2024

Seminário de Desenvolvimento Pessoal e Académico

Nome: Seminário de Desenvolvimento Pessoal e Académico
Cód.: PSI11089L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Psicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Desenvolve competências pessoais, académicas e sociais facilitadoras da adaptação às novas exigências colocadas pela entrada na universidade.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem





A disciplina de Seminário de Desenvolvimento Pessoal e Académico integra o leque das disciplinas do Curso de Licenciatura em Psicologia da Universidade de Évora (1º Ciclo), sendo obrigatória. É ministrada no 1º semestre do 1º ano do curso tendo uma carga horária total de 156h correspondente a 6 ECTS. Da totalidade da carga horária da disciplina, 30h destinam-se à componente lectiva directa e 3h a orientação tutorial. As restantes horas destinam-se a trabalho autónomo dos estudantes.


Esta unidade curricular pretende constituir-se como um momento de reflexão e de aprendizagem facilitador da adaptação psicossocial e do sucesso académico dos estudantes que se inscrevem no 1º ano da Licenciatura em Psicologia.


Nos últimos anos, um conjunto considerável de estudos produziram conhecimento relevante sobre o desenvolvimento psicossocial dos estudantes bem como sobre a forma como estes aprendem e o impacto do contexto académico nas suas vivências e rendimento académico. A Universidade emerge como um contexto facilitador ou dificultador do desenvolvimento pessoal dos jovens da sua integração e do seu ajustamento pessoal (cognitivo e afectivo), social e académico. Assim, esta unidade curricular tem como objectivo central a facilitação da integração pessoal e académica dos estudantes na universidade nas várias dimensões destes processos.


Esta unidade curricular visa desenvolver nos estudantes competências pessoais e académicas facilitadoras da adaptação às exigências do ensino superior e à aprendizagem em contexto universitário de forma a possibilitar que os seguintes objectivos sejam atingidos:


 


- Saber lidar com os desafios que a experiência universitária traz, enquanto espaço de transição desenvolvimental e académica.


 


- Desenvolver hábitos de pesquisa e leitura crítica da informação.


 


- Reflectir sobre as suas concepções e processos de aprendizagem.


 


- Consciencializar-se das implicações das diversas formas de conceptualizar e abordar a aprendizagem.


 


- Utilizar estratégias profundas de aprendizagem.


 


- Aprofundar estratégias cognitivas, metacognitivas, afectivas, motivacionais e comportamentais facilitadoras da aprendizagem e do sucesso académico.


 


- Adquirir e desenvolver processos e estratégias de auto-regulação do aprender.

Conteúdos Programáticos

1. Integração na Universidade – fatores pessoais, sociais e académicos.

2. Conceções e abordagens do aprender e sua influência no processo de aprendizagem.

3. Fixação de objetivos e motivação.

4. Planeamento, organização e gestão do tempo

5. Estratégias cognitivas e metacognitivas de estudo e de aprendizagem.

6. Gestão e monitorização de emoções/sentimentos académicos no processo de aprendizagem.

7. Autorregulação do processo de aprendizagem – fases, componentes e estratégias.

Métodos de Ensino



As temáticas abordadas ao longo do Seminário de Desenvolvimento Pessoal e Académico apresentam uma componente prática acompanhada da respectiva fundamentação teórica.


Utilizam-se fundamentalmente metodologias activas e reflexivas baseadas em exercícios e debates a partir de diversos estímulos e fontes (e.g., textos, situações de role-playing, vídeos). Pretende-se partir das vivências e experiências dos estudantes para os conduzir gradualmente à construção de competências adaptativas que contribuam para enfrentar com sucesso o seu percurso académico e o acesso à futura profissão de psicólogo.

Avaliação

Assiduidade: O regime de avaliação contínua obrigatoriedade de 75% de presenças nas aulas salvo direito a regime especial de frequência. O estudante que não cumpra o número mínimo de frequência às aulas, apenas poderá ser avaliado na época de recurso, salvo situações dos estudantes em regimes especiais de frequência
Avaliação contínua: dois trabalhos individuais. Trabalho individual 1 - 30% Relatório síntese sobre cada um dos conteúdos programáticos. Trabalho individual 2 – 70% Relatório síntese sobre cada um dos conteúdos programáticos. Ambos os trabalhos sustentados em fundamentação teórica e com reflexão global final.
Regime de avaliação final – exame: Dois trabalhos individuais idênticos aos mencionados na avaliação contínua.
Consideram-se aprovados(as) os(as) alunos(as) cuja classificação final seja igual ou superior a 10 valores. A obtenção de qualquer classificação inferior a 8 valores num dos trabalhos implica a não aprovação no regime de avaliação contínua ou no regime de exam

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Equipa Docente (2023/2024 )