2024

Fundamentos da Educação

Nome: Fundamentos da Educação
Cód.: PED14141L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Ciências da Educação

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português

Apresentação

Esta u.c. possibilita aos formandos compreender: a educação como projecto antropológico nas suas dimensões pessoal, social e humana, as relações entre as grandes concepções do mundo e da vida e a organização política da educação, e a natureza, a função e as múltiplas facetas da profissão docente.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Esta é uma unidade curricular com objectivos assumidamente ambiciosos: tenta introduzir os possíveis estudantes no universo mental e cultural da Educação. Procura por isso cobrir um vasto largo de temas e viabilizar uma visão global, necessariamente superficial, mas que se deseja atractivo e motivador.
Assim, espera-se que no fim da UC os estudantes possam:
- Compreender a educação como projecto antropológico nas suas dimensões: pessoal, social e humana
- Compreender, numa perspectiva diacrónica, as relações entre as grandes concepções do mundo e da vida e a organização política da educação, presentes em cada momento.
- Conhecer e criticar as agendas educativas das principais organizações internacionais de coordenação de políticas de Educação, nomeadamente a UNESCO e a OCDE.
- Compreender a natureza, a função e as múltiplas facetas da profissão docente.

Conteúdos Programáticos

1. A educação como construção simbólica do humano
2. Os Fundamentos da Educação
2.1. Fundamentos biológicos
2.2. Fundamentos psicológicos
2.3. Fundamentos antropológicos
2.4. Fundamentos sócio-económicos
2.5. Fundamentos filosóficos
3. Educação e mundividências
4. Educação e agendas políticas; nacionais e internacionais
5. A Educação como profissão: natureza, missões e desafios

Métodos de Ensino

Procurar-se-á uma estratégia motivacional baseada na tomada de consciência da responsabilidade individual na edificação, pela auto- e hétero-educação, em meios formais, não formais ou informais, de uma comunidade mais justa e sustentável. Procurar-se-á usar metodologias variadas, com recurso a momentos expositivos, de análise e discussão de textos de diversa natureza (de ensaios a artigos de jornal ou revista, de filmes a reportagens, etc.). No sentido de respeitar ritmos individuais e promover a autonomia dos estudantes, serão utilizadas metodologias e estratégias de b-learning, com a contemplação de trabalho síncrono e assíncrono.
A avaliação contínua é efetuada com base em dois elementos principais: (i) participação nas discussões ao longo das sessões (20%), e (ii) elaboração e apresentação de pequenos trabalhos sobre aspectos dos conteúdos, elaborados de acordo com normas acordadas com os estudantes (80%). No regime de exame, os estudantes realizam uma prova escrita.

Bibliografia

Bóia, J.M.P. (2003). Educação e Sociedade. Edições Sílabo.
Carvalho, A.D. (2000). A educação e os limites dos direitos humanos. Porto Editora.
García Carrasco, J. (1987). As Ciências da Educação. Pedagogos para quê? Brasília Editora.
García Carrasco, J., & Canal Bedia, R. (2018). Así somos los humanos: plásticos, vulnerables y resilientes. FahrenHouse.
Gusdorf, G. (1978). Professores para quê? Para uma pedagogia da pedagogia. Moraes Editores.
Patrício, M. & Sebastião, L. (2004). Conhecimento do mundo social e da vida: passos para uma sabedoria da sageza. Univ. Aberta.
Sebastião, L. (2005). A mundividência de Teilhard de Chardin e a Educação. Estudos, Nova Série, 5, 283-330.
Sebastião, L. (2003). A construção do homem no plano simbólico. A perspectiva da educação. Cadernos de Bio´etica , 32, 75-86.
United Nations. (2015). General Assembly Resolution A/RES/70/1. Transforming Our World, the 2030 Agenda for Sustainable Development. United Nations.