2024

Química Bioorgânica

Nome: Química Bioorgânica
Cód.: QUI13561L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Química

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo deste programa é fornecer ao aluno fundamentos sólidos em química orgânica contemporânea e, em particular a sua ligação à bioquímica e a química medicinal. Pretende-se fornecer uma base forte na determinação de estruturas químicas, em mecanismos, a reatividade de compostos carbonílicos e na importância de química orgânica em química medicinal.
Especificamente, pretende-se que o aluno ficar competente na:
- determinação das estruturas moleculares de compostos simples, usando métodos espectroscópicos e espectrométricos, como RMN e espectrometria de massa.
- um bom conhecimento da reatividade de compostos carbonílicos.
- uma introdução a química medicinal; e conhecimentos sobre a relação estrutura-atividade.
Também, pretende-se que o aluno conseguir:
- Melhorar as suas competências na previsão dos mecanismos reacionais dos compostos carbonílicos e química medicinal.
- Compreender a importância da estrutura três dimensional na estabilidade e a reatividade.

Conteúdos Programáticos

Compostos carbonílicos. Aldeídos e cetonas, estrutura eletrónica e comportamento. Reações: Adição Nucleófila – reacção de Wittig, a condensação aldólica e a sua importância em biossíntese. A condensação aldólica. Compostos beta-dicarbonilos e carbonilos alfa,beta-insaturados, e a síntese do ácido malónico e a síntese de acetoacetato e a adição de Michael.
Esteroquímica - conceitos fundamentais. Compostos quirais. Compostos sem quiralidade central.
A importância destes compostos em química medicinal e na indústria química.
Introdução a química medicinal. Os passos envolvidos na descoberta de um fármaco.
MÉTODOS ESPECTROSCÓPICOS EM QUÍMICA ORGÂNICA. Espectroscopia de Ressonância Magnética Nuclear (RMN) de 1H e 13C, Infra-vermelho, Espectroscopia de UV/VIS, Espectrometria de Massa.

Métodos de Ensino

São utilizadas diferentes ferramentas de ensino. Para além das aulas presenciais (téoricas, teórico-práticas e práticas), o aluno é ainda motivado a resolver vários exercícios em casa ao longo do semestre. É ainda usada a plataforma de e-learning da Universidade para apresentar testes (mini-testes) e para a divulgação do material letivo. A matéria seria aprofundada pela realização de vários exercícios e aulas práticas.
A avaliação será baseada na aferição da aquisição e compreensão dos conhecimentos e na aferição do desenvolvimento de competências nas várias componentes da disciplina. A avaliação das componentes teóricas (com peso de 70% da nota final) decorrerá num exame final por escrito (regime de avaliação final) ou por dois testes por escrito (regime de avaliação contínua). Essas avaliações por escrito serão complementadas por uma avaliação contínua baseada no trabalho feito nas aulas práticas e através de vários mini-testes (on-line) (com peso de 25% na nota final).

Bibliografia

GERAL:
- J. Clayden, N. Greeves, S. Warren, P. Wothers, “Organic Chemistry”, 2nd ed., Oxford University Press, Oxford, 2012.
- T. W. G. Solomons, C. B. Fryhle, S. A. Snyder, “Solomons' Organic Chemistry”, 12th Edition, John Wiley & Sons, Chicester, 2017.
- D. R. Klein, “Organic Chemistry, International Adaptation”, 4th Ed., John Wiley & Sons, 2022.
- J. McMurry, “Organic Chemistry”, 9th edition, Brooks/Cole; 2015.
- R. Morrison, B. Boyd, “Química Orgânica”, 13ª Ed., Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 1996.
- P. P. Santos, “Química Orgânica”, Vol. I, 3ª ed., IST press, Lisboa, 2019.
- P. P. Santos, “Química Orgânica”, Vol. II, 2ª ed., IST press, Lisboa, 2017.
- D. G. Morris, “Stereochemistry”, The Royal Society of Chemistry, Milton Road, UK, 2001.
- R. M. Silverstein, F. X. Webster, D. J. Kiemle, “Spectrometric Identification of Organic Compounds”, 8th Ed., John Wiley & Sons, New York, 2014.
- L.M. Harwood, T.D.W. Claridge, “Introduction to Organic Spectroscopy”, Oxford Chemistry P