2024

Seminário de Projetos de Intervenção em Educação

Nome: Seminário de Projetos de Intervenção em Educação
Cód.: PED13978L
12 ECTS
Duração: 30 semanas/312 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Esta UC proporciona condições para o desenvolvimento da capacidade de participar no
processo de conceção, implementação e avaliação de projetos de educação e formação em
contexto real, devidamente enquadrados em instituições que os promova, acompanhadas
por uma equipa de docentes e por elementos das instituições de acolhimento.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1. Conceber, desenvolver e avaliar projetos de intervenção na área da educação/formação, mobilizando aprendizagens das ciências da educação
2. Proporcionar contactos em contexto profissional nas instituições onde possam ser exercidas funções na área da educação/formação, facilitando o desenvolvimento de aprendizagens não adquiridas em contexto académico, bem como a posterior integração do aluno na vida ativa
3. Facultar consolidação de aprendizagens efetuadas em contexto académico pela execução de um múltiplo elenco de tarefas relacionadas com a formação técnica obtida
4. Proporcionar a observação do funcionamento de uma instituição, fomentando a capacidade de análise e reflexão sobre práticas de trabalho existentes
5. Colaborar em funções consultivas, de estudo, de planeamento, de programação e de avaliação
6. Contactar com a realidade da investigação educacional
7. Desenvolver competências instrumentais, interpessoais e sistémicas, referentes à organização do trabalho em educação

Conteúdos Programáticos

1. Territórios e redes educativas e sociais.
2. Os agentes institucionais da educação e formação.
3. Diagnóstico educativo e avaliação de necessidades.
4. Tipologia de projetos.
5. Definição de problemas educativos e de objetivos educacionais.
6. Caraterização de contextos de intervenção / investigação em educação.
7. Programação da intervenção educativa / formativa.
8. Planeamento de ações de investigação educativa
9. Funções consultivas, de estudo, de planeamento, de programação e de avaliação.
10. Avaliação e monitorização de programas e projetos.
11. Análise crítica de projetos inovadores em contextos de educação formal e não formal.
12. Avaliação de relatórios: interpretação e comunicação dos resultados.
13. Análise de custos e resultados.
14. Trabalho colaborativo e cooperativo: comunicação e produção de feedback e feedforward.

Métodos de Ensino

A abordagem baseia-se em mastery learning, prevendo-se boas contingências de reforço e feedback de qualidade. Perfilham-se 2 abordagens: a primeira - learning for mastery – é destinada à turma, com a programação de espaços de individualização de aprendizagem no final de cada temática. Para o efeito, empreendem-se aulas em seminário. A segunda – o Keller Plan – assenta num sistema de ensino individual, talhado ao ritmo de progressão de cada aluno na aprendizagem, com recurso a preleções e demonstrações e a um tutor, que facilita o processo de feedback/remediação. O trabalho coletivo é sustentado na pedagogia de projeto e num programa formação-ação. São elementos de avaliação obrigatórios: a) relatório individual da iniciação à prática profissional, com a implementação e avaliação de um projeto (50%); b) apresentação, em grupo, e sua defesa oral de um projeto de cariz educativo considerado inovador (30%); c) reflexão individual em torno da aquisição/desenvolvimento de competências (20%)

Bibliografia

Amado, J. (2017). Manual de investigação qualitativa em educação. Universidade de Coimbra.
Azevedo, R. (coord.) (2011). Projetos Educativos: Elaboração, Monotorização e Avaliação. ANQ.
Caffarella, R. (2002). Planning programs for adult learners: A comprehensive guide. Jossey-Bass.
Capucha, L. (2008). Planeamento e Avaliação de Projetos: Guião Prático. DGIDC.
Cortesão, L., Leite, C., & Pacheco, J.A. (2002). Trabalhar por Projetos em Educação. Porto Editora.
Fernandes, D. (Org.), Avaliação em educação: Olhares sobre uma prática social incontornável. Editora Melo.
Herrero, G.A. & Navarro, J.M. (1996). Diseño y evaluación de Projetos Sociales. Libros Certeza.
Holden, D. & Zimmerman, M. (2009). A practical guide to program evaluation planning. Sage.
Kirkpatrick, D. & Kirkpatrick, J. (2006). Evaluating training programs: The four levels. Berrett-Koehler Publishers.
Serrano, G.P. (2008). Elaboração de Projetos Sociais. Porto Editora.