2024

Projecto de Comunicação avançado I

Nome: Projecto de Comunicação avançado I
Cód.: VIS12861L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Design

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

O objectivo da UC é fornecer referências teóricas e práticas no âmbito do design de comunicação com incidência na vertente multimédia, nomeadamente na criação de identidades digitais, com base em critérios funcionais e estéticos em função do utilizador.
Estimular a analise e o espirito critico de identidades digitais.
Explorar as capacidades de conceptualização e de aplicação dos princípios de design a identidades digitais.
Potenciar os estímulos criativos e a capacidade de argumentação nos contexto de projectos digitais. Dotar o aluno de capacidades que lhe permitam dar uma resposta a um nível intermédio no âmbito da criação de uma identidade visual digital e na integração desta com um projecto de Design de comunicação.

Conteúdos Programáticos

1. Estudos de caso de identidades digitais e projectos de comunicação digitais.
2. Briefing de exercício projectual de design de comunicação para identidade visual digital.
3. Exercício projectual de construção de identidade digital de expressão web, num contexto de design de comunicação:
Elaboração de Auditoria a identidade digital.
Criação de identidade digital.
Estruturação de design de identidade digital.
Exploração de aplicações da identidade digital.
4. Apresentação de exercício projectual com exposição Oral.

Métodos de Ensino

Será promovida a investigação e o recurso a metodologias projectais. As aulas decorrem num formato expositivo de debate e partilha de informação. A avaliação é contínua com avaliações intermédias e, no final do semestre a avaliação final em modelo de Júri.
 
AVALIAÇÃO

Na avaliação de ÉPOCA NORMAL os alunos podem optar por um dos dois regimes: Avaliação Contínua ou Final.

1. REGIME DE AVALIAÇÃO CONTÍNUA 

Componentes de avaliação:
a) Participação nas aulas: 20%;
b) Trabalho desenvolvido durante o período de aulas com o acompanhamento do docente, que deverá ser submetido, pelo menos, a uma avaliação periódica com divulgação pública das classificações: 40 %;
c) Apresentação e defesa do trabalho desenvolvido durante as aulas, que ocorre no período de "Avaliações Época Normal": 40%.


2. REGIME DE AVALIAÇÃO FINAL

a) Trabalho desenvolvido durante o período das aulas com o acompanhamento do docente: 40%;
b) Realização de prova com base nos conteúdos leccionados: 60%.

Bibliografia

HELLER, Steven ; ANDERSON, Gail (2016). The Graphic Design Idea Book: Inspiration from 50 Masters. Inglaterra: Laurence King Publishing
TOLLEY, Stuart (2016). Min: The New Simplicity in Graphic Design. Inglaterra: Thames & Hudson
AIREY, David (2012). Work for Money, Design for Love: Answers to the Most Frequently Asked Questions About Starting and Running a Successful Design Business. Publisher: New Riders
ARBESMAN, Samuel . (2016). Overcomplicated: Technology at the Limits of Comprehension Publisher: Current
ARTPOWER (2009). Corporate Identity. Barcelona: Index Book, SL.
MINAMIYAMA, Hiro (2007). World Branding. Corte Madera: Gingko Press Inc.
MONO (2004). Branding From Brief to Finished Solution. Switzerland: Rotovision SA.
IDN PRO (2003). Examining the visual culture of corporate identity. Wanchai: Systems Design Limited.

Equipa Docente (2023/2024 )