2024

Princípios e Métodos de Química

Nome: Princípios e Métodos de Química
Cód.: QUI13539L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Química

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo geral desta unidade curricular é dotar os estudantes de conhecimentos sólidos dos fundamentos da Química, visando uniformizar a formação de base necessária para unidades curriculares subsequentes do curso, num conjunto de estudantes com formação pré-universitária diversificada. Especificamente pretende-se que os estudantes adquiram e consolidem conhecimentos sobre estrutura da matéria e suas transformações, termodinâmica, equilíbrio químico, eletroquímica e cinética química.
No final da unidade curricular os estudantes deverão ser capazes de: compreender e prever propriedades da matéria, relacionando com ligação química e forças intermoleculares; identificar e interpretar qualitativamente reações químicas e fatores que afetam o equilíbrio químico; resolver problemas quantitativos; distinguir entre espontaneidade, extensão e velocidade de reação química; reconhecer a aplicação da Química, e a relevância dos conhecimentos adquiridos, em situações do quotidiano.

Conteúdos Programáticos

Teoria atómica. Modelos atómicos. Teoria quântica e estrutura eletrónica dos átomos. Relações periódicas entre os elementos. Conceitos básicos de ligação química. Ligação iónica. Regras de Fajans. Ligação covalente (Estruturas de Lewis, modelo de Repulsão dos Pares Eletrónicos de Valência, teoria da Ligação de Valência, teoria de Orbitais Moleculares). Interações moleculares. Estados de agregação. Equações de estado de gases. Misturas gasosas perfeitas. Termodinâmica química. Equilíbrio entre fases de uma substância. Propriedades de soluções. Abordagem geral do equilíbrio químico em sistemas ideais. Equilíbrios ácido-base, de solubilidade, de complexação e de oxidação-redução. Eletroquímica. Cinética química.

Métodos de Ensino

O ensino dos conteúdos programáticos concretiza-se em aulas de índole teórica, teórico-prática e prática laboratorial. Nas aulas teóricas são apresentados os assuntos, incentivando-se a participação ativa dos estudantes. No início do semestre são fornecidas aos estudantes as séries de exercícios que concretizam exemplos dos conteúdos teóricos e que são explicados nas aulas teórico-práticas e, se necessário, em algumas teóricas. Nas aulas práticas são realizados trabalhos laboratoriais diretamente relacionados com módulos do programa. A avaliação de conhecimentos efetua-se através de provas escritas (nota:T) e de elementos de avaliação nas aulas práticas (nota:P), correspondendo a nota final a 0,7T+0,3P. A nota T é a média das notas obtidas em testes realizados ao longo do semestre ou a nota obtida em exame final, podendo os estudantes escolher entre testes ou exame. A nota P resulta de avaliação (individual) do desempenho do estudante nas aulas e de classificação de relatórios (grupo).

Bibliografia

Chang, R. (2005). Química. (8ª ed.). Lisboa: McGraw-Hill de Portugal.
Atkins, P. W., Jones, L.; Laverman, L. (2016). Chemical Principles – The Quest for Insight. (7th ed.). New York: W. H. Freeman.
Romão Dias, A. (2018). Ligação Química. (3ª ed). Lisboa: IST Press.
Ribeiro Carrott, M. (1997). Estrutura e Propriedades da Matéria. Évora: Universidade de Évora.
Winter, M. J. (1994). Chemical Bonding. Oxford: Oxford University Press.
Webster, B. (1994). Chemical Bonding Theory. Oxford: Blackwell Science Ltd

Equipa Docente (2023/2024 )