2024

Métodos de Investigação em Psicologia

Nome: Métodos de Investigação em Psicologia
Cód.: PSI11098L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Visa-se a apresentação, discussão e exercitação de um conjunto de procedimentos, conceptualmente orientados, necessários à realização de um projeto de investigação em psicologia e à avaliação de investigações realizadas.


– Demonstra competências para realizar, com supervisão, uma revisão de literatura com vista à formulação e análise de um problema de investigação.


– Demonstra competências para reportar, com supervisão, características de participantes, de instrumentos e de procedimentos adequados à análise de um problema de investigação.


– Demonstra competências de conceção e redação de um projeto de investigação seguindo orientações específicas de um supervisor.


– Adquire uma atitude reflexiva, crítica e eticamente fundada, quanto à utilização dos métodos de investigação em psicologia.


- Realiza uma leitura crítica de relatórios de investigação em psicologia, com orientação de um supervisor.

Conteúdos Programáticos


  1. Introdução: O conhecimento científico, a sua produção, a sua classificação, a sua publicação, a sua indexação, a sua pesquisa, a sua síntese.

  2. Meta-análises, estudos bibliométricos e revisões de literatura.

  3. Etapas dos processos de investigação

  4. A formulação de problemas de investigação e as tipologias dos métodos da investigação em psicologia

  5. Enquadramento no conhecimento prévio

  6. Desenhos de investigação

  7. Medidas na investigação

  8. Construção e seleção de instrumentos

  9. Fontes de dados

  10. Recolha de dados

  11. Processamento de dados

  12. Interpretação

  13. Avaliação da investigação – análise crítica de relatórios de investigação

Métodos de Ensino

Aulas teóricas: apresentação estruturada de conteúdos


Aulas práticas: discussão orientada, exemplificação, demonstração e trabalhos em grupo.

Avaliação

Avaliação contínua:


1)      Atividades a realizar das aulas práticas, incluindo a sua preparação (50%)


2)      Revisão de literatura (tarefa a realizar em grupo e discutida com o docente – 25%)


3)      Avaliação de um relatório de investigação (tarefa a realizar em grupo e discutida com o docente – 25%)


 


Avaliação final:


                Prova de avaliação de conhecimentos (80%)


                Avaliação de um relatório de investigação ou realização de uma revisão de literatura (20%)

Bibliografia

Alferes, V. R. (1997). Investigação científica em psicologia: Teoria e prática. Coimbra: Almedina.


Almeida, L., & Freire, T. (2007). Metodologia da investigação em psicologia e educação (4a ed.). Braga: Psiquilíbrios.


Denzin, N. K. & Lincoln, Y. S. (2011). The SAGE Handbook of Qualitative Research (4th edition). London: SAGE. 


Garson, G. D. (2012). Sampling. Retrieved from http://www.statisticalassociates.com/


Shadish, W. R., Cook, T. D., & Campbell, D. T. (2001). Experimental and quasi-experimental designs for generalized causal inference. Boston, MA: Houghton Mifflin.


Silverman, D. (2010). Qualitative Research: Theory, method and practice (2nd edition). London: SAGE.

Equipa Docente (2023/2024 )