2023

Instrumento Principal II

Nome: Instrumento Principal II
Cód.: MUS12961L
12 ECTS
Duração: 15 semanas/312 horas
Área Científica: Música

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Fomentar o desempenho artístico do estudante, no seguimento do trabalho efetuado na UC Instrumento Principal I, desenvolvendo as suas aptidões:
a) cognitiva (leitura da partitura e contextualização histórica dos repertórios em estudo);
b) musical/expressiva (com particular ênfase no sentido rítmico e agógica);
c) técnica (conhecimento de particularidades de funcionamento do instrumento do estudante em função dos objetivos interpretativos requeridos pelos repertórios em estudo);
d) comunicativa (aspetos extra-musicais da performance: conduta pessoal).

Desenvolver o conhecimento teórico e prático de repertórios relevantes (cfr. Clássicos e Contemporâneos), aprofundando noções de adequação estilística.
Estimular uma consciência multidisciplinar da interpretação musical.
Desenvolver estratégias de trabalho autónomo e responsável.
Projetar ações de valorização, apresentação pública e comunicação no domínio da prática
instrumental/vocal.

Conteúdos Programáticos

Estudo (e subsequente apresentação pública) de obras específicas do repertório instrumental/vocal, excluindo excertos de orquestra; o programa individual será definido pelo docente para cada estudante no início do semestre, em função das aptitudes específicas, do grau de desenvolvimento e da maturidade técnico-artística deste último, e tendo em consideração o trabalho efetuado na UC Instrumento Principal I.

Organização de atividades complementares (seminários temáticos, apresentações públicas, projetos de valorização, comunicação e extensão), quando pertinente.

Revisão de bibliografia específica.

Métodos de Ensino

Definição, pelo docente, do programa individual e da bibliografia específica, em função das especificidades de cada aluno.

Aulas individuais baseadas numa tipologia de ensino interativa, incluindo comentários, exemplificação, indicações, feedback, reforço, práticas de avaliação formativa e de autoavaliação, indicação circunstanciada do trabalho individual a realizar até à aula seguinte e definição antecipada do respetivo plano.

Organização de atividades complementares (audições, seminários, masterclasses).

Avaliação
a) ponderação de parâmetros de avaliação contínua (participação, assiduidade, desempenho, progressão) — 40%;
b) prova pública perante um júri: performance de cerca de 30 minutos de duração com um mínimo 2 peças contrastantes, sendo 1 composta nos últimos 80 anos, excluindo a apresentação de excertos de orquestra; não deverão ser executadas as repetições indicadas nas obras apresentadas — 60%.

Bibliografia

Bibliografia específica definida no início do semestre pelo docente em função do programa individual de trabalho estabelecido para cada aluno.
Partituras várias.
Brown, C. (2002). Classical and romantic performing practice 1750-1900. Oxford: OUP.
Burton, A. (ed.) (2009). A performer’s guide to music of the Classical period. Londres: ABRSM.
Klickstein, G. (2009). The musician’s way: a guide to practice, performance and wellness. New York: Oxford University Press.
Lieberman, J. L. (1991). You are your instrument: the definitive musician’s guide to practice and performance.
Marshall, R. L. (2003). Eighteenth-century keyboard music. New York: Routledge.
Read, G. (1993). Compendium of Modern Instrumental Techniques. Westport: Greenwood Press.
Rink, J. (ed.) (2003). Musical Performance: A Guide to Understanding. Cambridge: CUP.
Viret, J. (2010). “Rythme et interprétation: Le tempo rubato” in J.P. Armengaud (ed.). Vers une musicologie de l’interprétation. Paris: L’Harmattan.