2024

Análise Bioquímica II

Nome: Análise Bioquímica II
Cód.: QUI12395L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Bioquímica

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Unidade Curricular centrada no ensino/aprendizagem de várias metodologias analíticas modernas, de preparação e análise de amostras biológicas e de materiais com forte impacto bioquímico.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Através desta Unidade Curricular pretende-se que os alunos adquiram e ampliem os seus conhecimentos, aptidões e competências sobre métodos fundamentais e modernos de preparação, tratamento, caracterização e análise físico-química de amostras em contexto de análise bioquímica e que, de forma sólida e coerente, os saibam selecionar e aplicar criteriosa e adequadamente a casos reais.

Conteúdos Programáticos

Fundamentos, instrumentação, aspetos práticos e aplicações em Bioquímica de:
i) Espectrometrias atómicas no Vis/UV, com especial destaque para a introdução às espectrometrias com plasma acoplado indutivamente (ICP-AES/OES e ICP-MS);
ii) Espectroscopias Raman;
iii) Métodos eletroquímicos voltamétricos e amperométricos;
iv) Biossensores eletroquímicos;
v) Espectrometria de massa e hifenação aos métodos cromatográficos de análise (GC-MS e LC-MS);
vi) Imunoquímica: obtenção e aplicações analíticas de anticorpos específicos;
vii) Radioquímica: Instrumentação, deteção de radioatividade por cintilação líquida, aplicações;
Análise inteligente de dados: Data Mining aplicada a bases de dados de Bioquímica; Tratamento e qualidade de informação; Grau de confiança.
RMN mono e bidimensional para análise estrutural de biomoléculas (1H, 13C, DEPT, COSY, HMBC, HMQC, INADEQUATE, NOESY, TOCSY,…); RMN de outros núcleos importantes (15N, 19F, 31P e 29Si).

Métodos de Ensino

O ensino/aprendizagem basear-se-á no trabalho do aluno, mediante os conteúdos lecionados e as orientações do docente, e incluirá momentos de consulta e pesquisa. Para promover a participação ativa e crítica dos alunos utilizar-se-ão recursos didáticos e métodos de ensino dialéticos. Os conteúdos teóricos serão introduzidos em aulas práticas não-laboratoriais e consolidados através de aulas práticas laboratoriais (PL), após as quais pode ser solicitado a realização de um relatório para avaliação. Na maior parte das aulas PL os alunos terão contacto com trabalhos de investigação e com equipamentos modernos avançados. A avaliação de conhecimentos basear-se-á num Regime de avaliação contínua, AC (notas de três Frequências, F, e de um trabalho escrito, T), ou Regime de avaliação final, AF (notas de Exame final, EF, e trabalho supracitado). Ponderação: AC - F1 (29,79%) + F2 (39,72%) + F3 (19,88%) + T (10,61%); AF - EF (89,39%) + T (10,61%).

Bibliografia

Robinson, J.W., Frame, E.M.S. & Frame II, G.M. (2014). Undergraduate Instrumental Analysis (7th ed.). Boca Raton, USA: CRC Press.
Ozkan, S.A., Kauffmann, J.-M. & Zuman, P. (2015). Electroanalysis in Biomedical and Pharmaceutical Sciences: Voltammetry, Amperometry, Biosensors, Applications. Berlin: Springer-Verlag.
Silverstein, R., Webster, F. & Kiemle, D. (2014). Spectrometric Identification of Organic Compounds (8th ed.), New York, N.Y.: John Wiley and Sons.
Rahman, A., Choudary, M. & Wahab, A. (2015). Solving problems with NMR spectroscopy (2nd ed.). London: Academic Press Limited.
de Hoffmann, E. & Stroobant, V. (2007). Mass Spectrometry - Principles and Applications (3rd ed.), Chichester: Wiley.
Goldsby R.A., Kindt, T.J., Osborne, B.A. & Kuby, J. (2002). Immunology (5th ed.). New York: W.H. Freeman and Company.
Witten, I.H., Frank, E. & Hall, M. (2011). Data Mining – Practical Machine Learning Tools and Techniques (3rd ed.). Burlington/MA – USA: Morgan Kaufmann Publishers