2024

Instrumento Principal III

Nome: Instrumento Principal III
Cód.: MUS12962L
12 ECTS
Duração: 15 semanas/312 horas
Área Científica: Música

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Fomentar o desempenho artístico do estudante, no seguimento do trabalho efetuado nas UC's Instrumento Principal I e II, desenvolvendo as suas aptidões:
a) cognitiva (assimilação textual da partitura e análise com vista à performance);
b) musical/expressiva (com particular ênfase em: fraseio, condução melódica; variabilidade dinâmica);
c) técnica (eficácia no controlo de particularidades de funcionamento do instrumento do estudante em função dos objetivos interpretativos requeridos pelos repertórios em estudo);
d) comunicativa (gestão da ansiedade na performance).

Desenvolver o conhecimento teórico e prático de repertórios relevantes (cfr. Pré-Românticos e Contemporâneos), aprofundando noções de adequação estilística na sua abordagem.
Estimular uma consciência multidisciplinar da interpretação musical.
Desenvolver estratégias de trabalho autónomo e responsável.
Projetar ações de valorização, apresentação pública e comunicação no domínio da prática
instrumental/vocal.

Conteúdos Programáticos

Estudo (e subsequente apresentação pública) de obras específicas do repertório instrumental/vocal, excluindo excertos de orquestra; o programa individual será definido pelo docente para cada estudante no início do semestre, em função das aptitudes específicas, do grau de desenvolvimento e da maturidade técnico-artística deste último, e tendo em consideração o trabalho efetuado nas UC's Instrumento Principal I e II.

Organização de atividades complementares (seminários temáticos, apresentações públicas, projetos de valorização, comunicação e extensão), quando pertinente.

Revisão de bibliografia específica.

Métodos de Ensino

Definição, pelo docente, do programa individual e da bibliografia específica, em função das especificidades de cada aluno.

Aulas individuais baseadas numa tipologia de ensino interativa, incluindo comentários, exemplificação, indicações, feedback, reforço, práticas de avaliação formativa e de autoavaliação, indicação circunstanciada do trabalho individual a realizar até à aula seguinte e definição antecipada do respetivo plano.

Organização de atividades complementares (audições, seminários, masterclasses).

Avaliação
a) ponderação de parâmetros de avaliação contínua (participação, assiduidade, desempenho, progressão) — 40%;
b) prova pública perante um júri: performance de cerca de 35 minutos de duração com, no mínimo, 3 peças contrastantes, sendo 1 composta nos últimos 80 anos, excluindo a apresentação de excertos de orquestra; não deverão ser executadas as repetições indicadas nas obras apresentadas; parte do programa deverá ser interpretado de memória — 60%.

Bibliografia

Bibliografia específica definida no início do semestre pelo docente em função do programa individual de trabalho estabelecido para cada aluno.
Partituras várias.
Brown, C. (2002). Classical and romantic performing practice 1750-1900. Oxford: OUP.
Dunsby, J. (1995). Performing Music: Shared concerns. Oxford: Clarendon Press.
Godlovitch, S. (1998). Musical performance: a philosophical study. London: Routledge.
Howell, T. (1992). “Analysis and Performance: The search for middleground” in Companion to Contemporary Musical Thought (ed. John Paynter). London, New York: Routledge. 692-714.
Read, G. (1993). Compendium of Modern Instrumental Techniques. Westport: Greenwood Press.
Rink, J. (ed.) (2003). Musical Performance: A Guide to Understanding. Cambridge: CUP.
Rink, J. (ed.) (2005). The Practice of Performance: Studies in Musical Interpretation. Cambridge: CUP.
Wilson, G. D. (2002). Psychology for Performing Artists. London: Whurr Publishers.