2025
Tecnologias de Modelação 3D
Nome: Tecnologias de Modelação 3D
Cód.: VIS12826L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Design
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Dotar o aluno de conhecimentos que lhe permitam tirar partido das ferramentas e dos efeitos disponíveis em programas de modelação 3D para criação de projetos, layouts e imagens que promovam a qualidade do seu trabalho, nomeadamente ao nível da representação técnica e da criação de imagens virtuais.
Conteúdos Programáticos
Apresentação de plataformas CAD e CAM nomeadamente Autodesk Fusion 360 e Rhino 6.
Interface:
Navegação no interface. Janelas de visualização. Formas de visualização. Métodos de selecção. Toolbars.
Desenho bidimensional:
Criação de figuras geométricas básicas e sketch 2D: Lines, polylines, circuls, arcs, curve, etc. Modelação com precisão utilizando coordenadas, snaps e smartrack. Comandos de edição para curvas.
Modelação Tridimensional:
Modelação tridimensional a partir de formas bidimensionais: Extrude, loft, revolve, sweep, nurbs, etc. Modelação tridimensional a partir de sólidos primitivos e Mesh-sólids: boleanas, taper, control point editing, etc. Modelação de superfícies complexas em T-Spline e criação de sólidos a partir das mesmas.
Execução de toturials: Desenho 2D
Criação de objectos 3D
Interface:
Navegação no interface. Janelas de visualização. Formas de visualização. Métodos de selecção. Toolbars.
Desenho bidimensional:
Criação de figuras geométricas básicas e sketch 2D: Lines, polylines, circuls, arcs, curve, etc. Modelação com precisão utilizando coordenadas, snaps e smartrack. Comandos de edição para curvas.
Modelação Tridimensional:
Modelação tridimensional a partir de formas bidimensionais: Extrude, loft, revolve, sweep, nurbs, etc. Modelação tridimensional a partir de sólidos primitivos e Mesh-sólids: boleanas, taper, control point editing, etc. Modelação de superfícies complexas em T-Spline e criação de sólidos a partir das mesmas.
Execução de toturials: Desenho 2D
Criação de objectos 3D
Métodos de Ensino
AVALIAÇÃO
Na avaliação de ÉPOCA NORMAL os alunos podem optar por um dos dois regimes: Avaliação Contínua ou Final.
1. REGIME DE AVALIAÇÃO CONTÍNUA
Componentes de avaliação:
Participação nas aulas: 20%;
Trabalho desenvolvido durante o período de aulas com o acompanhamento do docente, que deverá ser submetido, pelo menos, a uma avaliação periódica com divulgação pública das classificações: 40 %;
Apresentação e defesa do trabalho desenvolvido durante as aulas, que ocorre no período de "Avaliações Época Normal": 40%.
2. REGIME DE AVALIAÇÃO FINAL
Trabalho desenvolvido durante o período das aulas com o acompanhamento do docente: 40%;
Realização de prova com base nos conteúdos leccionados: 60%.
Na avaliação de ÉPOCA NORMAL os alunos podem optar por um dos dois regimes: Avaliação Contínua ou Final.
1. REGIME DE AVALIAÇÃO CONTÍNUA
Componentes de avaliação:
Participação nas aulas: 20%;
Trabalho desenvolvido durante o período de aulas com o acompanhamento do docente, que deverá ser submetido, pelo menos, a uma avaliação periódica com divulgação pública das classificações: 40 %;
Apresentação e defesa do trabalho desenvolvido durante as aulas, que ocorre no período de "Avaliações Época Normal": 40%.
2. REGIME DE AVALIAÇÃO FINAL
Trabalho desenvolvido durante o período das aulas com o acompanhamento do docente: 40%;
Realização de prova com base nos conteúdos leccionados: 60%.
Bibliografia
ÂNGELO, Hugo; CAROLO, João; BEIRA, Ricardo, (2002), Introdução ao SolidWorks, Lisboa: Instituto Superior
Técnico,
VEIGA DA CUNHA, Luís, (1991), Desenho Técnico - 8a edição, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. RICCA, Guilherme, (1992), Geometria Descritiva - Método de Monge, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
AMBROSIUS, Lee, (2007), AutoCad 2008- 3D Modeling Workbook for Dummies, Wiley Publishing Inc. COOK, Phil, (2008), Rhinoceros Level 1 Training manual v4.0, Robert McNeel & Associates.
COOK, Phil, (2008), Rhinoceros Level 2 Training manual v4.0, Robert McNeel & Associates.
Webgrafia principal:
http://www.solidworks.com/sw/resources/solidworks-tutorials.htm https://knowledge.autodesk.com/support/autocad/getting-started?sort=score https://knowledge.autodesk.com/support/inventor-products/getting-started?sort=score http://docs.autodesk.com/MAXDES/16/ENU/3ds-Max-Design-Tutorials/ https://www.rhino3d.com/tutorials
https://academy.autodesk.com/software/fusion-360
Técnico,
VEIGA DA CUNHA, Luís, (1991), Desenho Técnico - 8a edição, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. RICCA, Guilherme, (1992), Geometria Descritiva - Método de Monge, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
AMBROSIUS, Lee, (2007), AutoCad 2008- 3D Modeling Workbook for Dummies, Wiley Publishing Inc. COOK, Phil, (2008), Rhinoceros Level 1 Training manual v4.0, Robert McNeel & Associates.
COOK, Phil, (2008), Rhinoceros Level 2 Training manual v4.0, Robert McNeel & Associates.
Webgrafia principal:
http://www.solidworks.com/sw/resources/solidworks-tutorials.htm https://knowledge.autodesk.com/support/autocad/getting-started?sort=score https://knowledge.autodesk.com/support/inventor-products/getting-started?sort=score http://docs.autodesk.com/MAXDES/16/ENU/3ds-Max-Design-Tutorials/ https://www.rhino3d.com/tutorials
https://academy.autodesk.com/software/fusion-360
Equipa Docente (2024/2025 )
- Elder António Ferreira Monteiro [responsável]