2024

Toxicologia Bioquímica

Nome: Toxicologia Bioquímica
Cód.: QUI12400L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Bioquímica

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Proporcionar
- o conhecimento de conceitos fundamentais sobre a natureza, biotransformação, mecanismos de acção e principais efeitos provocados pelos produtos químicos mais comuns, seus resíduos e radiações nos sistemas biológicos a nível bioquímico;
- a compreensão dos conceitos integradores, dos processos e dos métodos para aceder ao conhecimento e resolver problemas práticos relativos à segurança e toxicidade dos produtos químicos mais comuns e radiações;
- o desenvolvimento de capacidade para seleccionar e aplicar conhecimentos na formulação de hipóteses, planeamento experimental, e obtenção e tratamento de resultados, tendo em vista a resolução de problemas qualitativos ou quantitativos de natureza familiar no âmbito das matérias tratadas.
-competências para recolher, interpretar e criticar informação científica relevante, sob forma oral e escrita, organizadas de modo coerente e lógico sobre assuntos do âmbito da disciplina.

Conteúdos Programáticos

Âmbito e história da Toxicologia
Relação dose-resposta e factores que a afectam
Absorção, distribuição, excreção, biotransformação e disposição dos tóxicos
Mecanismos celulares e bioquímicos de toxicidade: lesões tissulares, neurotoxicidade, imunotoxicidade, teratogénese, genotoxicidade, carcinogénese química e toxicidade multi-órgão.
Riscos para a saúde dos indivíduos e ambiente devidos a tóxicos, seus resíduos e radiações.
Segurança na produção, acondicionamento, transporte, armazenamento, dispensa e utilização de tóxicos
Legislação sobre tóxicos na EU e outros Estados.

Métodos de Ensino

A unidade organiza-se em aulas teóricas, aulas práticas e tutoriais de acordo com o regulamento escolar interno da UÉvora.
As aulas teóricas são plenárias e assentam, preferencialmente no método científico, valorizando a pesquisa de informação, a interpretação de resultados do trabalho experimental e o desenvolvimento de uma atitude crítica e de rigor científico.
Nas práticas não laboratoriais estudam-se os fundamentos dos métodos, os procedimentos experimentais e resolvem-se problemas quantitativos.
Nas aulas práticas laboratoriais, os alunos organizados por grupos, devem: participar activamente na preparação e execução do trabalhos, na discussão dos resultados, e elaborar individualmente os relatórios dos trabalhos.
A avaliação é individual. A laboratorial inclui: observação por escalas da participação individual dos alunos nos grupos; resposta a questões colocadas na aula; apresentação e discussão pelos alunos de artigos científicos relevantes e avaliação dos relatórios.
No geral, por opção, realização de 1 teste escrito a meio e 1 no final do semestre ou apenas 1 exame escrito final. apresentação e discussão pelos alunos de artigos científicos relevantes e avaliação dos relatórios.
No geral, por opção, realização de 1 teste escrito a meio e 1 no final do semestre ou apenas 1 exame escrito final.

Bibliografia

Alaimo, R. J. (2001) Handbook of Chemical Health and Safety. Oxford University Press Klaassen, C. D. (2007) Casarett and Doull’s Toxicology -The Basic Science of Poisons. 6th Ed. McGraw-Hill. New York.
Hardman, J. G. and Limbird, L. E. (2007) As Bases Farmacológicas da Terapêutica.
Goodman & Gilman. 11ª Ed. McGraw Hill. Rio de Janeiro.
Pohanish, R. (2011) Sittig's Handbook of Toxic and Hazardous Chemicals and Carcinogens, 6th Ed. Elsevier.
Rang, H., Dale, M., Ritter, J. & Flower R. (2007) Rang & Dale's Pharmacology, 6th Ed. Elsevier Churchill Livingstone
Timbrell, J. (2008) Principles of Biochemical Toxicology. 4th Ed. Informa Healthcare, London

Equipa Docente (2023/2024 )