2024

Gestão e Manutenção Industrial

Nome: Gestão e Manutenção Industrial
Cód.: GES13014L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Gestão

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Esta unidade curricular tem por objectivo fundamental apresentar os conceitos e ferramentas essenciais para o estabelecimento efectivo de uma gestão da manutenção integrada nas operações de uma organização. A unidade curricular deve capacitar os estudantes para:
- Compreender a importância de uma gestão eficiente da manutenção na disponibilidade, capacidade produtiva e consequente competitividade de uma organização;
- Diagnosticar o tipo de falha ou ruína de um componente e estabelecer um procedimento conducente à determinação das suas causas raiz e consequências;
- Estimar e orçamentar os custos de materiais e serviços de manutenção e segurança;
- Planear e controlar a execução de operações de manutenção industrial e segurança;
- Definir metodologias para a tomada de decisões de manutenção preventiva ou correctiva fundamentadas e optimizadas, numa perspectiva de melhoria contínua.
- Estabelecer planos de manutenção industrial otimizando o trade-off ao nível de disponibilidade-custo.

Conteúdos Programáticos

1. Conceitos e sistemas de manutenção industrial
Manutenção corretiva, preventiva, indicadores globais de eficiência, TPM, RCM, controlo de condição.
2. Métodos de análise de falhas
Introdução aos fenómenos físicos de degradação e ruína. Lógica e relações causa-efeito na análise de falhas e estabelecimento de diagramas causa-efeito (Ishikawa, 5 whys), RCA, FTA, FMEA.
3. A Manutenção assente na fiabilidade
Fiabilidade de sistemas, falhas dependentes e por causas comuns. Modelos probabilísticos. FMECA, DoE.
4. Planeamento e controlo em manutenção
Manutenção centrada na competitividade da organização. Métodos de planeamento e controlo de projetos (PERT e CPM), gestão de inventário, estimativa de custos de manutenção e sua orçamentação.
5. Estabelecimento de planos de manutenção
Estratégias de otimização de decisões de manutenção, intervalos ótimos de substituição, minimização de custos de funcionamento, maximização da disponibilidade. Software de apoio à gestão da manutenção.

Métodos de Ensino

O curso será ministrado em aulas teórico-práticas semanais. Nestas aulas será feita a apresentação de conceitos, a explicação de métodos e a resolução de exercícios aplicados à gestão e manutenção industrial. Para além disso, serão discutidos casos práticos.
O regime de avaliação contínua é composto por duas provas escritas, uma sensivelmente a meio do semestre e outra no final do semestre, que inclui a avaliação todos os tópicos lecionados, e por um trabalho de grupo que consiste no desenvolvimento de um plano de manutenção industrial.
O regime de exame é composto por uma prova escrita que inclui a avaliação de todos os tópicos lecionados e por um trabalho individual sobre o desenvolvimento de um plano de manutenção industrial.
No regime de avaliação contínua a nota final resulta da seguinte ponderação: 20% trabalho + 30% 1ª prova escrita + 50% 2ª prova escrita. No regime de exame a nota final é dada pela seguinte ponderação: 20% trabalho + 80% prova escrita.

Bibliografia

Dhilon, B.S., 2002. Engireering Maintenance - A modern approach, CRC Press.
Jardine, A. K. S. and Tsang, A. H. C., 2013. Maintenance, replacement, and reliability - Theory and applications, 2nd edition, CRC Press.
Amaral, F. D., 2016, Gestão da Manutenção na Indústria, Lidel.
Kelly, A., 2006. Maintenance Systems and Documentation, Elsevier.
Dowling, N. E., 2012. Mechanical Behavior of Materials: Engineering methods for deformation, fracture and fatigue, 4th edition, Prentice-Hall.
Ross, S. M., 2010. Introduction to Probability Models, 10th Edition, Academic Press.
Theory and software documentation: http://www.weibull.com/; https://www.reliasoft.com/

Equipa Docente (2023/2024 )