2024

Química Aplicada ao Património

Nome: Química Aplicada ao Património
Cód.: QUI11980L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Química

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objetivos: A necessidade de conservação do património artístico, arqueológico e arquitetónico ocorre não
só devido a fatores físicos e químicos intrínsecos dos materiais utilizados, mas também, da interação das
obras com o meio envolvente. Nesta disciplina pretende-se sensibilizar os alunos para o estudo e
conservação do património cultural dotando-os de competências no que toca aos principais materiais
utilizados, as suas principais causas de degradação e patologias e os meios de caracterização e
diagnóstico.
Competências: Identificação dos materiais utilizados na produção artística e das suas propriedades físicas
e químicas. Identificação e diagnóstico das principais causas de degradação e patologias dos materiais
estudados: pintura mural e de cavalete, pedra, argamassas, metais, têxteis, vidro, cerâmica e documentos
gráficos. Compreensão dos fundamentos básicos das técnicas de caracterização e diagnóstico de bens
patrimoniais e suas aplicações.

Conteúdos Programáticos

Introdução e contextualização (Arte e Património; a Conservação e a Carta de Veneza; a Ciência aplicada
ao Património). A cor: aspectos físicos, químicos e fisiológicos. Pigmentos: história da sua utilização;
propriedades físicas e químicas. Aglutinantes, vernizes, consolidantes e hidrofugantes naturais e
sintéticos. Pintura de cavalete - técnicas de produção e conservação. Materiais pétreos e argamassas -
classificação, patologias e conservação. Metais - classificação, corrosão e conservação. Vidro e cerâmica -
classificação, produção, patologias e conservação. Têxteis e corantes -classificação e conservação.
Documentos gráficos - classificação, patologias e conservação. Fotografia - química dos processos
fotográficos, patologias e conservação. Técnicas de análise física e química de bens patrimoniais- exames
de área, técnicas de análise in-situ, técnicas de microanálise.

Métodos de Ensino

O ensino assenta em aulas teóricas, aulas práticas laboratoriais e orientações tutoriais. As aulas práticas
laboratoriais funcionam de uma forma articulada e complementar às aulas teóricas, aplicando-se a matéria
leccionada a situações práticas concretas. As orientações tutoriais servirão para apoio e
acompanhamento científico-pedagógico dos alunos, nomeadamente na execução de um trabalho
complementar integrador proposto.
A avaliação é baseada na apreciação dos conceitos adquiridos e da capacidade de os utilizar em situações
concretas e possui uma componente teórica e uma componente prática.
Componente Prática: Inclui avaliação contínua, classificação de relatórios das aulas práticas e de visitas
de estudo.
Componente Teórica: Inclui a realização de 3 testes e uma monografia / trabalho expositivo.
Classificação Final = 70% componente teórica + 30% componente prática

Bibliografia

1. J.S. Mills e R. White, The organic chemistry of museum objects, Butterworth Heinemann, 2nd Ed., 1994.
2. J.B. Lambert, Traces of the past – unraveling the secrets of archaeology through chemistry,
Perseus.Pubs., 1998.
3. Luís Aires Barros, As rochas dos monumentos portugueses: tipologias e patologias, IPPAR, 2001.
4. M. Matteini, A. Moles, Ciencia y restauración - Métodos de investigación, NEREA, 2001.
5. B.R. Greenberg, D. Patterson, Art in Chemistry; Chemistry in Art , Teacher Ideas Press, 2nd ed. 2008
6. B. Stuart Analytical techniques in materials conservation John Wiley and Sons, Lda, 2007
7. E. May, M. Jones, Conservation science - Heritage materials RCS Publishing, 2006.
8. Y. Shashoua, Conservation of Plastics: Materials science, degradation and preservation Butterworth-
Heinemann ed., 2008
9. W. Stanley Taft, JR. James W. Mayer, The Science of Paintings, Springer-Verlag New York, Inc., 2000.
10. J. Henderson, The Science and Archaeology of Materials, Routledge, 2000.