2024

Educação e Património

Nome: Educação e Património
Cód.: PED12539L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

- Conhecer os principais recursos do património cultural nacional
- Dominar o vocabulário e os conceitos básicos no domínio do património cultural
- Conhecer técnicas de inventariação e classificação do património nas suas diversas manifestações (material – móvel, imóvel e integrado - e imaterial)
- Conhecer o potencial educativo do património cultural
- Aplicar conceitos fundamentais de património no desenvolvimento de projetos educativos
- Conceber e planificar projetos educativos de âmbito patrimonial
- Refletir sobre a atualidade da temática patrimonial e das práticas de conservação e salvaguarda do Património Cultural tanto a nível nacional como internacional.

Conteúdos Programáticos

- O estudo e a investigação em Património Cultural: conceitos basilares, tendências, balanços e perspetivas.
- A proteção dos bens patrimoniais: a inventariação e a classificação dos objetos singulares e dos conjuntos edificados; a legislação nacional e internacional e a proteção patrimonial.
- Património cultural em Portugal: origem, evolução e afirmação do conceito e suas potencialidades multidisciplinares.
- A ação educativa e o património.
- O trabalho de projeto em educação e património.
- Conceção de projetos educativos de natureza patrimonial.

Métodos de Ensino

As sessões de natureza teórico prática serão organizadas de forma a privilegiar a participação dos estudantes nas aulas, através do debate, da crítica fundamentada e da intervenção reflexiva. Nestas sessões serão abordados os conceitos teóricos da unidade curricular e analisados textos e materiais que permitam a consecução dos seus objetivos. As horas de trabalho de campo serão organizadas em 10 blocos de 3h, distribuídos no semestre e visarão quer o contacto direto com património, quer a recolha de elementos para a conceção de projetos educativos de natureza patrimonial.

A avaliação da unidade curricular consistirá na conceção e apresentação de um projeto educativo que vise a divulgação ou preservação de um bem patrimonial (80%)e na apresentação de relatórios das atividades desenvolvidas nas sessões de trabalho de campo (20%).

Bibliografia

Anatole-Gabriel, I. (2016). La fabrique du patrimoine de l’humanité: l’Unesco et la protection du patrimoine (1945-1992). Publications de la Sorbonne; Charenton-le-pont: Editions de la maison des Sciences de l’Homme.

Choay, F. (2005., Património e Mundialização. Évora: Casa do Sul Editora.

Cisneros Cunchillos, M.; Cuñat Ciscar, V. (2016). Patrimonio olvidado, patrimonio recuperado. Santander: Ediciones Universidade Cantábria.

Duarte, A. (1992). Educação patrimonial. Guia para professores, educadores e monitores de museus e tempos livres. Lisboa: Texto Editora.

Natsuko, A; Smith, L. (2009). Intagible Heritage. London: Routledge.

Smith, L. (2006). Uses of heritage. London: Routledge

Syefano, M. L., Davis, P.; Corsanne, G. (eds). (2012). Safegaurding Intangible Heritage. Woodbridge: The Boydell Press.