2024

Ensemble III

Nome: Ensemble III
Cód.: MUS12980L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Música

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

O programa visa a aquisição de competências na área da execução, explicação (ou transmissão) e ensino
de temas de jazz e dos vários estilos, desde o aparecimento do jazz no princípio do Séc. XX. O aluno
tomará conhecimento dos vários estilos através de um programa que tem como fundamento a evolução
cronológica do jazz. Deste modo o aluno pode igualmente praticar as suas competências de improvisação
e técnica adquiridas nas aulas de instrumento uma vez que a complexidade vai aumentando ao longo dos
semestres em paralelo com estas aulas.
A criatividade e a capacidade de comunicar ideias é igualmente estimulado através da obrigatoriedade do
aluno produzir arranjos para o seu ensemble e instruir (liderar) os colegas.

Conteúdos Programáticos

Bebop, Thelonious Monk (New York anos 40)
– Yardbird Suite
– Cherokee
– Billies Bounce
– Now’s The Time
– Blues For Alice
– Donna Lee
– Rhythm-A-Ning (Monk)
– Misterioso (Monk - blues)
– ‘Round About Midnight
– Just Friends
– Lady Bird
Cool (New York anos 50)/West Coast (L.A anos 50)/Third-Stream/”Lennie Tristano style” (New
York/Chicago anos 50).
– Boplicity
– Jeru
– All The Things You Are
– Lido Road
– Walkin’ Shoes
– Take Five
– Blue Rondo a la Turk
– Early Autumn
– Popo (Shorty Rodgers)
– Crosscurrent (Tristano)
– Palo Alto (Bill Evans/Lee Konitz)
– Vendome (Modern Jazz Quartet)
Jazz Modal (finais anos 50)
– Milestones
– So What
– Flamenco Sketches
– All Blues
– Freddie Freeloader
– Mode For Joe (Joe Henderson)
– My Favourite Things (versão Coltrane)
– Naima
– Little Sunflower

Nota: a lista é apenas sugestivo. É possível escolher outros temas.

Métodos de Ensino

– Definir reportório de acordo com os conteúdos programáticos do semestre em parceria com os alunos.
– Cada aluno deve produzir um arranjo completo para o seu ensemble, estilisticamente de acordo com os
conteúdos programáticos.
– Trabalho (ensaiar) com base nos arranjos produzidos e experimentação de soluções musicais
alternativas.
– Discussão e prática de solos improvisados estilisticamente coerentes com os conteúdos programáticos.
– Como lidar com erros em tempo real através de experiências.
– Como liderar um grupo de jazz: cada aluno lidera o ensemble. O aluno deve ser capaz de explicar e
transmitir as suas ideias musicais.
Avaliação:
Em grupo:
– Execução do tema.
– Manutenção da forma.
– Dinâmica de grupo.
– Interação entre alunos.
Individualmente:
– Som e afinação.
– Interpretação rítmica, articulação e fraseado.
– Manutenção da forma.
– Comunicação.
– Coerência estilística.
– Presença em palco e atitude perante o erro.

Bibliografia

N/D. (1988). The Real Book. (N/D, Ed.) (5th ed., p. 512). S/L: N/D.
N/D. (n.d.). The Real Book: All New Volume II. (N/D, Ed.) (p. 422). S/L: N/D.
N/D. (n.d.). The Real Book: All New Volume III. (N/D, Ed.) (p. 366). S/L: N/D.
Sher, C., & Bauer, B. (Eds.). (1988). The New Real Book (p. 453). Petaluma: Sher Music Co.
Sher, C., & Bauer, B. (Eds.). (1991). The New Real Book: Volume II (p. 497). Petaluma: Sher Music Co.
Sher, C., & Bob, B. (Eds.). (1995). The New Real Book: Volume 3 (p. 448). Petaluma: Sher Music Co.

Equipa Docente (2023/2024 )