (Orgs.) (2016). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão (8ª ed.). Lisboa: Editora RH.


 


Ferreira, J. M., Caetano, A., & Neves, J. (Coords.) (2011). Manual de Psicossociologia das Organizações. Lisboa: Escolar Editora.


 


Gomes, A. D.; Caetano, A., Keating & Cunha, M. P. (Coordenadores) (2000). Organizações em Transição: contributo da Psicologia do Trabalho e das Organizações. Coimbra: Imprensa da Universidade.


 


Gomes, A. D. (Coordenador) (2011). Psicologia das Organizações, do Trabalho e dos Recursos Humanos. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.


 


Gonçalves, S. (2014). Psicossociologia do Trabalho e das Organizações. Princípios e prática. Lisboa: Pactor.


 


Hofstede, G. (1997). Culturas e Organizações: compreender a nossa programação mental (tradução para a língua portuguesa). Lisboa: Edições Sílabo (original publicado em 1991).


 


Neves, A. L. (1998). Motivação para o Trabalho: dos conceitos às aplicações. Lisboa: Editora RH.


 


Rêgo, A (1997). Liderança nas Organizações: teoria e prática. Aveiro: Universidade de Aveiro.


 



Rêgo, A. (1999). Comunicação nas Organizações. Lisboa: Sílabo.

Equipa Docente (2023/2024 )