Psicossociologia das Organizações
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
São objectivos de aprendizagem desta unidade curricular:
- Ampliar a compreensão dos aspectos psicossociológicos das organizações de trabalho;
- Promover o conhecimento e a compreensão do campo da Psicossociologia das Organizações;
- Ampliar o conhecimento das funções, tarefas e papéis dos psicólogos nas diversas organizações, e sua articulação com as outras actividades organizacionais, bem como sua integração na missão organizacional;
- Facilitar as atitudes positivas face ao trabalho de equipa e à cooperação em contextos organizacionais;
- Promover a predisposição para a integração do trabalho, enquanto actividade socialmente relevante, num itinerário de vida significativo.
Conteúdos Programáticos
1. Introdução
1.1 Caracterização da Psicossociologia das Organizações
1.2 As organizações no mundo actual
2. A organização como máquina – a abordagem científica das organizações
2.1 A engenharia de tarefas e os perfis de funções
2.2 A adaptação dos trabalhadores ao trabalho
2.3. Recrutamento, seleção de pessoal e treino
3. A adaptação da organização aos trabalhadores – a Escola das Relações Humanas
3.1 A motivação para o trabalho e a satisfação organizacional
3.2. Stress no trabalho
3.3. A formação e a humanização do trabalho
4. A organização como sistema – a abordagem Sócio-técnica
4.1 A abordagem sistémica das organizações
4.2 A abordagem contingencial
4.3. Liderança e gestão
5. A organização como cultura
5.1 Cultura organizacional e identidade
5.2 Cultura organizacional, comunicação e liderança
Métodos de Ensino
Prevê-se a combinação de técnicas expositivas com técnicas de elaboração, nomeadamente trabalhos em grupo e exercícios individuais. Será favorecida a participação activa dos alunos nomeadamente através de discussões e debates.
Avaliação
A avaliação é realizada da seguinte forma:
a) Frequência de avaliação 1 (30%);
b) Frequência de avaliação 2 (30%);
c) Análise de 1 notícia publicada ao longo do ano lectivo, relacionável com os conteúdos da unidade curricular, apresentada oralmente (40%). Este trabalho é individual. A apresentação de cada notícia terá a participação expressa de três alunos não autores do trabalho em análise (animadores), devendo por isso, cada aluno que apresenta, assegurar a colaboração de três colegas como animadores dos trabalhos.
Os alunos que tenham uma classificação inferior a 7,5 valores em qualquer dos parâmetros deverão fazer exame final.
Em alternativa:
s nele consignadas.tabelecido no Regulamento Escolar Interno e salvo as devidas excepç
d) Exame final (100%). Esta modalidade obriga à frequência das aulas, teóricas e teórico-práticas, de acordo com o estabelecido no Regulamento Escolar Interno e salvo as exceções nele consignadas.
Bibliografia
Cunha, M. P., Rego, A., Cabral-Cardoso, C., Cunha, R. C., & Neves, P. (Orgs.) (2016). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão (8ª ed.). Lisboa: Editora RH.
Ferreira, J. M., Caetano, A., & Neves, J. (Coords.) (2011). Manual de Psicossociologia das Organizações. Lisboa: Escolar Editora.
Gomes, A. D.; Caetano, A., Keating & Cunha, M. P. (Coordenadores) (2000). Organizações em Transição: contributo da Psicologia do Trabalho e das Organizações. Coimbra: Imprensa da Universidade.
Gomes, A. D. (Coordenador) (2011). Psicologia das Organizações, do Trabalho e dos Recursos Humanos. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.
Gonçalves, S. (2014). Psicossociologia do Trabalho e das Organizações. Princípios e prática. Lisboa: Pactor.
Hofstede, G. (1997). Culturas e Organizações: compreender a nossa programação mental (tradução para a língua portuguesa). Lisboa: Edições Sílabo (original publicado em 1991).
Neves, A. L. (1998). Motivação para o Trabalho: dos conceitos às aplicações. Lisboa: Editora RH.
Rêgo, A (1997). Liderança nas Organizações: teoria e prática. Aveiro: Universidade de Aveiro.
Rêgo, A. (1999). Comunicação nas Organizações. Lisboa: Sílabo.
Equipa Docente (2023/2024 )
- Carla Sofia Carrilho Lopes Santarém Semedo [responsável]