2023

Design de Embalagens

Nome: Design de Embalagens
Cód.: VIS12837L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Design

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objectivos Gerais:
As aulas têm por objectivo fornecer referências teórico-práticas no âmbito do Design de Comunicação incidindo no Design de Embalagem, pela construção de uma Embalagem ou de um Paper Toys explorando estímulos empíricos no âmbito da percepção visual associada a esta disciplina. Pretende-se desenvolver: capacidades de investigação, análise e sentido crítico; domínio da concepção do Projecto baseado em critérios funcionais e estéticos; desenvolver as várias fases metodológicas do Projecto com base em conceitos bem definidos, sustentados pela investigação dos factores de ordem social, éticos, económicos, ecológicos, culturais e funcionais.
Objectivos Específicos:
Dinamizar a capacidade de exploração gráfica sobre o ponto de vista bidimensional e tridimensional; estimular a investigação e a optimização de técnicas de reprodução gráfica. O aluno terá que ficar dotado de capacidades que lhe permitam dar uma resposta profissional na concepção de uma Embalagem ou Paper Toys.

Conteúdos Programáticos

1. História do Design de Embalagem: Evolução da embalagem Importância do marketing
Nichos de mercado
Marcas de Luxo
Tribos
Paper toyz
2. Função da Embalagem:
Conter/proteger o produto
Garantir distribuição nas melhores condições
Formato e dimensões: facilitar transporte
Facilitar utilização e consumo do produto em segurança Informação necessária e relevante para o consumidor
Papel fundamental na divulgação da identidade de uma empresa Diferenciar produto no mercado
3. O Design de Embalagens:
Público Alvo
Planificação e Implementação Compreender o briefing
Identificar necessidades e aspirações Investigação
Definição do Conceito
Apresentação da proposta
4. Do Projecto à Produção:
Relação com o cliente
Definição do formato
Cores
Tipografia
Fotografia/ Ilustração
Materiais/ Acabamentos
Impacto ambiental, responsabilidades éticas e económicas 5. Design de embalagem:
Seleccionar propostas
Protótipo e maquete
Cortantes
Desenho técnico
Arte final

Métodos de Ensino

Será promovida a investigação e o recurso a metodologias projectais. As aulas decorrem num formato expositivo de debate e partilha de informação. A avaliação é contínua com avaliações intermédias e, no final do semestre a avaliação final em modelo de Júri.
 
AVALIAÇÃO

Na avaliação de ÉPOCA NORMAL os alunos podem optar por um dos dois regimes: Avaliação Contínua ou Final.

1. REGIME DE AVALIAÇÃO CONTÍNUA 

Componentes de avaliação:
a) Participação nas aulas: 20%;
b) Trabalho desenvolvido durante o período de aulas com o acompanhamento do docente, que deverá ser submetido, pelo menos, a uma avaliação periódica com divulgação pública das classificações: 40 %;
c) Apresentação e defesa do trabalho desenvolvido durante as aulas, que ocorre no período de "Avaliações Época Normal": 40%.


2. REGIME DE AVALIAÇÃO FINAL

a) Trabalho desenvolvido durante o período das aulas com o acompanhamento do docente: 40%;
b) Realização de prova com base nos conteúdos leccionados: 60%.

Bibliografia

AMBROSE, Gavin. Packaging the Brand: The Relationship Between Packaging Design and Brand Identity. Publisher: AVA Publishing, 2011.
BEST, Kathryn. Gestão de design: Gerir a estratégia, os processos e a implementação do design. Publisher: Dom Quixote, 2010.
BOYLSTON, Scott. Designing Sustainable Packaging. Inglaterra: Laurence King Publishing, 2009. DENISON, Edward. The Big Book of Packaging Prototypes. Inglaterra: Rotovision, 2010.
DENT, H. Andrew; SHERR, Leslie. Material Innovation: Packaging Design. Publisher: Thames & Hudson, 2015.
HERRIOTT, Luke. Packaging y plegado. Ejemplos de ingeniería del papel listos para usar. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2008.
IBBOTSON, Tony; CHONG, Peng. Eco Packaging Now. Publisher: Images Publishing Dist Ac, 2016. KIRKPATRICK, Janice. New Packaging Design. Inglaterra: Laurence King Publishing, 2009. STEWART, Bill. Packaging. Manual de diseño y producción. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2008.