2024

Técnicas Laboratoriais II

Nome: Técnicas Laboratoriais II
Cód.: QUI13559L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Química

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Pretende-se dotar os alunos de conhecimentos de técnicas e metodologias que lhes permitam um desempenho correto em laboratório de Química. Nomeadamente, que aprendam a manipular materiais e reagentes e a operar adequadamente os equipamentos e que adquiram conhecimentos técnicos e metodológicos para o estudo de problemas científicos, a aplicar a situações novas e concretas.
Esta disciplina visa o desenvolvimento das seguintes aptidões e competências:
• Científicas: domínio dos conceitos subjacentes às metodologias utilizadas em laboratórios de Química;
• Técnicas: consolidação de comportamentos seguros em laboratório; conhecimento e manuseamento;
• Organização pessoal: planeamento de atividades e gestão adequada do tempo;
• Interpessoais: trabalho em equipa e tomada de decisão; partilha de conhecimentos;
• Expressão oral e escrita: capacidade de expressão e utilização de tecnologias de informação

Conteúdos Programáticos

Métodos espectrais de análise. Emissão e absorção de radiação. Lei de Beer e desvios. Técnicas baseadas em fenómenos de absorção e emissão por espécies poliatómicas. Fundamentos e aplicações. Instrumentação. Espectroscopia de absorção molecular no UV/Vis. Espectroscopia de fluorescência molecular. Técnicas baseadas em fenómenos de absorção e emissão por espécies monoatómicas. Fundamentos e aplicações. Instrumentação. Espectroscopia de absorção atómica. Fotometria de chama de emissão. Métodos eletroquímicos de análise: fundamentos e aplicações. Instrumentação e tipos de elétrodos utilizados em métodos condutimétricos e potenciométricos: elétrodos de condutividade, de referência, e indicadores, trabalho e auxiliar. Condutimetria e titulações condutimétricas. Métodos potenciométricos (elétrodos seletivos e medições, em especial, o elétrodo de pH e outro elétrodo seletivo a iões (e.g., ião amónio) e respetivas medições). Curvas de calibração e outras metodologias para análise quantitativa.

Métodos de Ensino

Ensino prático e teórico-prático. Decorre em sala de aula, onde se fornecem e aprofundam conceitos, depois desenvolvidos nos trabalhos experimentais a ter lugar em laboratório. Neste, o ensino baseia-se na preparação e realização do trabalho experimental e elaboração de um relatório pelos alunos, orientado pelo docente. Nas aulas teórico-práticas são resolvidos exercícios para aplicação a novas situações.

Classificação final = (10A + 40B + 50C) / 100

A – Preparação prévia do trabalho. Desempenho nas aulas.
B – Avaliação da componente prática laboratorial (>9.5/20)
C – Avaliação da componente teórico-prática (>9.5/20)
Os alunos poderão optar por regime de avaliação contínua ou avaliação final. A avaliação contínua inclui, pelo menos, duas frequências, podendo ser a última durante o período de avaliação final. As componentes B e C são avaliadas por frequência ou exame final escrito, dependendo do regime de avaliação escolhido, e A é sempre incluída na nota final.

Bibliografia

Skoog, D., Holler, F. & Crouch, S.R. (2016). Principles of Instrumental Analysis (7th ed). Boston: Cengage Learning.

Harris, D. (2015). Quantitative Chemical Analysis (9th ed.). New York: W. H. Freeman and Company.

Robinson, J.W., Frame, E.M.S. & Frame II, G.M. (2014). Undergraduate Instrumental Analysis (7th ed.). Boca Raton, USA: CRC Press.

Christian, G.D., Dasgupta, P.H. & Schug, K.A. (2014). Analytical Chemistry (7th ed.). Hoboken, USA: John Wiley & Sons.

Simões, J. C. (2008). Guia do Laboratório de Química e Bioquímica (2ª Ed). Lisboa: Lidel.

Skoog, D., West, D., Holler, F. & Crouch, S.R. (2006). Fundamentos de Química Analítica (tradução da 8ª edição Norte Americana). Thomson Learning.

Atkins P. & Paula, J. (2006). Physical Chemistry for the Life Sciences (1st ed., 2nd impression). New York: W. H. Freeman and Company.

Bibliografia específica
• Referida em cada protocolo dos trabalhos práticos laboratoriais.
• Apresentações para lecionação das aulas