2024

Biologia-Neuro-Endócrina

Nome: Biologia-Neuro-Endócrina
Cód.: BIO11090L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências Biológicas

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Evidenciar os principais tópicos anatómicos e funcionais inerentes ao sistema nervoso humano, desde a componente celular – os neurónios – até aos tecidos e órgãos (encéfalo, medula espinal), focando também na interrelação com os sistema neuro-endócrino (hormonal) ao nível do hipotálamo e de algumas glândulas corporais (supra-renal, tiróide, pâncreas e gónadas). Esta UC faz também interligação das matérias da Biologia Celular e Hereditária (1º ano, 1º semestre) com as matérias da Neuropsicologia (2º ano, 3º semestre). Na parte prática são leccionados os tópicos fundamentais de Primatologia dando a conhecer os principais passos evolutivos de desenvolvimento psicomotor e de organização social típicos dos Primatas hominídeos que precedem a espécie humana.

Conteúdos Programáticos

Biologia neuro-endócrina: A base física da função neuronal; Células do sistema nervoso; Transmissão dos sinais entre neurónios; Polarização da membrana; Transmissão sináptica; Neurotransmissores; Organização Geral do Sistema Nervoso; Sistema nervoso central: estrutura e funcionamento; Sistema nervoso periférico; Nervos cranianos e raquidianos; Mecanismos secretores; Neurotransmissores e hormonas; Composição química das hormonas; Circuitos endócrinos; Receptores hormonais; Sistema neuro-endócrino; O controlo hipotalâmico da adeno-hipófise; Efeitos fisiológicos das hormonas; Hormonas metabólicas e de desenvolvimento; Hormonas da reprodução.
PRIMATOLOGIA: Aprendizagem em Primatas hominídeos; Organização social de Primatas hominídeos. Visionamento de filmes e documentários; assistência a palestras convidadas.

Métodos de Ensino

Exposição de alguns conceitos básicos em Biologia e Neurobiologia. Leitura e análise de artigos de científicos. Utilização do Moodle e mailing list para comunicação de informação (aulas e materiais didáticos de suporte) e contactos.

Dois métodos de avaliação:
Regime de avaliação continua: Dois testes teóricos (um a meio e outro no final do semestre), classificados de 0-20 valores, e em que cada um vale 50% da classificação final;
Regime de avaliação final : Um exame final, classificado de 0-20 valores. A média mínima final exigida para aprovação é de 10 valores, em que a classificação mínima estabelecida para cada teste é de 8 valores. Os alunos que não obtiveram aprovação na época normal de avaliação disporão ainda de um exame final (teórico e prático) em época de recurso.

Bibliografia

- “An introduction to Neuroendocrinology” (Cambridge Univ. Press, 2009): http://ebooks.cambridge.org/ebook.jsf?bid=CBO9780511623264
- “Introduction to Neuroscience” (MIT): http://ocw.mit.edu/courses/brain-and-cognitive-sciences/9-01-introduction-to-neuroscience-fall-2007/index.htm
- “Fundamentals of Neuroscience” (Harvard Univ. Press): https://www.mcb80x.org

[Haverá informação avulsa (textos, artigos, imagens) que ficará disponível no Moodle]