2024

Psicologia da Aprendizagem

Nome: Psicologia da Aprendizagem
Cód.: PSI11099L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Construção de conhecimento teórico e prático das principais teorias da aprendizagem humana, seus processos (cognitivos, afetivos, comportamentais) e aspetos diferenciais.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A disciplina de Psicologia da Aprendizagem integra o leque das disciplinas do Curso de Licenciatura em Psicologia da Universidade de Évora (1º Ciclo) sendo obrigatória. É ministrada no 1º semestre do 2º ano do curso tendo uma carga horária total de 156 h correspondente a 6 ECTS. Da totalidade da carga horária da disciplina 45h destinam-se à componente lectiva directa sendo que 22,5 correspondem a aulas teóricas, 22,5 a aulas práticas e 3h a orientação tutorial. As restantes horas destinam-se a trabalho autónomo dos estudantes.


            Esta disciplina centra-se em duas grandes vertentes. Uma relativa ao estudo das principais teorias no domínio da aprendizagem humana e nos conceitos teóricos subjacentes às mesmas. Outra, respeitante a alguns dos processos cognitivos, motivacionais e comportamentais intervenientes na aprendizagem. É privilegiada a contextualização e aplicação dos conteúdos leccionados abordando-se as relações entre aprendizagem, desenvolvimento, comportamento e educação.


Esta unidade curricular visa desenvolver um conjunto de competências que abrangem conhecimentos, capacidades e atitudes relacionadas com a compreensão da aprendizagem numa vertente científica e por relação com realidades vivenciadas e situadas nos diferentes espaços da vida dos indivíduos. De uma forma transversal, visa-se o desenvolvimento de competências que permitam a adopção por parte do estudante de um papel activo e reflexivo durante o seu próprio processo de aprendizagem.


Em síntese constituem-se como objectivos desta unidade curricular:



  • ·. Relacionar aprendizagem, desenvolvimento e educação.

  • Conhecer e compreender as teorias mais relevantes no domínio da aprendizagem.

  • Conhecer alguns dos processos mais importantes envolvidos na aprendizagem.

  • Aplicar os princípios das diferentes teorias.

  • · Analisar e reflectir sobre as complementaridades, implicações e limites dos diferentes modelos e constructos estudados.

  • · Integrar os conhecimentos adquiridos seleccionando os mais adequados a cada situação de promoção do desenvolvimento e da aprendizagem.

  • · Confrontar diferentes ideias e teorias sobre a aprendizagem.

  • · Reflectir sobre os seus próprios processos de aprendizagem e aprendizagens realizadas à luz das diversas teorias explicativas.

  • · Compreender a aprendizagem humana como construção de conhecimento e de significados sobre o mundo e sobre si próprio.

  • · Desenvolver hábitos de pesquisa e leitura crítica da informação.


 

Conteúdos Programáticos

1. Introdução


1.1. Definição de aprendizagem


1.2. Aprendizagem, desenvolvimento educação e ensino


2. Teorias Comportamentais da aprendizagem


2.1. Condicionamento Clássico


2.2.Condicionamento Operante


2.3. Aprendizagem Social ou Modelação


3. Teorias Cognitivas da Aprendizagem


3.1. Processamento de Informação


            3.2. Construtivismo Cognitivo de Piaget


3.3. Sócio-Contrutivismo de Vygotsky


4. Factores  e características individuais intervenientes na aprendizagem


            4.1. Estilos cognitivos e estilos de aprendizagem


4.2. Auto-conceito


4.3.Cognições motivacionais


5. Aprendizagem Centrada no Estudante


            5.1.Concepções e abordagens à aprendizagem


            5.2. Aprendizagem auto-regulada


            5.3. Estratégias cognitivas, metacognitivas e auto-regulação


6. Avaliação


 


 

Métodos de Ensino



Serão utilizados basicamente dois tipos de metodologias segundo o tipo de aulas em questão:


1)      Aulas teóricas: metodologia mais expositiva, fundamentada na teoria da aprendizagem verbal significativa de Ausubel para a aquisição de informações, ideias e relações entre os conceitos. Recurso a exemplos e interação através de debate guiado e brainstorming.


2)       Aulas práticas: metodologias de natureza mais ativa tais como realização de exercícios, análise de casos, excertos literários, filmes, role-playing ou simulações. Privilegia-se a utilização de conceitos, a sua compreensão, reflexão e a troca e debate de ideias.

Avaliação

AVALIAÇÃO CONTÍNUA: Cumprimento de 75% de presenças nas aulas teóricas e práticas. O estudante que não cumpra o número mínimo de frequência às aulas, apenas poderá ser avaliado na época de recurso, salvo situações dos estudantes em regimes especiais de frequência. Prova escrita individual (50%) e Trabalho de Grupo (50%). Caso um dos elementos da avaliação contínua tenha classificação abaixo de 8 valores, o(a) estudante transita para regime de avaliação final (Exame).
REGIME DE AVALIAÇÃO FINAL:Trabalho individual (50%) e prova escrita (50%). A obtenção de qualquer classificação inferior a 8 valores numa destas provas implica a não aprovação. ESTUDANTES REGIME ESPECIAL DE FREQUÊNCIA: contactar a docente nos primeiros 15 dias de aulas para programação do seu regime de avaliação ou 15 dias após a obtenção do respetivo regime especial de frequência. Aprovação: nota final mínima de 10 valores desde que em nenhuma das provas tenham menos de 8 valores.

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