2025
Pós-produção e Efeitos Especiais
Nome: Pós-produção e Efeitos Especiais
Cód.: VIS12793L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Arte Multimédia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
No final desta unidade curricular os alunos deverão ter adquirido competências nos cuidados a ter na produção
audiovisual de forma a potenciar a utilização de pós-produção de imagem e som e a inclusão de efeitos especiais
no objecto final, bem como a sua operacionalização através das ferramentas disponíveis neste âmbito.
audiovisual de forma a potenciar a utilização de pós-produção de imagem e som e a inclusão de efeitos especiais
no objecto final, bem como a sua operacionalização através das ferramentas disponíveis neste âmbito.
Conteúdos Programáticos
Registo fotográfico de imagem e som no contexto da pós-produção de imagem e efeitos especiais. Sistemas
LIDAR.
Animação e captura de performance (facial e corporais).
Digital Asset Management Systems (DAMs) e metadados
Técnicas de pós-produção de imagem: rotoscopia, criação e manipulação de imagens matte, manipulações de
cor e exposição, filtros de distribuição espacial, transformações bidimensionais e tridimensionais, chroma
keying, fotogrametria e fotocartografia.
Técnicas de pós-produção de som: overdubbing, efeitos sonoros, equalização, redução de ruído e mistura final.
Genéricos e motion graphics.
LIDAR.
Animação e captura de performance (facial e corporais).
Digital Asset Management Systems (DAMs) e metadados
Técnicas de pós-produção de imagem: rotoscopia, criação e manipulação de imagens matte, manipulações de
cor e exposição, filtros de distribuição espacial, transformações bidimensionais e tridimensionais, chroma
keying, fotogrametria e fotocartografia.
Técnicas de pós-produção de som: overdubbing, efeitos sonoros, equalização, redução de ruído e mistura final.
Genéricos e motion graphics.
Métodos de Ensino
As metodologias propostas para lecionar a unidade curricular de pós-produção e efeitos especiais baseiam-se principalmente em abordagens práticas e interativas. A aprendizagem será baseada em projetos (PBL) e problemas, e o método "learn by doing". Estas estratégias são complementadas com estudos de caso, visando proporcionar aos alunos uma experiência de aprendizagem imersiva e relevante para o mercado.
A ênfase recai sobre a aplicação prática dos conhecimentos, utilizando equipamentos e softwares profissionais em situações que simulam desafios reais da indústria audiovisual. O trabalho colaborativo é incentivado para replicar o ambiente profissional, enquanto o feedback contínuo e a integração de tecnologias modernas são utilizadas para aprimorar o processo de aprendizagem. Estas metodologias visam não apenas transmitir conhecimentos técnicos, mas também desenvolver habilidades criativas e de resolução de problemas essenciais para o sucesso na área.
A ênfase recai sobre a aplicação prática dos conhecimentos, utilizando equipamentos e softwares profissionais em situações que simulam desafios reais da indústria audiovisual. O trabalho colaborativo é incentivado para replicar o ambiente profissional, enquanto o feedback contínuo e a integração de tecnologias modernas são utilizadas para aprimorar o processo de aprendizagem. Estas metodologias visam não apenas transmitir conhecimentos técnicos, mas também desenvolver habilidades criativas e de resolução de problemas essenciais para o sucesso na área.
Avaliação
Na ÉPOCA NORMAL os alunos podem optar pelos regimes de Avaliação Contínua ou Avaliação Final.
As ÉPOCAS DE RECURSO, ESPECIAL e EXTRAORDINÁRIA guiam-se pelo regime de Avaliação Final.
AVALIAÇÃO CONTÍNUA:
a) Participação nas aulas: 20%;
b) Trabalho desenvolvido nas aulas com o acompanhamento do docente e submetido, pelo menos, a uma avaliação periódica: 40 %;
c) Apresentação e defesa do trabalho realizado nas aulas: 40% .
? Classificação Final: soma de a), b) e c).
AVALIAÇÃO FINAL:
a) Trabalho desenvolvido nas aulas com o acompanhamento do docente: 40%;
b) Prova sobre os conteúdos da disciplina 60%.
? Classificação Final: soma de a) e b).
As ÉPOCAS DE RECURSO, ESPECIAL e EXTRAORDINÁRIA guiam-se pelo regime de Avaliação Final.
AVALIAÇÃO CONTÍNUA:
a) Participação nas aulas: 20%;
b) Trabalho desenvolvido nas aulas com o acompanhamento do docente e submetido, pelo menos, a uma avaliação periódica: 40 %;
c) Apresentação e defesa do trabalho realizado nas aulas: 40% .
? Classificação Final: soma de a), b) e c).
AVALIAÇÃO FINAL:
a) Trabalho desenvolvido nas aulas com o acompanhamento do docente: 40%;
b) Prova sobre os conteúdos da disciplina 60%.
? Classificação Final: soma de a) e b).
Bibliografia
Sawicki, M. (2007). Filming the Fantastic. Burlington, MA: Focal Press.
Fielding, R. (1985). The Technique of Special Effects Photography (4 ed.). Burlington, MA: Focal Press.
Kitagawa, M., & Windsor, B. (2008). MoCap for Artists. Burlington, MA: Focal Press.
Bratt, B. (2011). Rotoscoping. Burlington, MA: Focal Press.
Hullfish, S. (2008). The Art and Technique of Digital Color Correction. Burlington, MA: Focal Press.
Wright, S. (2010). Digital Compositing for Film and Video (3rd ed.). Burlington, MA: Focal Press.
Rose, J. (2009). Audio Postproduction for Film and Video (2nd ed.). Burlington, MA: Focal Press.
Brinkmann, R. (2008). The Art and Science of Digital Compositing (2nd ed.). Burlington, MA: Morgan Kaufmann.
Fielding, R. (1985). The Technique of Special Effects Photography (4 ed.). Burlington, MA: Focal Press.
Kitagawa, M., & Windsor, B. (2008). MoCap for Artists. Burlington, MA: Focal Press.
Bratt, B. (2011). Rotoscoping. Burlington, MA: Focal Press.
Hullfish, S. (2008). The Art and Technique of Digital Color Correction. Burlington, MA: Focal Press.
Wright, S. (2010). Digital Compositing for Film and Video (3rd ed.). Burlington, MA: Focal Press.
Rose, J. (2009). Audio Postproduction for Film and Video (2nd ed.). Burlington, MA: Focal Press.
Brinkmann, R. (2008). The Art and Science of Digital Compositing (2nd ed.). Burlington, MA: Morgan Kaufmann.
Equipa Docente (2024/2025 )
- Hugo Fernando Dias Marques [responsável]