2024

Psicometria

Nome: Psicometria
Cód.: PSI11105L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Nesta UC são abordados os conceitos fundamentais da área científica da Psicometria, nomeadamente as noções de precisão e validade, e faz-se uma referência aos principais testes psicológicos.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Como resultado do trabalho realizado nesta unidade curricular, o aluno deve:


Conhecer conceitos fundamentais da área científica da Psicometria, nomeadamente as noções de precisão e validade


Conhecer os principais tipos de testes psicológicos, as suas características psicométricas e as questões éticas inerentes à sua utilização


Conhecer os procedimentos técnicos necessários para a construção e adaptação de provas psicológicas, especificamente questionários


Conhecer os procedimentos necessários para testar as características psicométricas de uma prova psicológica


Conhecer os procedimentos de cotação de alguns testes


Conhecer a noção de normas de um teste e o processo de interpretação tendo por base a comparação dos resultados com os dados normativos

Conteúdos Programáticos

I - Conceitos fundamentais


 


1- Princípios essenciais da medida e definição de um teste psicológico


2- A precisão de um teste psicológico


2.1- A noção de precisão


2.2- A precisão teste-reteste


2.3- O coeficiente de bi-partição


2.4- A consistência interna


2.5- A precisão inter-cotadores


2.6- A precisão re-enquadrada: uma referência à teoria da generalizabilidade


2.7- O erro padrão da medida e a estimação intervalar de resultados verdadeiros


3- A validade de um teste psicológico


3-1- A noção de validade


3.2- Validade de constructo


3.3- Validade de conteúdo


3.4- Validade relativa a um critério


3-5- Relação entre precisão e validade


4- Resultados derivados, normas de um teste e interpretação


 


II - Aplicações: Os diferentes tipos de testes psicológicos


 


1- Questões éticas inerentes ao uso de testes psicológicos


2- Diferentes classificações dos testes psicológicos


3- Os testes de inteligência e de aptidão


3.1- As teorias factoriais de inteligência e as provas de factor geral e de aptidões específicas


3.2- A concepção de inteligência e as escalas de inteligência de Weschler


4- Os testes de personalidade


4.1- Os questionários: aspectos gerais


      4.1.1- Características gerais, tipos de questionários, tipos de formatos de itens, exemplos, vantagens e limitações, e questões psicométricas


4.2- A construção de questionários de personalidade


4.2.1- Diferentes passos no processo de construção


4.2.3- Exemplo da construção de um questionário


4.3- A adaptação de questionários de personalidade


4.3.1- Diferentes passos no processo de adaptação


4.3.2- Exemplo da adaptação de um questionário para a população portuguesa


       4.4- As escalas de avaliação de comportamentos


     4.4.1- Características gerais, exemplos, vantagens e limitações e questões psicométricas


       4.5- Os métodos projectivos


                    4.5.1- Características gerais, tipos, exemplos, vantagens e limitações e questões psicométricas

Métodos de Ensino

Nas aulas teóricas o docente apresentará os diversos tópicos do programa através de um metodologia de ensino expositivo.


As aulas práticas serão dedicadas à demonstração das características psicotécnicas de alguns testes (utilizando as ferramentas de análise estatística SPSS e AMOS ou LISREL), à realização e apresentação de trabalhos práticos, apresentação das características gerais de algumas provas psicológicas, à familiarização e observação de materiais de testes e à cotação e interpretação de alguns protocolos.

Avaliação

A avaliação da cadeira será feita através do sistema de avaliação mista, composta por duas componentes: prática (dois trabalhos) e teórica (um teste).


Trabalhos práticos:


O primeiro trabalho consiste na análise das características psicométricas de um teste e, o segundo, na realização de uma ficha técnica de um teste. Os dois trabalhos serão realizados em grupo. O primeiro trabalho será realizado em casa em dia a determinar pelos docentes e será entregue via e-mail. O segundo será preparado em casa e apresentado numa aula prática em data a definir pelos docentes.


Quociente de Avaliação: 20% + 25%.


Teste de avaliação:


O teste incluirá questões relativas à matéria leccionada nas aulas teóricas e nas aulas práticas.


Quociente de Avaliação: 55%


A nota mínima em cada uma dos 3 elementos de avaliação é de 8 valores.


A avaliação em época normal é composta pelos seguintes elementos:


1- Exame escrito sobre todos os temas leccionados nas aulas teóricas e práticas com a ponderação de 70%.


2- Componente prática obrigatória: o segundo trabalho proposto no sistema de avaliação contínua com uma ponderação de 30%. Pode ser realizado em grupo, e nesse caso deverá ser apresentado na data definida no regime de avaliação contínua ou pode ser realizado individualmente e ser entregue por escrito na data do exame de época normal.


No caso dos alunos não obterem aproveitamento na unidade curricular poderão realizar a avaliação em época de recurso. A avaliação de recurso é composta pelos mesmos elementos da avaliação em época normal. A avaliação em época especial é composta pelos mesmos elementos da avaliação em época de recurso. 

Bibliografia

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Equipa Docente (2023/2024 )